Qual o real significado de fracasso? Você já viveu esta experiência??
Acredito que você já tenha passado por alguma situação desagradável que o fez chegar até mesmo a pensar em desistir. Não faça isso, ao invés, pare, pense, reorganize seus pensamentos, sua trajetória e busque recomeçar.
Definição de fracasso: é toda situação em que uma pessoa a quem foi confiada a realização do que quer que seja, por qualquer motivo, NÃO obteve um resultado favorável, e, por esta razão é tachada de derrotada, frustrada, incapaz e incompetente. Quando isto acontece, geralmente o sentimento gera uma sensação de desânimo, não aceitação e se a pessoa não estiver devidamente preparada, chega a desejar a desistência de tudo porque é como se houvesse uma quebra de compromisso e confiança, que acaba gerando situações no mínimo desagradáveis.
É o gerente de projeto que não entrega no prazo, é o atleta que não conquista medalhas, é o técnico de futebol que não vence um campeonato, é o executivo que não bate metas, é o…, é o…., é o….,etc.
Será mesmo??
Fracasso NÃO É NADA DISSO!!
Fracasso é a pausa, o momento da reflexão para a inflexão, o instante de se optar, é o momento de uma nova forma de ação, negociação, um novo texto, uma nova estratégia!
É o momento de maior aprendizado que alguém pode ter, se se permitir! É o GRANDE momento da superação!!
FRACASSO É A PORTA PARA UM NOVO CICLO DE SUCESSO!!
É muito desafiador, requer muita força, mas o empreendedor não PODE deixar se abater. Caso a experiência, seja qual for ela tenha sido por demais impactante faça o seguinte exercício que na verdade, no Coaching clássico é uma ferramenta utilíssima para visualização de caminhos e decisões chamada Perdas e Ganhos:
Faça este exercício com calma e foco, busque entender o sentido de cada colocação com a certeza de que quer de fato superar um momento de parada, porque o chamado fracasso nos obriga a parar para refletir, nos dá uma sensação de perda que não deve atrapalhar nossa retomada. Claro que é muito natural que haja aquele momento de “jogar tudo para o alto”, parar de vez, desistir. Mas não permita, mesmo que faça esforço, não permita que uma situação momentânea o tire da rota do sucesso, pois o fracasso pode ser expresso pela seguinte relação:
Fracasso=(S+RP)*2
Fracasso = Sucesso+Realização Pessoal em dobro
Toda perda requererá uma reposição para que nada fique desajustado, nada falte. Quando perdemos algo, sempre buscamos substituir o espaço com a ausência com alguma coisa nova!! Os espaços de ausência são ressignificações do que anteriormente estava ocupando aquela área e devem ser realinhados, reocupados com elementos novos com outra disposição, de repente com mais leveza, mais organização, mais método e planejamento. É quase impossível que ao retomar um caminho, alguém repita imediatamente tudo o que não foi adequado! Sempre buscamos aprender as lições que nos vieram pelo dito “fracasso”.
Em qualquer situação da vida, a retomada se dá de maneira diferente, em outro patamar, com outros recursos e aprendizados.
A cada ciclo de crise sucede-se um novo momento, em que tudo é diferente por menos que acreditemos, tudo é diferente! Há centenas de exemplos em situações as mais diversas em que o recomeço parte de um degrau acima. Por esta razão a pessoa realmente empreendedora enxerga os momentos de baixa simplesmente como degraus para o atingimento de um objetivo!
E mais que isso, quando afinal o empreendedor passando e superando todos os obstáculos que encontrar pelo caminho, chega ao topo, ele logo perceberá que não pode deter-se ali, que precisa armar-se para enfrentar outros desafios e passar por outros “fracassos”.
Portanto o fracasso É O CAMINHO PARA O SUCESSO, que possui uma estrada praticamente infinita!! É você quem determinará o final.
Você precisa entender o que realmente deseja para si e a partir daí saberá desenhar sua estrada e enfrentar seus desafios com a certeza de que são obstáculos plenamente removíveis, desde que você esteja preparado para isso, tenha consciência de que cada momento de parada, cada “fracasso” é um aviso de que sua estrada precisa de uma manutenção. Quando você tiver absorvido essa idéia, saberá então como lidar com os desajustes que sempre acontecerão! A estrada para o sucesso NÃO é retilínea!
Lembra-se de quando era estudante no colégio e em determinada prova você tirava uma nota vermelha? O que você fazia? Depois do choque, de ficar chateado, de se culpar, de tomar ouvir aquele discurso de seus pais, você fechava-se em seu quarto e fazia o quê? Estudava!!! E ao fazer isso, de repente deparava-se com o motivo de sua nota vermelha: você não havia entendido a matéria! Quando não entendemos algo, passamos a decorar!! Esse procedimento que muitos estudantes adotam às vezes por preguiça de raciocinar, faz com que acumulemos pilhas de informação às vezes desconexas no cérebro, as quais não guardam uma lógica, uma sequência natural e ao menor desarranjo perdem-se totalmente e nos fazem ficar sem conexão, gerando o esquecimento e os “brancos”.
