Situação que estamos vivenciando hoje no mercado de trabalho onde se escuta todos os dias a notícia que deixa todos preocupados: Existem 13 a 14 milhões de pessoas procurando emprego.
Mas se você se julga uma pessoa insubstituível significa que você tem um emprego e está zelando para mantê-lo. Numa primeira leitura pode-se dizer que você está certo em se manter no seu cargo, No entanto, continue lendo e mostraremos que essa estratégia tem um sério efeito colateral.
Vivemos num mundo em constantes mudanças que acontecem com velocidade cada vez maior.
Dada nossa normal apreensão em administrar essa situação, consciente ou mesmo inconscientemente procuramos criar condições para mantermos seguros, especialmente nos nossos empregos.
Uma abordagem das formas utilizadas nos mostra que nem sempre fazemos isso da forma que se espera de um profissional reconhecedor das suas próprias capacidades
ESTRATÉGIAS ADOTADAS
Diferentes formas as pessoas podem aplicar nos escritórios para se manter no emprego especialmente nos seus cargos de chefias.
As formas mais louváveis são aquelas em que o interessado procura se desenvolver aprendendo novas técnicas, aperfeiçoando a que já é do seu domínio, pois no mundo da administração dos negócios, tudo gira de forma contínua, e as vezes quem para descansar pode ser atropelado. Entenda descansar se acomodar na sua zona de conforto
Como sempre, pode acontecer, você como chefe pode acreditar que existem formas que possam ser menos cansativas, que venham exigir esforços menores. Ledo engano. Não existe almoço grátis, como escrever na capa do seu livro, meu Colega Economista Milton Friedman : “There’s not such thing as a free lunch”
Uma dessas formas, é manter sob chaves certos conhecimentos que se liberados de forma mais democrática, podem criar um possível concorrente ao seu posto
Dessa forma, o chefe do setor pode achar mais confiável se fechar e centralizar tudo nas suas mãos.
CENTRALIZAR OS RESULTADOS E DESCENTRALIZAR AS OPERAÇÕES
Sabemos que se deve descentralizar as operações e centralizar os resultados. Mas, nem sempre essa orientação gerencial é bem seguida.
Se a partir de um determinado momento, a chefia tem domínio total da área e que não se torna possível como aumentar o seu poder dentro das quatro paredes, então chegou a hora de seguir uma outra máxima; aumente o seu poder circulando pelos corredores do poder.
Começar aceitar a entrar em eventos que seus pares participam; inauguração de unidades, curso e palestras, happy hours, lançamentos de novos produtos, campanhas sociais internas, comissões, etc.
Esses relacionamentos aumentam a visibilidade e a chance de tomar conhecimentos antecipado de novas oportunidades no organograma. E visibilidade é importante; os marqueteiros que não nos deixem mentir.
ERRO ESTRATÉGICO
Pode acontecer de a chefia achar que sendo insubstituível, pode-se ficar totalmente protegida. Por outro lado, aumenta-se o poder na medida em que se sobe na estrutura do organograma.
Então pode surgir um conflito em querer ter mais poderes com querer ser insubstituível.
Mas um certo desapego ao cargo atual é necessário. Algumas coisas precisam acontecer para conseguir essa subida.
Mas diria essa chefia e quem vai ficar tomando conta meu departamento, nessas minhas ausências?
Resposta; a pessoa que você deveria estar preparando para substituí-lo!
Só pode ser promovido quem tem um substituto para assumir o posto a ser vago. Mas diria a chefia, se ao preparar esse alguém e as coisas não ocorrem como planejado, meu poder fica ameaçado!
Riscos sempre existem, mas se devidamente planejado com a lição de casa em dia, eles podem ser reduzidos, pois eliminados, nunca! São os riscos do percurso que vamos seguir para atingir nossos objetivos.
UM CASO REAL
Trabalhei numa empresa onde surgiu uma vaga na nossa Diretoria para Secretária Executiva Bilíngue.
A nossa secretaria se candidatou e tinha tudo para assumir o cargo, mas o nosso gerente não concordou. Ela levava, praticamente o Depto. nas costas. Sem ela, ficaria difícil tocar a vida do Depto. Não havia pessoa alguma para assumir a vaga ser aberta.
Para amenizar um pouco a insatisfação dela, nosso gerente deu-lhe um aumento de salário.
Não foi um dos melhores prazeres para ela. Mas agora, ela tinha certeza que tinha uma arma a seu favor que poderia ser utilizada num futuro. Mas o nosso gerente, depois desse susto, acordou e arranjou uma secretária trainee para ajudá-la!
UM CASE STUDY
Tivemos um Case Study na pós graduação da FVG, onde um funcionário público francês demonstrou que cargo dele poderia ser eliminado e, muita e gente fazia o que ele fazia.
Ele perdeu emprego? Não, colocaram-no num cargo mais complexo, para ver o que resultaria.
CONSELHO
Lembre-se, o cemitério está cheio de gente (morta) insubstituível.
Seja substituível (vivo) para poder ser promovido!
A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.
Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.
Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.
Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.
Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado
Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top” e “Comunicação para Profissionais”.
Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental, Desenvolvimento Humano etc.