Pergunta rápida: o que fazer para iniciar meu voo livre?
Resposta rápida: comece a bater as asas mesmo com certo medo para o empreendedorismo, tendo sempre em mente as seguintes premissas:
Diferenciação: pesquise e veja o que seus concorrentes estão oferecendo e tente pensar em algo que não o faça ser “mais um” e sim “o”, nem que seu negócio seja oferecer marmitas, guarda-chuvas (em São Paulo é um excelente negócio) ou fazer unhas. Há sempre algo que só você conhece e que o diferenciará dos demais. È necessário que exista esse diferencial, para que, ao ser diferente no mercado, exercite-se cada vez mais no intuito de descobrir novas maneiras de entregar seu produto. Também não adianta você ficar sempre no mesmo patamar, pois chegará um momento em que alguém esperto descobrirá seu segredo e aí você voltará ao ponto de ser igual aos outros. Diferenciação necessita sempre de movimento, atualização.
Planejamento Estratégico: como qualquer projeto, seja de vida, seja profissional, é necessário que você estabeleça seus passos de forma sequenciada e organizada, faça cálculos, decida por fazer sociedade ou não, trabalhar como franqueado ou não, etc. Para tanto é recomendável que peça orientação a um bom consultor, exemplo, o SEBRAE que fornece consultoria gratuita para que seu projeto não se inicie de forma desordenada, o que fatalmente comprometerá seus resultados em pouco tempo. Há também um site denominado “Escola de Start up” que pode ser uma boa referência.
Geração de Valor: Além de seu negócio ser diferenciado, é fundamental que ele agregue valor para quem o utiliza. Se você abre uma cafeteria, por exemplo, é altamente recomendável que exista um “pulo do gato” nela que faça com que os clientes venham, voltem muitas vezes e de preferência trazendo mais pessoas, E mais ainda, que essa fidelidade aconteça porque o cliente sentiu um prazer especial no relaxamento que todas as cafeterias trazem. Você agregou valor ao sentimento de relax a que seu cliente buscava. Além disso, esforce-se para que seu negócio seja ecologicamente correto, o que fará com que você esteja criando valor para a sociedade, mesmo considerando que busca, claro, o lucro, qual o problema?
Encantamento do Cliente: Seu negócio PRECISA deixar no cliente a marca de um encantamento. Você precisa fazer com que seu cliente fique com sua cafeteria na cabeça, de tal modo que ao visualizar uma xícara, ele se lembre de cara de você. Vou dar um exemplo bem prático: frequento um grande e diferenciado shopping próximo à minha casa e adoro tomar café lá, PORÉM, em um lugar especial, o qual não troco por nenhum dos muitos e excelentes que lá existem. Por quê? Porque fiquei encantada especialmente com o tratamento atencioso, depois com o ambiente calmo, com a clientela bonita, enfim, me encantei!!! E a palavra-chave é pessoa!!!! Nenhum ambiente por mais sofisticado que possa ser, será lembrado se passar ao cliente frieza, distanciamento. Tudo o que houver nele será considerado ostentação e afastará as pessoas.
Marketing Digital: Seu negócio PRECISA contar com esse recurso! Você precisa! E não adianta dizer que não gosta disso, que não suporta redes, enfim! Elas existem para que se faça bom uso das mesmas e como tal sejam aliadas. Procure amigos que possam auxiliar nesse sentido, explore, construa um site, um blog, entre no Youtube, Twitter, faça propaganda saudável, alegre, dinâmica e de bom gosto. Certamente serão aliados importantes para seu sucesso. Entre em contato com pessoas que utilizam meios digitais para divulgar o que vendem, seja o que for.
Encontrar Problemas e Necessidades: no que você deseja empreender, pense naquilo que você mesmo precisa mas não encontra e vá em busca de soluções. Um exemplo: imagine que sua geladeira quebrou sem chance de um conserto rápido e fácil um dia de calor absurdo! Enquanto ou sua geladeira esteja em reparos ou você compre outra pois não há mais jeito, o que precisaria de imediato? Algo que refrigere suas coisas!! Já pensou se existisse algum lugar para alugar refrigeradores?
Uma famosa marca de panetones lança os mais diversos tipos de bolos no Natal, de diversos tamanhos a partir de 500g. Mas sou uma pessoa que vive sozinha e gostaria muito de experimentar todos eles para escolher o que considero o mais gostoso em minha opinião. Você compraria uma panetone de 500g de cada tipo? Claro que não!! Não conseguiria comer sozinho todos eles e desperdiçaria seu dinheiro!! Concorda que é um “problema”? Ou, tiremos a palavra problema da questão, afinal o Natal e os Panetones de longe não são problemas! O que acha de sugerir à empresa para que faça kits com mini panetones de todos os tipos lançados?? Não seria uma boa ideia? E se você fizesse isso? Já pensou no nicho interessante que iria atender? Assim, estes “cases” são exemplos de “problemas” aos quais você pode e deve aliar-se se desejar ser vitorioso!
