Que o setor de turismo tem crescido de forma ascendente, todos sabemos e reconhecemos dados que comprovam essa expectativa de crescimento, diariamente. Mas, além disso, você sabia que é possível explorar nichos de mercado ainda mais potenciais de acordo com as suas habilidades, preferências e oportunidades de contato?
Com base em cases de sucesso dentro da franquia de agências de viagens Flyworld Brasil, separamos alguns nichos de mercado que tem se mostrado um excelente canal de resultados e vendas no setor de turismo, e que pode estar associado ao sucesso de seu negócio, se você souber atuar de forma correta e bem orientada, identificando as oportunidades em seu perfil profissional e em seu ciclo social. As vantagens de se obter uma franquia, vem justamente do fato de que o know how de um franqueador, saberá lhe oferecer as coordenadas e identificar através de estudos e indiciadores, qual nicho e público está ao seu alcance.
Confira os principais nichos de mercado dentro do turismo atualmente.
1 – Turismo de luxo
Quando você ouve essa expressão, associa imediatamente a “destinos caros”, “hotéis 5 estrelas” “bilhetes em primeira classe”, mas saiba que o turismo de luxo não está exatamente ligado a custo, e sim a uma experiência única. Esse tipo de viagem é desenvolvido para oferecer uma experiência rara, porém, conta com opções bem amplas de destinos, acomodações e passeios. Há viagens, por exemplo, de volta ao mundo em jatos particulares com historiadores, safáris em savanas fechadas para um determinado grupo e até uma noite em um museu disputado. O foco no turismo de luxo não é necessariamente o valor (ainda que muitas vezes ele consequentemente possa custar caro), o principal objetivo dessa categoria de viagem é oferecer “exclusividade”. Especialistas no segmento explicam que não é possível mensurar quanto custa esse tipo de viagem, podendo requerer um investimento de R$2.000,00 até milhões. Ainda que seja muito atrativo e encha os olhos do agente de viagens que vise altas comissões no momento de efetivar vendas, é muito importante conhecer o seu ciclo social e conhecimentos de destinos e experiências, para identificar se de fato as suas condições e características favorecem a sua atuação nesse nicho. Afinal, um bom agente de viagens precisa ser também um curador, um personal travel, e nada mais realista no momento de efetivar uma venda, do que ter a experiência prática naquele serviço e destino.
2 – Lua de mel
Casar é sempre um momento de grandes expectativas e sede por realização de sonhos. A lua de mel costuma ser um ponto de bastante atenção entre os casais que decidem concretizar a união formalmente e reservam um investimento para estender a comemoração em um período de privacidade e aconchego entre os recém-casados. Atuar no turismo sendo um especialista em lua de mel, requer muita criatividade e atenção, pois este é um tipo de cliente que está buscando mais que uma viagem, ele busca uma experiência inesquecível que ficará marcada para sempre. O agente de viagens que deseja atuar no nicho de lua de mel, precisa conhecer com propriedade os destinos mais buscados por essa categoria de cliente – é importante ressaltar que “conhecer o destino” não está necessariamente ligado a visitá-lo fisicamente; um bom agente de viagens pesquisa e estuda detalhes, características e diferenciais dos destinos que tendem a ser mais procurados por seus clientes.
3 – Turismo corporativo
Segundo dados da Abracop (Associação Brasileira de Viagens Corporativas) esse segmento teve crescimento de 6,6% no ano de 2018, alcançando um volume financeiro de mais de 11 milhões de reais. Se automaticamente você pensou que esse crescimento está ligado a viagens de negócios feitas em território nacional, está enganado. Métricas apontam que em relação as viagens realizadas de transporte aéreo, os deslocamentos internacionais cresceram 22% enquanto os nacionais evoluíram em 9,9%.
Mesmo em tempos de crise econômica, esse é um nicho que se reergueu do período de recessão e está apresentando indicies animadores de crescimento. Os facilitadores de relações comerciais entre países do Mercosul, é um fator extremamente relevante que influencia o crescimento do mercado de turismo corporativo. Por essa razão, o Brasil apresenta sempre uma oportunidade valiosa de negócio nesse sentido, mesmo em momento de crise e dificuldades econômicas. O turista convencional pode adiar aquela viagem em família para economizar e poupar gastos, mas o setor corporativo precisa que os profissionais compareçam a congresso e reuniões, não há opção!
