Você conhece os termos que são utilizados no mundo dos negócios?
Conhecer a linguagem dos negócios é muito importante para melhorar a comunicação e obter resultados de alto desempenho.
O mundo corporativo é repleto de termos que são utilizados normalmente, mas que nem sempre estamos acostumados ou familiarizados. Deste modo, reuni 11 termos que irão te ajudar no dia a dia:
1. Benchmarking: Método para análise da concorrência que visa identificar as melhores práticas, aprender e implementar dentro da organização, de maneira que a empresa obtenha um desempenho superior aos concorrentes.
2. Brainstorm: Técnica utilizada para incentivar a criatividade em um grupo, onde todos os participantes são orientados a dar suas ideias e sugestões para melhoria de um determinado processo, utiliza a diversidade de pensamentos e experiências, reunindo o maior número de ideias possíveis com visões e propostas diferentes.
3.Break even point: Momento que a empresa encontra o ponto de equilíbrio entre seus custos e suas receitas. Com esse indicador, é possível saber qual o faturamento mínimo que se deve ter para que consiga cobrir todos os custos.
4. Budget: Plano base para início da atividade produtiva, ele é o orçamento empresarial geralmente utilizado para orientar o ano seguinte, muito importante porque traça os objetivos da companhia, permitindo que sejam tomadas medidas de ajuste para o alcance das metas estipuladas, neste documento são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.
5. B2B e B2C:O que caracteriza o tipo de comércio de uma empresa não é o produto, mas a atividade. Estas duas siglas vão diferenciar qual a atividade fim das empresas.
B2B – São as transações comerciais entre empresas, onde negócios de todos os tipos (indústrias, distribuidores, revendas) comercializam seus produtos para outras empresas.
B2C – São as transações comerciais entre empresas e consumidores finais.
6. Core business: Ponto central do negócio da empresa. É o que a diferencia dos demais concorrentes, através dele é possível obter vantagem competitiva. Não podendo ser confundido como ramo de atividade, pois dois concorrentes diretos podem ter core business distintos.
7. Forecast: O conceito pode ser visto como orçamento previsto, sendo um método de previsão orçamentária com bases na situação financeira da empresa em um determinado período, para medir a performance e atingir o budget anual.
8. Joint venture: É a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de atuar em um novo negócio, desta forma passam a partilhar a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. A parceria busca ampliar o mercado consumidor sem demandar grandes investimentos em infraestruturas e transportes.
9. Networking: Expressão que faz referência à habilidade de alguém construir redes de contato, mantê-las e ampliá-las, servindo como um suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum. Auxiliando também em uma possível recolocação profissional.
10. ROI: Sigla em inglês para return on investment ou em português retorno sobre investimento, é a relação entre o que foi ganho ou perdido de acordo com o total investido. A fórmula para o cálculo do ROI é: (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
11. Spin-off: Processo de divisão de um projeto, para surgimento de um novo.
Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.