As informações incorretas, no ambiente de trabalho, podem manchar sua credibilidade no mercado e eliminar possibilidades futuras de emprego

Segundo pesquisa realizada pela NA Outplacement, consultoria voltada para oportunidades no mercado corporativo, 48% dos currículos dos brasileiros contém mentiras no que diz respeito ao último salário que receberam, ou, ao que ainda recebem, caso estejam empregados mas em busca de uma nova colocação. Outro aspecto que costuma ter informações falsas é a fluência em inglês. Isso foi apontado em 41% dos casos analisados. Logo após, aparecem mentiras relacionadas a grau de escolaridade, cursos realizados, entre outros.

E você, já mentiu em algo no currículo? E após a sua contratação? As mentiras, de fato, nunca são um caminho válido, no entanto, no universo corporativo a consequência destas podem ser ainda pior porque envolvem diretamente algo primordial para qualquer profissional: sua credibilidade no mercado.



A Personal Rebrander, Regina Nogueira relata uma das situações nas quais a mentira é mais comum: “Durante uma entrevista de emprego em uma agência de publicidade, por exemplo, já vi acontecer do entrevistador perguntar para o candidato se ele havia visto uma determinada campanha da empresa. Após uma resposta afirmativa, o entrevistador questionou sobre a opinião dele a respeito do trabalho e, como tratava-se de uma mentira, o candidato não sabia o que responder. Lá se vai a oportunidade de emprego”, conta Regina. “Essa situação deixa clara a importância da primeira dica: faça sua lição de casa. Estude sobre o local onde fará a entrevista para evitar ser pego de surpresa”, revela a Personal Rebrander.

Outra situação comum em uma entrevista de emprego, que geralmente dá origem a uma mentira, é o motivo do desligamento da última empresa. “Neste momento, seu entrevistador quer ouvir algo relacionado a novos desafios. Ele busca uma pessoa cujos objetivos estejam entrelaçados com o que a empresa tem a oferecer. Logo, seja o mais franco possível”, explica.

“A credibilidade é algo que se constrói, enquanto a mentira, é puramente  destrutiva. Claro, existem vários tipos de mentira. Mas, uma vez que a pessoa escolhe traçar o caminho das falsas informações, isso impacta diretamente em sua imagem”, conta. “Em um ambiente de trabalho, que tem hierarquia, competição, entre outras coisas, muitas pessoas utilizam da mentira como válvula de escape. No entanto, tudo tem seu preço”, finaliza a Rebrander.



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