A promoção de cargo é um enfoque realizado por algumas instituições, porém não realizado por outras, pois muitas vezes encontramos instituições em que na sua cultura organizacional não trabalham bem a questão de promoção de cargo, fazendo com que o clima organizacional seja totalmente negativo.

Ser promovido influencia uma diversidade de aspectos, tanto, por parte da empresa que irá realizar um investimento, um aumento de encargos e ajuste organizacional, como por parte do colaborador que irá sofrer um impacto positivo no item motivação intrínseca gerando assim uma maior satisfação no trabalho.

Porém, existe uma diversidade de fatores que influenciam negativamente a promoção do colaborador.

  1. A promoção de cargo não fazer parte da Cultura organizacional:Muitas empresas não possuem em sua estrutura a questão de promoção de cargo, com isso, quando surge a oportunidade, uma determinada vaga, a instituição busca fora da empresa o profissional referente àquela vaga, levando assim ao descontentamento dos que estavam preparando-se aguardando aquela tão sonhada vaga (EX: O profissional é um técnico de enfermagem na instituição e atua como tal, porém já formou como enfermeiro há 3 meses e infelizmente está atuando ainda como técnico de enfermagem. Neste caso ele terá que abrir mão daquela empresa se tiver interesse de atuar como enfermeiro, ou buscar uma oportunidade em outra empresa);
  2. Despreparo do profissional para a promoção (parte 1):Para que o colaborador seja promovido, ele precisa preparar e deixar alguém “engatilhado” para assumir o seu lugar, e nos dias atuais, é muito fácil encontrar em instituições colaboradores que perdem a oportunidade de serem promovidos, pois não deixaram ou não preparam ninguém para assumir sua vaga. A empresa irá adotar o dito popular “NÃO VAMOS DESVESTIR UM SANTO PARA VESTIR OUTRO” resumindo, não posso tirar ele de um cargo, coloca-lo em outro e deixar este sem cobertura (EX: O enfermeiro está aguardando a vaga de Supervisor de Enfermagem, porém não preparou nenhum outro enfermeiro para assumir o seu lugar);
  3. Despreparo do profissional para a promoção (parte 2):Muitos profissionais inseridos em contexto corporativo ficam de olhos abertos para não perderem a oportunidade da promoção, porém, esquece-se de preparar-se, buscar incrementar seu currículo, realizar uma atualização, cursos, enfim, não investem na sua carreira, estando assim distante da vaga e perdendo a oportunidade (EX: Profissionais de enfermagem que estão na área assistencial em Oncologia e não possuem nenhuma espécie de curso, título ou outros nesta área);
  4. Falta de relacionamento interpessoal:A grande maioria das instituições, ao pesquisar sobre qual colaborador está mais preparado para assumir determinada vaga, buscam informação da chefia direta do colaborador, dos pares que atuam com este colaborador, dos subordinados, e de algumas pessoas que diretamente ou indiretamente possuem algum tipo de relacionamento com este profissional, e o resultado muitas vezes não é agradável, pois infelizmente algumas pessoas não possuem bons relacionamentos interpessoais (EX: O profissional atua como enfermeiro no setor de centro cirúrgico, porém apenas mantém relacionamento com a equipe dele e do plantão em que está, não mantém relacionamento com a equipe da CME, da clinica cirúrgica entre outros);
  5. Não estar preparado para mudanças: Promoção de cargo requer amadurecimento, preparo e capacidade de enfrentar mudanças. As vezes o colaborador espera e sonha com uma promoção, porém este é um daqueles funcionários que não enfrentam muito bem mudanças, não conseguem trabalhar com improviso, não possuem capacidade de atuação reativa (EX: O Enfermeiro atua em uma determinada área e em um dia qualquer a empresa com uma intenção de testá-lo direciona este colaborador para um outro setor, ele se recusa, diz que não foi comunicado previamente e não conseguiu prepara-se), este pode ser o principal fator de distanciamento deste colaborador com a vaga, pois a empresa nada mais nada menos está testando a capacidade dele de enfrentar novos desafios.

Muitos profissionais atuam há anos na mesma empresa e muitas vezes no mesmo cargo, estão insatisfeitos acreditando que o problema seja da empresa, porém, esquece-se de olhar para dentro de si e identificar o que ele está fazendo, ou melhor, deixando de fazer e que está influenciando na sua promoção.

Professor Laércio Neves, Doutorando em Saúde Pública, Mestre em Reabilitação e Inclusão Social, Graduado em Enfermagem e Professor nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem.

Palestrante, Coach e Mentor de Carreira. Diretor Executivo da LN Educação – Cursos e Treinamentos em Saúde. Esteve por mais de 10 anos na Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Entre algumas universidades na qual já foi professor estão em seu Currículo a Pontifícia Universidade católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Nove de Julho. Professor Laércio está rodando o Brasil com o seu Curso SAE como Instrumento de Gestão para o Enfermeiro e também com o Workshop Enfermagem em Foco: Planejamento de Crescimento na Carreira de Enfermagem, além de suas palestras e treinamentos em Gestão e Liderança em Saúde.

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