Família nos negócios? Dá certo, sim!
Será que trabalhar em família é algo que realmente pode dar certo? Eu acredito que sim!! Convidar algum familiar para ajudar na sua empresa ou começar um negócio, é um risco pelo fato de haver a mistura de assuntos familiares com os negócios da empresa. E quando isso acontece, caso não seja bem administrado, o barco pode naufragar.
Muitas pessoas optam em trabalhar com um parente para reduzir gastos no negócio, principalmente pela possibilidade de pagar um salário menor do que exigido pelo mercado, mas claro, impulsionado também pela confiança no trabalho da pessoa, entre outros fatores que são “peças-chave” nessa decisão.
A primeira regrinha básica para quem vai dividir o mesmo espaço é: separar os assuntos familiares. Pode parecer algo difícil, mas necessário colocar em prática logo no primeiro momento. E o mesmo vale para negócios em casais, que devem evitar falar sobre o trabalho em casa. Imagina que os negócios não estão bem e você fica falando sobre o assunto o tempo todo, com esposa, filhos, irmãos, e por aí vai. Consequentemente acabará gerando conflito e impacto em toda a família. Saiba também que quando for necessário dar um conselho em relação a empresa, deixe claro que aquilo é em prol do negócio, e não por motivos pessoais.
Outra dica é saber ouvir opiniões, independente se a pessoa é mais velha ou jovem dentro da empresa. A falta de comunicação ocorre com frequência quando a empresa familiar é gerida por diferentes gerações. Todos tem sempre algo a agregar, desde experiência adquirida pelos mais velhos, bem como técnicas e recursos aprendidos pelos jovens; inclusive esse público está muito bem alinhado quando o assunto é universo digital. O interessante é realizar reuniões mensais para analisar o desempenho nos negócios, verificar o que é necessário melhorar e o que tem dado muito certo. Isso possibilita que todos os parentes envolvidos fiquem por dentro das ações da empresa.
Estabeleça a remuneração aos sócios por seu trabalho na empresa, assim como os salários dos familiares e colaboradores que atuam no local. Isso evita conflito e ainda possibilita que você tenha conhecimento dos gastos com salário ao mês.
E por fim, saiba analisar as habilidades de cada membro familiar dentro da empresa. O importante é enxergar as competências para então distribuir as funções: assim o negócio torna-se algo ainda mais saudável e produtivo.
Afinal, família unidade trabalha unida e todos devem ter comprometimento do negócio, sabendo que mesmo sendo dono é necessário que todos, familiares ou colaboradores coloquem realmente a mão na massa para que o empreendimento dê certo. Ser dono do próprio negócio não é tarefa fácil e requer muitos desafios, porém nada melhor do que ter ao seu lado as pessoas da sua família, que torce para que tudo dê certo batalhando por aquilo que você criou e investiu.
Veja mais no Portal Empreendedorismo
Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.