*Por Arnaldo Mello
Tecnologia, inovação, globalização… Esses termos têm tudo a ver com a realidade que o mundo vive hoje, e cada vez mais essa realidade se infiltra no varejo moderno. A modernização do varejo físico é inevitável e imprescindível para que ele não perca espaço perante o digital. As pessoas estão cada vez mais optando por um atendimento rápido e personalizado. É nesta oportunidade que o tablet se encaixa, devido a sua flexibilidade e adaptação no momento do atendimento.
Com uma ferramenta de fácil mobilidade e que permite ter acesso a todo o estoque da loja na palma da mão, sem sair de perto do cliente, o atendente ganha velocidade e traz um engajamento maior com o consumidor. Com esse acesso a possibilidade de se encontrar o produto que agrade o cliente aumenta consideravelmente.
O “customer experience” (experiência do consumidor), é o epicentro de todas as marcas e indústrias, em todas as partes do mundo. Devido a importância do “customer experience” a capacitação digital ganha força e espaço nas discussões estratégicas de grandes empresas. De acordo com Travis Hooper, VP da ArmorActive, existem seis fatores que conduzem as agendas de reuniões estratégicas:
- Discussão digital deve sempre estar presente na pauta de reuniões estratégicas;
- Marcas precisam de um relacionamento íntimo com seus clientes;
- Experiência diferenciada;
- Financiamento governamental;
- Eficiência operacional e redução de custos;
- Permanecer relevante e inovador.
A inclusão do tablet irá transformar a forma com que as vendas são efetuadas, otimizar tempo e fazer com que o atendimento fique mais personalizado, dando as informações adicionais ao vendedor sobre o cliente e até mesmo fazendo com que o cliente não precise ir até o caixa para efetuar o pagamento.
Após ver a melhoria que o tablet poderá trazer para o varejo, o primeiro pensamento que passa é “por que ainda não está sendo utilizado em todos estabelecimentos?” A resposta é simples, nada que traga um benefício tão grande vem de mão beijada, requer preparação e planejamento para superar os desafios que surgem ao decorrer do caminho.
Travis ressalta alguns desafios que serão encontrados durante a implementação do tablet no varejo:
- Desvencilhar a imagem de entretenimento do aparelho, e trazer uma imagem profissional;
- Como proteger o tablet, enquanto ele estiver sendo usado?;
- Qual tablet e sistema operacional deve-se utilizar?;
- Qual o software?
Contudo, deve-se notar que a barreira de entrada é menor que os benefícios que a ferramenta traz para a loja. O engajamento do consumidor valerá o investimento no equipamento e trará um bom retorno, devido a possibilidade do tablet criar uma experiência única e diferenciada ao cliente.
*Arnaldo Mello é Colaborador do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR)
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