Um novo ano está chegando, esperança de um ano melhor, de transformações, então me responda quem vai escrever sua história em 2019? Você será o protagonista ou coadjuvante?
Outro dia uma coachee (Cliente) me perguntou: “Lú você nunca tem problema, nunca fica triste? Porque você é tão feliz que parece que é assim o tempo todo”.
Achei engraçado e ao mesmo tempo uma boa reflexão a pergunta dela, porque realmente me sinto feliz, e este ano tive sim momentos de grandes alegrias e conquistas, muito estudo, muito trabalho, mas também momentos tristes, de perdas, como todas as pessoas.
A diferença e a maneira que agimos, como potencializamos a dor, como utilizamos os acontecimentos para crescer, afinal sempre há uma lição para aprender.
Quando saímos do papel de coadjuvante e assumimos a nossa vida, a nossa história, entendemos que as cenas do próximo capitulo dependem do que fazemos, precisamos entender que autorresponsabilidade e saber que os acontecimentos são 50% nossa responsabilidade e outros 50% de outra pessoa ou situação.
Atuar como coadjuvante pode ser confortável, afinal sempre teremos alguém no comando por nós, dizendo o que devemos fazer e como fazer. E se der errado ficaremos tranquilos afinal a culpa não é nossa. Porém enquanto você ficar no papel de coadjuvante jamais saberá o que é viver plenamente.
Ser protagonista e poder decidir o que quer para sua vida, tomar as decisões que deseja tomar e assumir a responsabilidade pelos resultados. Chega o momento que precisamos deixar a nossa criança para trás e assumir o adulto que somos.
Muitos pais não deixam os filhos assumirem esse papel, e não estou dizendo de filhos de 10 anos de idade e sim de adultos de 40, 50 anos que os pais ainda querem pensar por eles, tomar as decisões que acham melhor. Apesar de fazerem por amor, não estão ajudando, infelizmente os filhos nunca serão protagonistas na vida, sempre vão precisar de alguém aprovando, dizendo o que devem fazer.
Então é com muito amor por você que me acompanha que escrevo esta matéria, com a intenção de mostrar que você é muito mais do que imagina ser. Que você pode e deve assumir a sua vida e escrever a sua história em 2019, com amor ao próximo, respeito, mas principalmente amor a você.
Invista em você, busque autoconhecimento, reveja seus sonhos, talvez aquele que está engavetado, veja se ainda faz sentido para você, reveja seus relacionamentos, e aqui me refiro a todos eles: família, amigos, colegas de trabalho, cônjuge, filhos.
E faça de 2019 o melhor ano da sua vida.
Agradeço a você que me acompanhou este ano, todas as lindas mensagens e relatos que recebi, e a todos que de alguma maneira estiveram presentes, compartilhado, curtindo ou talvez apenas lendo.
Minha gratidão a você, e que possamos em 2019 fortalecer ainda mais esta corrente tão linda que é ajudar cada vez mais pessoas a serem felizes.
Feliz Ano Novo. Gratidão!
Luciana Rodrigues, Treinadora, Coach de Relacionamento Amoroso e Realização Pessoal.
Acredita que Relacionamento, Carreira e Realização Pessoal precisam estar alinhados para que tanto o homem quanto a mulher tenham sucesso em todos aspectos de sua vida. “Se sentir uma pessoa bonita, feliz, confiante e realizada quem não quer se sentir assim” diz ela.
Graduada em Recursos Humanos, Formada em Personal e Professional Coaching, Executive e Business Coaching, Programação Neurolinguística, Consultora Comportamental Master Disc, Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, busca através do seus conhecimentos e experiências de quem já passou por perdas, traição, tristeza e baixa autoestima e sabe o caminho mais rápido para se reconectar com sua essência e voltar a se amar, reencontrar o seu caminho e alcançar seus objetivos.