Educação Financeira: Você precisa ter em mente que qualquer que seja seu ramos de atividade ou sua situação de vida, JAMAIS esqueça que planejamento financeiro é tudo! O dinheiro bem gerido é um recurso valioso que dará sustentação ao seu projeto e possibilitará que enfrente de forma organizada as inevitáveis turbulências inerentes ao mundo dos negócios. Dinheiro não dá em árvores! Até existe uma planta cuja denominação popular é Dinheiro em Penca, mas esqueça isso, não é essa árvore que lhe trará os recursos para gerir sua empresa ou sua vida.
Todo e qualquer empreendimento necessita organização, planilhamento, acompanhamento, gestão, questionamento, alinhamento. Se você não se sente confortável com este aspecto do negócio, precisa aliar-se a alguém que possa mostrar-lhe como fazer isso, ou realizar cursos em instituições ligadas ao Empreendedorismo, tipo Sebrae, ou contratando um Contador.
A gestão financeira de seu empreendimento precisa levar em conta aspectos como fluxo do dinheiro, controle de entradas e saídas, classificação dos gastos, recursos para giro, capital social que deve estar investido, acompanhamento constante das despesas (mesmo as menores precisam ser plotadas de forma a dar-lhe visão a mais real possível de custos), planejamento de ações e gastos em prazos (curtíssimo, curto, médio e longo).
Alguns Erros que Devem Ser Evitados:
Não usar os recursos disponíveis de forma inteligente: use e abuse da Tecnologia, de sites de orientação, de Instituições como o SEBRAE e de sua experiência pessoal.
Tomar decisões com base na opinião de pequenos grupos: não se deixe levar por opiniões de amigos, parentes, que não tem o conhecimento necessário para orientar e só emitem juízos pelo que ouviram falar daqui ou dali. Você pode até ouvi-los, claro, mas não se baseie neles para decidir.
Ignorar a concorrência: é importante que esteja atento ao que o mercado pratica, o que está acontecendo, participar de workshops, palestras, exposições, eventos, olhar a literatura especializada, enfim, não se feche em seu mundo. Negócios são aldeia global, conectados a cada instante.
Não investir em Marketing: acredito ser autoexplicativo. Lembre-se da máxima: a propaganda é a alma do negócio! Então mãos à obra! Nem que seja o famoso boca-a-boca! O melhor investimento da Avon são suas famosas revendedoras de porta em porta. Os mais antigos com certeza lembram-se da musiquinha “Avon chama…”.
Exagerar no “faça você mesmo”: faça você mesmo até certo ponto e com certas coisas. Um projeto comercial precisa de apoio especializado para não enfrentar surpresas desnecessárias e desagradáveis. Não possui muito estofo financeiro? Vá a ONGs, Instituições, sites, que fornecem consultoria gratuita. Mas entenda uma coisa: se decidiu abrir um negócio (lembra do Planejamento Estratégico do início deste artigo?), precisa ter algum recurso financeiro direcionado para um apoio mais técnico, pois não existe almoço gratuito!
Localização Inadequada: Se seu negócio necessita de um espaço físico, esteja atento ao local onde será instalado. Procure um local com facilidade de acesso, boa mobilidade, em zonas comerciais valorizadas. Não vejo como um problema uma rua onde existam vários estabelecimentos (no caso de projeto comercial) de mesma natureza, pois com certeza você é diferente, certo! Fará diferença entre todos os demais! Se for um escritório, um local que seja bem arejado, asseado, bem cuidado, cuja recepção passe uma boa impressão a quem vem, enfim não se deixe levar apenas pelo baixo custo, que é importante, mas pode se tornar um fator de risco e de prejuízo futuros.
Responsabilidade: ser dono da própria vida e de seu negócio é muito bom pois nos proporciona uma sensação de poder tudo! Não é bem assim em nenhum aspecto da vida. Ser dono não é simplesmente fazermos tudo o que quisermos no momento e do jeito que desejarmos! Ser dono é podermos fazer nossas próprias escolhas livre porém conscientemente! Se escolheu empreender, tenha consciência que está fazendo um investimento que lhe demandará alguns sacrifícios até a consolidação.
Tenho certeza de que atento a estes pontos, você poderá começar a voar!! Boa sorte!! Vitória, sucesso!! Acredito em você!!!
Não fique parado aí! Voe!!!
Ei!! Na próxima publicação vamos abordar o Empreendedorismo com base em conceitos da Programação Neuro Lingüística! Quer aprender um pouco mais? Aguarde então!!
Até a próxima! Espero ter gostado desta! Dê sua opinião!! Passe para a frente, multiplique o conhecimento!!
Maria da Penha Amador Pereira, Economista formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico.
Atuou em carreira corporativa na antiga Companhia Energética de São Paulo, Banco do Estado de São Paulo e no Citibank, onde desenvolveu carreira por aproximadamente 30 anos em Controladoria, Planejamento Estratégico, Segurança de Informações, Gestão de Crises e Continuidade de Negócios, Qualidade, Projetos de Melhorias de Processos e Produtos Bancários, Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa, Regulamentação Bancária e Compliance.
Atualmente é escritora com obras já publicadas, Master Coach e PNL, Orientadora e Mentora de Carreiras, Palestrante e Educadora Financeira, tendo publicado mais de 55 artigos em Portais de Empreendedorismo, mídias sociais, jornais e revistas regionais e LinkedIn, além de ter participado de vários seminários e fóruns sobre diversos temas ligados à realidade brasileira e Compliance.