pixabay.com

Uma das primeiras lições o Sr. Capellano me passou foi sobre  “As 10 leis do sucesso na carreira profissional”. Ele dizia que se eu seguisse estas 10 leis todos os dias eu teria a chave para o meu sucesso profissional.

Estas leis hoje ficam estampadas na parede do meu escritório:

  1. Lei do Entusiasmo
  2. Lei da Preparação
  3. Lei da Superação
  4. Lei da Cooperação
  5. Lei da Empatia
  6. Lei da Simpatia
  7. Lei das Metas
  8. Lei do Acompanhamento
  9. Lei da Divulgação
  10. Lei da Missão




O Sr. Capellano me ensinou que qualquer decisão profissional que eu tomasse deveria obedecer a estas leis, e eu tenho aplicado isso sempre na minha vida desde o dia em que aprendi isso.

Tudo que ele me ensinava eu escrevia e seguia a risca. Uma das coisas que aprendi com ele foi que o plano profissional deve sempre ficar à vista – atualmente, as pessoas acham graça nas paredes da minha casa e na tela do meu computador.

Capellano me indicou livros de grandes pensadores como Sócrates, Platão, Shopenhauer, Halph Emerson, Napoleon Hill, Adam Smith, Karl Marx, Domênico de Mais. Ele me indicou exposições de arte de Pedro Roldán, Salvador Dalí, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral; poesias de Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina e Mário Lago, entre outros.

Também me indicou congressos e simpósios como o de Jack Welch, Peter Druker, Philip Kottler, Daniel Goleman e Antônio Hermírio de Moraes, entre outros.

Sobre religião, me recomendou estudar sobre Islamismo, Cristianismo, Hinduísmo, Taoísmo, Budismo, Judaísmo e Confucionismo.




Eu fazia tudo com foco e força máxima!

Eu estava tão empolgado com tudo que estava aprendendo que nem percebi que estava em uma verdadeira jornada de transformação. Comecei a me interessar por temas que, até então, não tinham valor para mim. Também percebi que meu vocabulário começou a mudar e as pessoas ficavam impressionadas de como eu argumentava com tamanha tranquilidade sobre vários assuntos. Minhas lideranças começaram a perceber esta mudança em meu comportamento e, a partir de então, várias oportunidades de promoção começaram a surgir.

Capellano me ensinou a liderar sem ter um cargo – passei a me colocar à disposição de todos para várias tarefas, sem fazer qualquer tipo de cobrança aos diretores. Palavras de Capellano:




“Faça sem ser pedido, assuma o controle e aja com se o cargo fosse da sua responsabilidade.”

Foi questão de tempo: em menos de 2 anos, passei de técnico a encarregado, de encarregado a coordenador e de coordenador à head de operações, avaliava as operações da maior empresa de energia do mundo. Neste meio tempo, fui me graduando ainda mais. Já estava formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing. Fiz outra pós em Docência para Nível Superior, depois em Gestão de Negócios e fiz um MBA em Estratégia Empresarial para a área de Petróleo, Gás e Eletricidade.

E não iria parar por aí… Na próxima coluna eu vou contar onde tudo isso me levou…

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here