Obviamente, não estamos falando da grande carruagem de tração animal que ilustra este artigo. Estamos falando de uma qualidade cada vez mais rara, a diligência, ou o zelo na execução de tarefas, o que leva a alcançar resultados esperados. Investir nesta atitude é excelente para ser bem sucedido em qualquer área de usa vida, inclusive, profissional.

Li um artigo da Inês Dutra, no Portal Empreendedorismo, sobre a importância do comportamento em relação à capacidade técnica na questão de empregabilidade. E uma das qualidades atitudinais que o profissional deve se desenvolver, certamente é o tema deste artigo.

Diligência é um substantivo que traduz diversos significados, todos eles com relação ao cuidado com que se executa uma tarefa. Pode ser o comprometimento em realizar algo com eficiência (rapidez) ou com eficácia (precisão). Também expressa alto nível de atenção na execução de uma tarefa.

Estamos em um tempo em que muitos reclamam da superficialidade dos relacionamentos e mesmo nas relações das gerações mais novas. Por isso, pessoas realmente interessadas em prestar um bom serviço, comprometido com os resultados pessoais, da equipe e da empresa, tem sido cada vez mais raro de se encontrar.

Tudo e todos estão conectados

Em um ambiente corporativo, cada peça é fundamental. Nenhuma deve ser mais ou menos importante. Todas são muito importantes, assim como cada um dos agentes que nela atuam.

Se todos estiverem comprometidos com os resultados, cientes de suas responsabilidades e tendo zelo em suas atuações, a tendência óbvia é de que os resultados positivos apareçam para toda a equipe.

As corporações estão cada vez mais cientes de que suas responsabilidades vão além de suas próprias fronteiras. Estendem-se a todas as cadeias de fornecedores, de distribuidores e de  colaboradores. É uma imensa teia de relacionamentos que são afetados direta ou indiretamente pelos resultados da empresa.

Assim, se uma determinada indústria vende mais automóveis de suas marcas, muita gente é afetada, e até mesmo o seringueiro, nos confins do amazonas, tem que fazer uma risca a mais na árvore e extrair um pouco mais de látex para produção de borracha.

O que era natural passa a ser diferencial

Neste ambiente de descompromisso, de superficialidade, aqueles que apresentam a diligência podem se destacar diante de outros profissionais.

No entanto, é preciso usar o bom senso, respeitar hierarquias e relacionamentos e exercê-la de forma responsável. Tudo em excesso ou fora de medida é prejudicial.

Converse, esteja aberto a novos entendimentos e conhecimentos, consulte se estiver na dúvida. Mas, fundamentalmente, exerça sua atividade com dedicação, cuidado e atenção. Demonstre seu real comprometimento com os resultados da sua equipe. O reconhecimento virá, certamente. E, com ele, os resultados esperados.

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here