Entenda como fazer um planejamento estratégico e aumentar as possibilidades
Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar.
“Para que o negócio dê certo, o principal é planejar estrategicamente e partir disso”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha.
Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa saber:
1. Qual exatamente é o serviço/produto que você está oferecendo.
2. Qual seu público-alvo, para quem você vai trabalhar.
3. Qual é o problema ou desejo dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver.
4. Onde e como será vendido.
5. Como alcançará os clientes.
6. Como entregará o produto e qual o custo.
7. Que recursos são necessários para produzir o produto.
8. Onde você irá trabalhar: escritório, Home Office, em parceria com outro local?
9. Precisa de uma equipe? Quantas pessoas?
10. Quais equipamentos serão necessários.
11. Como irá lucrar.
12. Como irá cobrar dos clientes e receber.
Todos esses itens são indispensáveis no planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair no prejuízo.
“O planejamento só traz benefícios ao empreendedor, quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios”, finaliza Carolina.
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