Acreditar que se é incapaz de ser bem sucedido ou atingir objetivos, assim como não ser capaz de aprender alguma coisa é muito comum. Mas isso é possível resolver, de modo simples e rápido: basta uma decisão.
Ser capaz requer que se busque Capacitação. Simples, correto? Mas, pode não ser assim tão fácil, mas requer apenas que você decida resolver.
Para obter Capacitação, deve-se procurar conhecer e desenvolver habilidade sobre um determinado assunto. Em outras palavras, saber O QUE (teoria) e COMO (prática) fazer alguma atividade.
CAPACITAÇÃO = APRENDER
Ao passar por um treinamento, por meio de cursos formais (treinamentos, estágios, estudo em escolas, faculdades e outras instituições de ensino) ou informais (cursos livres, Youtube®, estágios ou em conversas com amigos e/ou especialistas), você deve testar sua capacidade para verificar se possui Habilitação para desenvolver as tarefas. Em geral, quando um curso lhe fornece um Certificado, este documento demonstra que se está apto a exercer uma determinada atividade, mediante comprovação (prova) de suas habilidades – assim como ocorre para obter a Carteira Nacional de Habilitação para dirigir veículos automotores.
Um fator importante a se destacar é que aptidão, ou seja, a característica daquele que é apto ou capaz de realizar alguma tarefa, tanto pode ser natural como adquirido.
Em outras palavras, quem é ou buscou estar apto, ou seja, aquele que satisfaz as exigências impostas para execução de uma determinada atividade, tem habilitação – está aprovado e preparado para realizar tarefas da maneira correta, conforme as condições e necessidades que sejam requeridas.
HABILITAÇÃO = ESTAR APTO
Quem possui conhecimento e habilitou-se para exercer suas funções. No entanto, se não exercitar, exercer sua habilitação, esse conhecimento teórico e prático se perde. O ideal, inclusive, é documentar, de alguma forma, o resultado de suas ATIVIDADES. Caso ainda não esteja na atividade profissional que deseja, procure, de alguma forma, exercitá-la. Pode ser ensinando, atuando, ou mesmo estagiando ou prestando serviços sem fins lucrativos. O importante é manter-se em forma, praticando o que aprendeu.
ATIVIDADE = MANTER PRÁTICA ATUALIZADA
Quanto mais exercer sua capacidade de resolver problemas, mais habilitado e respeitada será sua atuação. Assim, irá conquistar AUTORIDADE. Esse senso de autoridade pode gerar sentimentos internos (autoconfiança, amor próprio, realização pessoal) ou externos (respeito, admiração e reconhecimento) que o levará a desenvolvimentos cada vez maiores.
AUTORIDADE = CAPACIDADE RECONHECIDA
Estes três componentes chamamos de CHA da Autoridade ou do Desenvolvimento. Essa ideia é fácil de se compreender. Quando bebemos desta fonte, deixamos o envolvimento no estágio anterior e passamos a caminhar em direção ao próximo nível, mais alto, na escala de crescimento pessoal. Mudar de nível significa desenvolver-se.
CAPACITAÇÃO + HABILITAÇÃO + ATIVIDADE = AUTORIDADE
Quanto mais se toma o CHA da Autoridade, mais se tornará COMPETENTE. As oportunidades de crescimento e novos desafios surgirão à frente. Esta é uma ideia que faz sentido.
Portanto, podemos perceber que quanto mais se desenvolve em uma determinada área, mais autoconfiança se obtém, e, possivelmente, mais vitórias ocorrerão pelo caminho. Torna-se frequente conquistar novos objetivos. Neste ciclo virtuoso, quebra-se definitivamente as crenças relacionadas à qualquer incapacidade de agir e conquistar objetivos, alcançado metas e obtendo resultados favoráveis.
Esteja sempre atento às possibilidades de crescimento. Eles lhe levarão a um novo nível, e lhe darão Capacidade, Habilitação e Autoridade. Finalmente, lembre-se de dois conceitos: quando parar de crescer, começa a morrer. Desenvolver é deixar de se envolver em uma situação atual e passar para o próximo nível, ou seja, buscar novos conhecimentos e desafios.
Leia também: CHA da Competência (clique aqui)
Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.
Entre suas atividades profissionais, destacam-se:
LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001
- Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
- Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
- O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004
ACADÊMICAS
- Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales. - Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
- Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
- Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
- Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
- Avaliador técnico Guia do Estudante.
PROFISSIONAL
- Publicitário, Jornalista e Radialista;
- Editor;
- Empresário, indústria de brinquedos;
- Palestrante Profissional RPP e Coach.