A magia de ouvir o cliente aumentando seus resultados.
Você sabia que parte dos negócios que perdermos é porque não sabemos ouvir o cliente? Geralmente estamos preocupados em falar, em expressar nossas ideias e opiniões, e não nos atentamos a ouvir, assim acabamos atropelando etapas nos negócios.
É imprescindível estar ligado aos detalhes, às pessoas não falam apenas com palavras, mas todo o corpo se comunica, estar atento é possível perceber o que o cliente quer dizer. Sendo assim para encantar o cliente é necessário se comprometer com todo o processo que envolve a experiência do cliente.
Atingir a satisfação é fator determinante para o sucesso de qualquer negócio, hoje podemos afirmar que ouvir é apenas o início do processo, mas é aí que muitas empresas e profissionais pecam.
Uma das pesquisas do instituto Gartner, aponta que o fator impactante na decisão de compra do cliente vem sofrendo alterações nos últimos anos, deixando de ser o preço e a qualidade, passando a ser a experiência, que envolve o cliente ser ouvido e entendido.
O que seria a experiência do cliente?
A experiência do cliente é a percepção de como a empresa o trata; tem como principal objetivo a criação de uma jornada memorável, aguçando as emoções positivas de quem a vivencia.
Por esta razão ouvir o cliente, tornou-se parte da estratégia empresarial, fazer perguntas do tipo: O que posso ajudar? O que você está procurando? Como posso resolver seu problema? Ganharam relevância na experiência do cliente.
Ouvir o cliente é mapear seus desejos, desta forma satisfazer melhor suas necessidades, em outras palavras: se os clientes gostam, eles irão fazer negócios e recomendar sua empresa para outras pessoas. Então listo algumas dicas que podem auxiliar na sua estratégia para uma melhor jornada do cliente, busque saber:
✓ O que o cliente espera da sua empresa.
✓ O que a sua concorrência oferece.
✓ Quais são as razões porque o cliente está buscando negócios com você.
✓ Como o seu produto se encaixa na vida do cliente.
✓ Quais são os produtos que podem substituir o seu produto.
✓ Quais os diferenciais da sua empresa.
Ouvir o cliente é mapear seus desejos, desta forma satisfazer melhor suas necessidades, em outras palavras: se os clientes gostam, eles irão fazer negócios e recomendar sua empresa para outras pessoas. Escute, entenda, execute, encante e aumente seus resultados.
Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.
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