As promoções que recebemos, os elogios que nos estimulam fazer cada melhor nosso trabalho, ou por outro lado, as ausências desses acontecimentos, estão relacionados com determinados adjetivos positivos ou negativos que nos classificam.

Necessariamente, especialmente os adjetivos negativos alguém nos diz na nossa cara, diretamente. Mesmo assim a gente tem uma certa consciência do quanto valemos, apesar que faz parte na nossa natureza nos superavaliarmos. Mas como se diz, um dia a ficha cai e o mundo poderá cair junto! Fique esperto!

Se alguém é promovido e não você, que acreditava ter também ter credenciais semelhantes não foi, certamente o seu chefe o rotulou com um adjetivo negativo e você, talvez nunca irá saber qual foi.

Nosso objetivo desse artigo é estimular você, que se sente meio deslocado de certas chances, se preocupar em identificar qual seria o adjetivo que o seu chefe o rotulou.

Também é possível modificar para melhor nossa avaliação, mudando nosso comportamento, tornando-nos mais proativo e ser rotulado com um adjetivo positivo

Existem diversos adjetivos que são utilizados para caracterizar um funcionário, que o definem com uma determinada característica; esforçado, criativo; responsável; cumpridor de suas tarefas, pontualidade etc.

No entanto, o rótulo também poderia ser negativo; negligente, desinteressado, criador de problemas e por aí vai.

Segundo os dicionários, uma pessoa proativa define alguém que age antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros. Um surfista que não espera a onda passar; avista, planeja, age e administra o resultado.

E pega a sua onda!

O ato de uma pessoa proativa é chamado de proatividade.

A proatividade é uma qualidade apreciada no mercado de trabalho.

Essa é uma das grandes qualidades de uma pessoa e que conta pontos, na hora da sua contratação.

O RH nas suas entrevistas e testes procura identificar o nível de proatividade que o candidato possui.

Proativo é aquele que, por antecipação, identifica possíveis situações, problemas, permitindo adoção de atitudes ou medidas adequadas para eliminar ou minimizar um possível resultado negativo.

Já o adjetivo Reativo por sua vez, refere-se ao ato de reagir após um acontecimento, ou seja, após uma ação.

Um surfista reativo frustrado, vendo a onda perdida indo embora diz;

-Caramba, essa era uma boa, mas perdi essa, poderia ter feito um backside (quando se surfa de costas para a onda)!

Ser reativo é simplesmente ter uma reação. O oposto da proatividade.

Assim sendo, um funcionário com comportamento reativo, ao contrário do proativo, não possui uma qualidade positiva, pois indica alguém que não se preocupa antecipadamente com os problemas. Ele espera que eles acontecerem para ver o que vai fazer

Um funcionário proativo tem um otimismo natural contagia a equipe pela sua convicção que é fundamental para dar segurança os seus membros. E isso é observado pelos colegas, quando resolve problemas dentro de um bom controle emocional o que solidifica a posição de liderança.

É interessante comentar as diferenças entre ativo e proativo:

Na foto à esquerda, o vendedor fica sentado esperando o cliente.

Já na foto da direita, a vendedora proativa, mostra ao passante, as variedades de produtos que tem para vender.

EXEMPLO 01

Ativo

Assiste uma corrida e aposta num corredor.

Proativo

Aposta numa corrida quando participa dela.

EXEMPLO 02

Ativo

Toma iniciativas relacionadas como universo conhecido.

Proativo

Toma iniciativas relacionadas mesmo num universo desconhecido, com o incerto, com incertezas.

EXEMPLO 03

Ativo

Adapta-se, é um paciente.

Proativo

É protagonista da transformação, é um agente.

EXEMPLO 04

Ativo

Gosta da rotina, gosta de fazer o que sabe, gosta de segurança

Proativo

Gosta do novo, gosta de inovação, atraído pela novidade

EXEMPLO 05

Ativo

É apenas resiliente.

Proativo

É altamente resiliente.

EXEMPLO 06

Ativo

Faz.

Proativo

Faz acontecer.

Segundo Philip Kotler, um dos gurus do marketing mundial:

Há três tipos de pessoas no mundo:

1-Aquelas que fazer as coisas acontecerem!

2-Aquelas que veem as coisas acontecerem!

3-Aquelas que querem saber o que aconteceu!

Poderíamos até adicionar:

Aquelas que deixam as coisas como estão para ver como ficam!

Finalizando, se você é uma pessoa altamente resiliente e aceite meus parabéns!

Você então, está no time dos vencedores.

Você atua na zona de ação

Você faz as coisas acontecerem!

A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.

Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas  de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.

Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.

Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.

Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado

Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top”  e “Comunicação para Profissionais”.

Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental,  Desenvolvimento Humano etc.

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