Para alguns, os pensamentos positivos trazem saúde financeira. Para outros, isso pouco importa. Mas, em geral, a forma como você pensa traz, sim, diferenças nos resultados na sua vida. Analisar seus pensamentos demonstram seus hábitos que, por sua vez, são resultados do que você acredita em relação ao dinheiro.
Quando se ouve falar em “crenças limitantes”, parece algo mágico? Pois é um termo que nada mais revela sobre o que seu inconsciente acredita e que pode limitar a sua ação. É mais poderoso do que se pode imaginar, porque age nas emoções, no instinto de sobrevivência, revelado no medo e na incapacidade de agir.
Como as crenças são formadas?
As crenças são formadas de várias maneiras e nem sempre estão claras em nossa mente. Lair Ribeiro, que popularizou a neurolinguística no Brasil a partir de livros e treinamentos, sempre foca um exemplo bastante interessante, que é mais ou menos assim:
Sua mãe lhe veste a melhor roupa para a ir a igreja. Então, você conclui que deve ser um evento importante. Quando chega à igreja, alguém está falando e todos prestam atenção, então você imagina que ele é muito sábio e algo valioso está sendo ensinado. Então, ouve que na Bíblia, Jesus, um grande Mestre disse no Sermão da Montanha: “Mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus”. Você vai ao zoológico e pergunta: “pai, que bicho é aquele, grandão?” e ele lhe responde que é um camelo. Chega em casa, pega uma agulha na máquina de costura de sua mãe e vê aquele buraco pequenino e, com menos de dez anos de idade, declara que será pobre, pois quer entrar no reino dos céus e é quase impossível isso acontecer caso seja rico.
Neste caso, a crença foi instalada por uma conclusão obtida por informações equivocadas. O ministro da palavra esqueceu – ou desconhecia – o real sentido das palavras que pregava.
As crenças também podem ser formadas pela influência de pessoas que amamos ou admiramos, em um regime de educação formal (escola) ou informal (conversas, exemplos ou experiências). São nossos pais, avós, irmãos, professores e até mesmo amigos. Pode ser um palestrante, alguém que é considerado importante concedendo uma entrevista na televisão.
Em geral, é mais forte em alguma situação traumática, quando resulta em algum tipo de dor ou sofrimento emocional ou mesmo físico. Uma agressão – mesmo palavras ríspidas ou um apertão no braço – pode instalar a crença de incapacidade de reagir a um evento (crença de não ser capaz de fazer algo).
Desfazendo crenças
Muitas vezes, o esclarecimento, ou seja, trazer luz ou claridade aos pensamentos, é suficiente para combater crenças limitantes. No caso do Sermão da Montanha, em que Jesus comentou sobre a dificuldade de um rico entrar no Reino dos Ceús, o mesmo Lair Ribeiro que citei acima, assim como alguns pastores e bispos, esclarecem o sentido daquelas palavras.
As cidades, no tempo bíblico, costumavam ser construídas com grandes muros, para se proteger dos inimigos, que queriam saquear ou dominá-las. Ao fim do dia, os grandes portões eram fechados. No entanto, nestes portões, costumavam ter portinholas menores, chamadas fundo de agulha, por onde passavam os que chegavam depois do horário seguro. Nesta analogia, o Grande Mestre sabia, assim como o povo que o escutava, que para passar pelo fundo de agulha, o camelo deve passar de joelhos – o que não é difícil para um camelo – representando humildade. E também deve estar descarregado, ou seja, livre de bens materiais, pois a porta é estreita. Como dizem, caixão não tem gaveta, mortalha não tem bolsos. Ou seja, Jesus ensinou que para entrar no Reino dos Céus, é necessário ter humildade e desprendimento material.
Uma vez que há esclarecimento, tudo passa a ter outro sentido e a compreensão adequada traz nova interpretação e novas crenças.
As pessoas formam sua compreensão do mundo a partir da observação e vivência de experiências. Buscar situações em que as crenças foram criadas e gravadas na sua mente, é uma poderosa forma de muda-las e criar uma nova condição psicológica e emocional para enfrentar os desafios da vida.
A ajuda de profissionais especializados é muito importante para acelerar este processo. Pode ser um psicólogo, que leva o paciente a compreender e reorganizar os pensamentos, ou terapeuta de Programação Neurolinguística (PNL), que tem ferramentas para também executar este resgate ou mesmo em cursos e treinamentos em que coaches podem despertar sua atenção para pensamentos que impedem a ação (crenças limitantes).
Um passo importante, como vimos neste artigo, é prestar atenção no seu padrão de ação (hábito), principalmente onde os resultados estão em desacordo com seus objetivos. Certamente há um conjunto de crenças que o influenciam a agir sempre de modo a sabotar seus resultados, como forma de atingir o que seu subconsciente pensa – e não necessariamente os objetivos que estão estabelecidos agora.
Acompanhe os artigos, para compreender a força que move a sua vida em direção aos seus objetivos.
Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.
Entre suas atividades profissionais, destacam-se:
LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001
- Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
- Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
- O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004
ACADÊMICAS
- Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales. - Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
- Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
- Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
- Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
- Avaliador técnico Guia do Estudante.
PROFISSIONAL
- Publicitário, Jornalista e Radialista;
- Editor;
- Empresário, indústria de brinquedos;
- Palestrante Profissional RPP e Coach.