Investimento no digital teve o desenvolvimento de uma plataforma própria de e-commerce omnichanell e criação de um chatbot

 Há mais de 50 anos de mercado, a Disal, um dos principais nomes em distribuição de livros no país, mostra que sabe como equilibrar experiência, tradição e inovação. A empresa vende 1,6 milhão de livros por ano, entre didáticos, paradidáticos, técnicos, científicos e de literatura de mais de 300 editoras. Atualmente as lojas próprias respondem por aproximadamente 40% das vendas; e o online, por 25%. O restante são vendas no atacado, como distribuidora.

Atenta ao momento delicado vivido pelo mercado livreiro a Disal decidiu não ficar parada e investir, principalmente em tecnologia, com o objetivo de crescer, mesmo em meio ao cenário de incertezas do setor.

Parte de uma série de soluções digitais, o robô CLARA é representado por um avatar de uma figura feminina. Como sistema, o objetivo é padronizar as informações de atendimento e ganhar eficiência operacional e de produtividade. A Disal estima que o bot reduza por mês entre 2 mil e 2,5 mil telefonemas no call center da empresa que seriam atendidos por humanos.

A Disal decidiu acelerar mesmo em um momento complicado para o mercado. O resultado, entre 2017 e 2018, as vendas digitais da distribuidora cresceram 30% e já perfazem entre 15% e 18% do faturamento.

O primeiro grande passo do movimento de transformação digital foi a unificação das áreas de marketing, e-commerce e tecnologia, o que permitiu a criação de soluções customizadas. A integração faz todo sentido no cenário atual e está alinhada as estratégias da empresa, pois permite criar inovações sistemáticas desde a sua concepção até a entrega final.

O sistema responderá sobre status de pedido, prazo de entrega, recuperação de senha, trocas, devoluções, entre outros assuntos, guiando o cliente para uma solução rápida. A ideia surgiu com o período de volta às aulas, quando a demanda e o volume de buscas e perguntas no site aumentaram.

Dando sequência aos investimentos em tecnologia, a empresa lançou no ano passado o seu aplicativo móvel para Android e iOS. Ele conta com recursos de inteligência artificial para realizar recomendações personalizadas de livros para o consumidor, de acordo com seu histórico de compras.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here