Imagem: Pixabay.com

Como você tem lidado com conflitos? Sejam familiares, profissionais, relacionamento amoroso. O que você faz diante deles?

“O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos”. Fonte: Wikipedia

Quando surge um conflito, seja em qualquer uma das áreas da nossa vida, iniciamos um ciclo onde buscamos: identificar o culpado, culpar e reivindicar, ou seja, caímos em um ciclo interminável uma vez que provavelmente os dois lados se veem como sendo certos e tentam convencer o outro.

Os conflitos acontecem porque temos objetivos diferentes, crenças que trazemos conosco, necessidades individuais, cultura e ainda objetivos e valores diferentes, pois cada pessoa é única e tudo que traz consigo também é.

Os conflitos acontecem o tempo todo em nossa vida, seja interno ou externo, mas quando é externo parece que o adulto sai e dá lugar a criança, sim aquela criança que faz bico e se for contrariada faz pirraça.

E acabamos reagindo como crianças, queremos apenas provar que estamos certos, queremos ganhar.

Não aprendemos na infância que todos nós erramos e que reconhecer nossa parcela não nos faz perdedor, reconhecer nossos erros é simplesmente um gesto de maturidade, de autoconhecimento elevado sobre si mesmo.

Veja os três passos que podem te ajudar agir com sabedoria:

1 – Identificar o que gerou o conflito

  • Foi algo que tem a ver com o seu relacionamento com a outra pessoa?
  • Foi referente a um objetivo, um procedimento?
  • Ou foi um desentendimento porque talvez você vê algo de forma diferente do outro?

2 – Tenha clareza dos seus próprios interesses na situação

  • Será que suas necessidades foram colocadas em perigo?
  • Talvez seus valores foram afetados?
  • O conflito te fez lembrar algum outro conflito antigo e trouxe consigo o sentimento de não querer passar novamente por isso?
  • Enfim mergulhe dentro de você e deixe as respostas virem sem julgamento, apenas se escute. A melhor pergunta que você pode se fazer é: Porque me senti assim?

3 – Converse com o outro

  • Escute o que o outro tem a dizer, sem interrupções, sem julgamentos;
  • Busque por soluções e não por culpados.
  • Mostre que você também parou para pensar e coloque no seu momento o que gostaria de contribuir para resolverem a questão.
  • Junto com o outro tente perceber o que puderam aprender com o que aconteceu, afinal tudo que acontece nos deixa um aprendizado.

Se já não fosse o suficiente ainda temos o conflito interno que é aquele que não chegamos a discutir com alguém, mas a discussão se passou dentro de nossa cabeça. Mas mesmo que foi apenas dentro de nossa cabeça gerou conflito e precisa ser resolvido.

O autoconhecimento ajuda a entendermos mais tudo isso, pois conseguimos nos enxergar de dentro para fora. Quanto mais buscamos o autoconhecimento mais fácil e rápido é o entendimento e a solução para tudo que acontece no nosso dia a dia.

Trabalho com a ferramenta da Solides onde mapeamos o Perfil Comportamental, é incrível como o teste traz em mais de 20 páginas praticamente todo conhecimento que precisamos ter de nós mesmos. Nossa energia para o trabalho, nossos pontos fortes, pontos de melhoria, tipos de liderança, enfim é muita coisa e podemos usar este relatório em qualquer área da nossa vida.

O autoconhecimento é tão importante que antes eu aplicava somente para os meus coachees (clientes), hoje ofereço este serviço para pessoas que me procuram querendo apenas se conhecer melhor, onde fazemos uma sessão de quase 3h mergulhados em autoconhecimento e o cliente sai com um arsenal para alavancar sua vida.

O melhor investimento que podemos fazer para nossa vida e o autoconhecimento, que nos leva a uma vida com menos culpa, mais clareza, nos permite tomar as rédeas novamente da nossa vida de forma assertiva. Invista em você, e terá um retorno que jamais imaginou.

Quero agradecer as mensagens que tenho recebido com tanto carinho de pessoas que agradecem pelas matérias, que contam suas histórias, que tem compartilhado com amigos e familiares, cada mensagem, cada história que recebo me ajuda a ajudar você.

Gratidão e até nosso próximo encontro.

Luciana Rodrigues

Luciana Rodrigues, Treinadora, Coach de Relacionamento Amoroso e Realização Pessoal.

Acredita que Relacionamento, Carreira e Realização Pessoal precisam estar alinhados para que tanto o homem quanto a mulher tenham sucesso em todos aspectos de sua vida. “Se sentir uma pessoa bonita, feliz, confiante e realizada quem não quer se sentir assim” diz ela.

Graduada em Recursos Humanos, Formada em Personal e Professional Coaching, Executive e Business Coaching, Programação Neurolinguística, Consultora Comportamental Master Disc, Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, busca através do seus conhecimentos e experiências de quem já passou por perdas, traição, tristeza e baixa autoestima e sabe o caminho mais rápido para se reconectar com sua essência e voltar a se amar, reencontrar o seu caminho e alcançar seus objetivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here