Até alguns anos atrás, viajar era um sonho distante e até considerado hábito de luxo para grande parte da população de países da América Latina. Oque já foi um privilégio da classe social com melhor poder aquisitivo, está se tornando um hábito para a classe média e uma meta para as classes sociais menos elevadas. Conhecer determinado lugar, ir a uma famosa praia, comer uma comida exclusiva de um famoso destino, ou simplesmente relaxar e aproveitar as tão desejadas férias… viajar é sempre objeto de desejo de pessoas de qualquer idade! A prova disso, é que o OMT (Organização Mundial do Turismo) registrou no ano de 2018 um aumento de 9,3% reservas de bilhetes internacionais a partir da América Latina, em relação ao mesmo período de 2017.
E falando de Brasil, ao contrário do previsto, a crise financeira não tirou o desejo de viajar dos brasileiros. A OMT, aponta que 2018 teve o segundo melhor resultado em crescimento do setor em toda a década. O órgão prevê ainda, um crescimento de 3 a 4% para o ano de 2019 e afirma que em 2018 foram registradas 1,4 bilhões de chegadas internacionais no mundo todo, o que significa um aumento de 6% em relação ao ano de 2017.
A alta se deve a fatores importantes como forte demanda dos principais mercados emissores, aumento do interesse da população em investir em lazer, consolidação da recuperação de destinos anteriormente em crise, melhor conectividade aérea e além disso, facilidade maior para concessão de vistos para determinados destinos. Em entrevista divulgada em site do setor, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do turismo no Brasil, afirma planejar medidas comprometedoras para alavancar ainda mais o crescimento do setor no pais: “ a isenção de visto para países considerados estratégicos, a criação de área especiais de interesse turístico e a ampliação da conectividade aérea para expandir os mercados domésticos e internacionais, estão entre as metas”, afirma Marcelo.
A expectativa da OMT é que até 2030, as chegadas internacionais alcancem o número de 1,8 bilhões. Sendo assim, a expectativa é que o mercado de turismo cresça e torne-se ainda mais poderoso, mantenha um constante crescimento e seja repleto de oportunidades.
Jully Marinho é marketeira de formação e produtora de conteúdo por paixão. Formada pela ESAMC e pós-graduada pela DeVry, atua na área de comunicação e marketing há 9 anos.
Com diversos treinamentos na área de redação e jornalismo, hoje desenvolve serviços de Assessoria de Imprensa e Planejamento de Marketing e Conteúdo, em uma franquia do setor de turismo, presente em todo o território brasileiro.