Se o nosso objetivo é desenvolver uma crença inabalável em nós mesmos, precisamos, como ponto de partida, olhar numa lista das pessoas que acreditam em nós, e ter na primeira linha o nosso nome
Seria como passar 25 horas por dia, acreditando em nós mesmos num percentual de 110%
A verdade é que algumas pessoas têm esse comportamento de vencedor e outras demoram para chegar nesse patamar. A necessidade é a mãe das invenções, da mesma forma uma forte motivação pode levar alguém ao pódio dos campeões, isso é, sair da zona de conforto e ir para a zona de ação.
Ninguém é novo demais para ensinar e nem velho demais para aprender.
01-DESCRENÇAS TEMPORÁRIAS
Somos humanos e nem sempre todos os dias levantamos com o ânimo total para enfrentar as nossas batalhas diárias.
Isso pode acontecer, mas não pode ser uma regra. Se isso está acontecendo rotineiramente algo não está acorrendo como deveria e precisaria ser investigado.
Tudo pode ser melhorado, podemos estarmos melhor hoje do que ontem e podermos sermos melhor ainda amanhã.
Querer é poder, como diz uma expressão francesa: “Vouloir c’est pouvoir”.
02-IMPORTÂNCIA DO ENTUSIAMO
Mantenha-se entusiasmado, mesmo vivendo nesse mar de desalento que a mídia nos inunda diariamente com as desgraças, eufemisticamente chamadas de notícias.
Vou dar a origem da palavra entusiasmo que por si só ela se explica:
O termo se origina no Grego enthousiasmos, que significa “inspiração divina”, pois do grego in + theos, literalmente “em Deus”. quem está entusiasmado está energizado por dentro por uma força divina, que podemos até afirmar que essa força chamar-se resiliência.
Sua experiência tem que ser o alicerce da sua confiança.
Orientação passada pelas palavras de Winston Churchill:
“O sucesso é a capacidade de passar do fracasso ao fracasso sem perder o seu entusiasmo”.
Tentando, acertando, errando e aprendendo como os nossos erros, vamos solidificando nossa confiança.
Importante; aprenda com os erros dos outros e assim você poderá reduzir o tempo da sua jornada para o pódio dos campeões.
O pessoal do Vale do Silício, Califórnia, onde estão situadas muitas empresas de alta tecnologia, só negocia com quem já errou. Quem nunca errou ainda está em fase de experiência, não tem o traquejo necessário para enfrentar projetos mais adversos, não está maduro o suficiente para resolver os novos problemas que surgem no dia a dia
03-RESSIGNIFIQUE SUAS FALHAS
Além do mais como nos ensina a PNL, não existe fracasso; existem resultados.
Como bem disse Dale Carnegie (FOTO):
“Se você foi bem sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação.
Se você fracassou, pergunte a si mesmo o porquê, e aprenda com a experiência.”
Podemos concluir que mesmo errando, sempre aprendemos e tiramos dos nossos erros, valiosas lições que vão fazendo parte do nosso banco de dados da nossa vida.
04-DESENVOLVIMENTO CONSTANTE DA NOSSA COMPETÊNCIA
Sua competência é a sua confiança. Esse desenvolvimento é como fazer metrô; tem começo não tem fim e cada vitória, novo certificado é apenas mais uma estação inaugurada e outras sendo desenhadas.
Se você está se desgastando demais no desenvolvimento de uma determinada competência, algo está errado. Seja o ensinamento do criador da Teoria do Círculo Dourado, Simon Sinek “Trabalhar duro com algo que não se acredita chama-se Estresse. Trabalhar duro com algo que se acredita chama-se Paixão.” Ou seja Sua competência central está ligada à sua paixão.
Só aprende, ensina e grava aquilo que é feito com paixão.
05-CONCENTRE-SE NO POSITIVO.
Como a confiança é contagiante, procure participar do círculo de pessoas que exalam confiança e tenham senso de propósito.
É fundamental envolver-se com pessoas positivas e de mentalidades semelhantes. Não deixe por menos. Pessoas alegres boas de papos gerais são agradáveis, mas para isso tem hora e não levam a desenvolvimento algum das suas competências.
Se você é o mais experto da sala, está na sala errada e não vai aprender coisa alguma, além de ilustrar ingenuamente o seu ego.
Quinhentos anos atrás, Michel de Montaigne (FOTO) disse:
“Minha vida está cheia de terrível infortúnio; a maioria dos quais nunca aconteceu.”
Agora há um estudo que prova isso.
Este estudo examinou quantas das nossas calamidades imaginadas nunca se materializaram. Neste estudo, as pessoas foram convidadas a escrever suas preocupações durante um longo período de tempo e em seguida, identificar quais dos seus infortúnios imaginados não aconteceram realmente.
O resultado da pesquisa foi:
- 87% Nunca ocorreram.
- 7% Acontecem de fato
- 6% Simplesmente foram resultados das próprias ações.
CONCLUSÃO
Isso significa que a maior parte negativa do que a gente se preocupa não é muito mais do que resultado de uma mente temerosa, nos punindo pelos exageros e percepções errôneas que criamos na nossa mente.
O seu pensamento alimenta a sua mente. Pense positivamente. Sua mente tem um poder incrível, mas ela reagirá de acordo com a forma que ela é nutrida.
Quanto mais você se concentrar no positivo, menos você desfocará dos seus objetivos a serem atingidos e assim, automaticamente, serão ignorados os pensamentos negativos. Pense nisso!
A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.
Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.
Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.
Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.
Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado
Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top” e “Comunicação para Profissionais”.
Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental, Desenvolvimento Humano etc.