Nesta última quinta-feira 26 de julho, as fundadoras do Portal Empreendedorismo Erika Alfenas e Sheyla Santoso, juntamente com a jornalista e colunista oficial Anne Finotti, tiverem a honra de fazer a cobertura do evento de Networking PRÓ-Varejo do ProVA – Laboratório de Inovação do Varejo.
O ProVA é um ambiente de conexão e experimentação dedicado a desenvolver soluções inovadoras para o setor varejista, fazendo com que as empresas ganhem competitividade em meios às mudanças na sociedade e em todo o setor. Os principais objetivos são fortalecer a conexão entre empresas varejistas e agentes de inovação, empreendedores, investidores, aceleradoras, academia e governo, potencializando a oferta de soluções inovadoras e a cultura empreendedora no setor de comércio e serviços. Informação retirada em facebook.com/provalaboratorio.
Em um bate papo com Larissa, uma das principais organizadoras do projeto, e Valter Pieracciani, diretor, fundador, pesquisador/consultor, empresário, conselheiro, escritor e designer de negócios, pudemos analisar de perto sobre como funciona esse projeto incrível que através de muita inovação, conhecimento e tecnologia está colaborando para performance de muitos varejistas. Confira abaixo:
A única forma de mudar o resultado, é fazer algo diferente do que tem sido feito, e abrir a mente para as possibilidades, porque as vezes a gente olha só para o negativo e não para o resultado, e acaba não vendo as possibilidades e oportunidades que o Brasil cria. Então embora a gente tenha todo o preconceito das questões e todo problema no mundo, o prova ele é uma quebra de paradigmas para mostrar que o negócio pode gerar um resultado diferente uma vez que você tenha uma visão, e eu não estou dizendo que você precisa ter um budget, não precisa ter muito investimento, é só abrir a mente para ver o que o mercado tem a oferecer.
Uma conversa que você tem com o outro, com um especialista, pode abrir a mente para você ver de uma forma diferente! Um exemplo os varejistas, qual o ponto quente do seu negócio? Eles não sabem o que é o ponto quente, entende? E é uma coisa que ele não precisa pagar, ele não vai investir, então uma vez que ele percebe, que tire o preconceito, que existe um ponto quente então ele vai levar o consumidor pra lá para de fato efetuar a venda.
Nós fizemos acho que 57 empresários individualmente, dentro da unidade durante uma hora, perguntávamos quais eram as dores, o perfil, para tentar entender o perfil do cliente. Então, a gente saiu para um período de pesquisa, e investigamos o varejista realmente, os motivos que fariam com que eles viessem para cá para o espaço, e então percebemos que eles são um pouco resistentes, não é resistentes, mas ao mesmo tempo eles tem um medo, e o medo ele é uma dor, então o medo de você ir num lugar porque esses eventos fora do Brasil as vezes não é legal, as vezes eles assustam, então aqui a gente sempre pensa assim, existem soluções e tecnologias que sejam aplicáveis, porque as vezes uma tecnologia ela meio engessada o pequeno varejista vai conseguir utilizar, o médio e o grande também. Então foi aí que surgiu a ideia desse networking, foi através das pesquisas, pois tanto o pequeno o médio e o grande varejista vai sair de casa para vir ao espaço e trocar informações, conhecer novas tecnologias, ter um auxilio de especialistas, para criar um persona, ter ideias e estudo de mercado. Diz Larissa.
Então perguntamos ao diretor do projeto Valter Pieracciani, qual é a maior motivação que ele tem para realizar esse trabalho, e o mesmo respondeu: Olha, a nossa motivação é a seguinte, se tivermos um tecido empresarial melhor, como as empresas são muito importantes para a sociedade, teremos uma sociedade melhor e um mundo melhor, então, a nossa ideia é ajudar as empresa uma a uma e com isso fazer um tecido empresarial melhor e um mundo melhor, essa é a nossa motivação, e stamos nos esforçando muito para que isso aconteça!
O varejista é cheio de preconceitos, é um ser vulnerável, ele está abrindo o jornal e lendo o seguinte “o e-commerce vai matar você!”, “a crise vai matar você!”, e a gente está tentando trazer esse camarada para ele conhecer tecnologia, para modernizar o negócio dele, e eles estão extremamente escaldados, apanhou demais, são 15 anos apanhando, então a gente está tendo dificuldades de trazer o varejista. Eles tem que minimamente abrir a porta para tecnologia, eu tenho uma tese que o e-commerce nunca vai substituir a loja física, o prazer de ir você ir comprar. A compra e a venda é uma relação afetuosa de duas pessoas, do lado de cá do balcão tem uma pessoa tentando vender, do lado de lá tem uma pessoa querendo comprar, as duas vibrações se encontram e o negócio sai, você vê um negócio mais humano do que um ritual de compra e venda? Imagina que a tela do computador vai tirar isso, essa vibração, a vibe, não tira! Usa o que você tem e que a tela do computador não dá, o seu sorriso, a simpatia. Esse ritual humano vem vindo desde a época das cavernas, é a emoção, é o convencimento, a vibração entra em alfa.
Pela primeira vez o governo resolveu contratar gente competente para tocar um espaço do varejista, esse espaço não é meu, não é do governo, é do varejista, sua majestade varejista! Aqui tudo é gratuito, oferecido pelo governo federal, no esforço para ajudar o varejista, se ele não aceitar é ele que está escolhendo isso, não tem mais em quem ele por a culpa, o governo está mobilizado para ajudar, os melhores consultores do Brasil estão mobilizados para ajudar, se ele falar não para isso, ele está falando não para ele mesmo, já entregou o jogo e não sabe.
Aqui nós entregaremos 03 (três) coisas: A descoberta, o aprendizado e a experiência.
A descoberta: descobrir novas tecnologias, descobrir soluções, descobrir formas de resolver os problemas deles.
Capacitação: aprender com os craques, trocar ideias, participar de uma reunião numa salinha dessas com especialistas gratuitamente, ele gastaria 10 15 mil reais para isso, e ele não gastará nada!
E experimentar, porque nós temos uma loja piloto. Essa loja estará aberta ao publico, colocaremos tecnologia para eles experimentarem, a oportunidade está na mão.
Para você fazer inovação, você precisa colocar emoção! Conclui Valter Pieracciani.
Fique por dentro de tudo o que acontece no setor varejista, acesse www.provalab.com.br e participe desse laboratório incrível!
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