As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, estão entre as mais visitadas pelo público que movimenta esse setor. Possuir uma grande gama de contatos no setor corporativo, um bom networking em grandes ou pequenas empresas que movimentam seus funcionários em função de exportação ou negócios externos, é um excelente ponto de partida para o agente de viagens que deseja alavancar suas estratégias de vendas no turismo corporativo.
4- Terceira Idade
Dados estimam que em 2050 a população de terceira idade alcance uma fatia de 22% da população. A tecnologia evoluiu e a partir disso, toda a população evoluiu em diversos aspectos. Idosos possuem uma maior cobertura e estrutura na área de saúde, tendem a se interessar e se descobrir com novas tecnologias e se interessam em viver experiências novas, aproveitar a vida e realizar sonhos e desejos que por muitos anos mantiveram em stand by. As viagens para esse nicho de mercado estão cada vez mais completas e as agências buscam constantemente oferecer serviços e condições para essa categoria de clientes, que com frequência tendem a ser muito mais exigentes e experientes que outros perfis de viajantes. De acordo com estudos de órgãos responsáveis pelo setor, o desejo de viajar sozinho ou acompanhado subiu de 23,7% para 26,9% no grupo de viajantes com idades acima dos 60 no ano de 2018, em comparação ao ano anterior. Segundo a mesma pesquisa, cresceu a opção por viagem de avião entre os acima de 60 anos, em detrimento do automóvel e do ônibus, e também pela estadia em hotéis e pousadas (67,5%), em vez da hospedagem em casa de parentes e amigos ou em residência própria ou alugada. Atuar no nicho de terceira idade é com certeza um mercado promissor para aquele agente de viagens que possui interesse e habilidade em concentrar muita atenção em seu atendimento, oferecer serviços impecáveis e possuir boas estratégias de relacionamento com este perfil de público.
5 – Grupos específicos
Assim como a tendência de viajar sozinho cresceu nos últimos meses, o público que sonha em conhecer destinos específicos, mas que não é adepto das viagens solitárias, opta por agências que nessas situações oferecem um grupo de turistas que viajam no mesmo período, juntos, para um determinado destino.
Destinos variados e populares como Disney World, Cancun, Ibiza, os chamados “eurotour”, entre outros, fazem a maioria dos grupos de lazer serem fortemente procurados. Além de grupos que são focados em determinados públicos como o religioso.
6 – Grupo de incentivo
Enquanto os grupos de lazer são focados em clientes convencionais, os grupos de incentivo possuem objetivo de participar da organização de viagens corporativas oferecidas para grupos de funcionários em grandes empresas. Vendedores que precisam atingir uma meta e serão premiados por isso, funcionários que serão recompensados por determinados trabalho, ou até mesmo viagens de confraternização anuais, as viagens de incentivo devem ser organizadas de forma muito criativa e inovadora, visto que nesses processos muitas agências participam do período de propostas o que torna o trabalho rodeado de concorrentes. Por outro lado, o retorno financeiro é recompensador.
7- Intercâmbios
Viajar em busca de aprender um novo idioma ou vivenciar uma nova cultura, é um dos sonhos da maioria dos jovens e adultos que ainda não obtiveram essa oportunidade. Trabalhar de forma especializada em intercâmbios requer um atendimento com credibilidade e autoridade no assunto, visto que se trata de um estudante que está se direcionando para um pais totalmente novo e desconhecido, para permanecer por um período relevante de tempo – o viajante precisa se sentir seguro e respaldado. Com frequência, o agente de viagens precisa até mesmo atender os pais do estudante e explicar detalhes da escola, acomodação e etc. O nicho de intercambio possui uma alta demanda de clientes se a estratégia da agencia for bem imposta em relação a captação de clientes e abordagem assertiva.
Por fim, o mercado de turismo é cada dia mais promissor e se você se identificou com alguns desses nichos, com certeza sua jornada nesse setor promete ser de muito sucesso. A franqueadora possui a missão de ajudá-lo a identificar mercados e o mais importante: como alcançá-los.
Jully Marinho é marketeira de formação e produtora de conteúdo por paixão. Formada pela ESAMC e pós-graduada pela DeVry, atua na área de comunicação e marketing há 9 anos.
Com diversos treinamentos na área de redação e jornalismo, hoje desenvolve serviços de Assessoria de Imprensa e Planejamento de Marketing e Conteúdo, em uma franquia do setor de turismo, presente em todo o território brasileiro.