Quando buscamos compreender a essência do que estamos analisando, estudando, escrevendo, aprendendo, conseguimos aplicá-la em qualquer situação, venha de que maneira for. Quando em uma prova um professor fizer uma pergunta sobre um assunto “X” de uma abordagem diferente, tendo nós entendido a essência da questão, fatalmente saberemos dar as respostas de qualquer maneira.
Por quê a maioria das pessoas detesta Matemática? Porque não a entendem!! Quando você a entende consegue resolver todas os tipos de equações que lhe forem solicitadas.
Então tomando este exemplo para os empreendimentos, também neles existem os momentos de “notas vermelhas”, mas se o empreendedor entendeu o processo no qual está inserido, conseguirá, após sua reflexão, seu estudo “em seu quarto”, resolver os obstáculos que apareceram e que o atrapalharam no caminho para o sucesso.
Empreendedor, percebe onde desejo chegar? Sempre que houver alguma situação em que de alguma forma perdemos, forçosamente nosso instinto nos faz considerar como aconteceu e como se dará a nova situação. Neste sentido, uma “derrota” significará para o empreendedorismo o momento de renascimento!! Quem sabe aquela coisa que nos deixou e pelo que lamentamos, e há pessoas que perdem dias em lamentações travando-se nesta atitude, não era a exata resposta à dúvida de como atingir o sucesso??
“…puxa, meu problema aconteceu nos estoques!! Se eu planejar melhor como estocar, certamente terei menos perdas…!”
Se você ainda não estiver convencido que o fracasso é apenas um degrau para o sucesso veja algumas razões pelas quais, no bom sentido, não há mal algum em termos algum momento de reflexão, de parada obrigatória:
-
- Fracasso leva ao bom humor: com certeza você rirá muito de momentos de angústia e se perguntará para que gastou tanta energia!
- Fracasso treina sua mente, na medida em que precisará pensar em alternativas para superar os obstáculos que surgirem e o ameaçarem. Neste instante estará desenvolvendo sua capacidade de criação! Lance-se ao ato criativo!! Você é capaz!!
- Fracasso é o auxílio para se encontrar novos caminhos! Você de repente percebe que o caminho que escolheu pode ter uma alternativa melhor!!
- Fracasso pode ser ponto de partida para novas conquistas! Sim, porque a partir de uma experiência às vezes desagradável, você consegue, com os reforços aprendidos enxergar outros caminhos!! Tomemos o exemplo de uma relação afetiva: quando uma pessoa decide que é hora de partir para um novo relacionamento após o “fracasso” anterior, claro está que a pessoa encontra-se mais fortalecida e experiente para novas conquistas. E certamente será muito bem sucedido, porque aprendeu, entendeu!!
- Fracasso traz experiência: auto-explicativo!
- Fracasso muda padrões de comportamento: Ele é capaz de derrubar crenças arraigadas!! E por quê isso? Simplesmente porque quando fracassamos, perdemos o medo e passamos a perceber que, como nada temos a perder pois já perdemos, então quase que automaticamente passamos a agir de forma diversa da anterior, porque ela não serviu para nós! E pelo mal, acabamos rompendo as crenças!!
- Fracasso ensina-nos a sermos produtivos e eficientes pois faz com que mantenhamos o foco nas coisas que realmente importam!!
- Fracasso ensina-nos a estabelecer prioridades adequadamente, tornando nossas ações mais eficazes! Se antes achávamos que podíamos fazer tudo de uma vez, o que seria uma prova de eficiência, após um “tombo”, passamos a perceber que as coisas tem seu momento certo de serem e acontecerem. Criamos o hábito de estabelecer por onde iremos começar, dando a devida importância àquilo que a merece ter.
- Fracasso ajuda-nos a conhecer pessoas novas!! Quando ocorre um momento difícil, buscamos ajuda e nesta situação acabamos criando novos laços, novas conexões, permitindo-nos ouvir outras opiniões, enxergar diferentes maneiras de ação, adquirir novos conhecimentos!
Por todas essas razões, reafirmo que o fracasso é um elemento bom que deve existir na vida das pessoas. É impossível conceber-se alguém que NUNCA tenha tido um momento de queda! Eles SEMPRE ocorrerão, não adianta nos iludirmos, pois as paradas fazem parte de nossas vidas! Elas precisam existir para que possamos descansar e retomar com mais vigor e experiência!
Quando um profissional é dito ser muito experiente, no fundo significa que essa pessoa passou por muitas situações de crise e aparente derrota, o que lhe concedeu a sabedoria, o bom senso e o aprendizado em alto grau.
Quando alguém lhe disser a famosa frase “você é um fracasso!”, alegre-se, pois terá a possibilidade de vivenciar todas as, no mínimo 9 situações mencionadas acima e sairá muito mais fortalecido para ser um SUCESSO!! Parabéns pelo seu “fracasso”!!
Se sua vida jamais foi visitada por um momento difícil, desculpe-me MAS VOCÊ É UM FRACASSO!!!!!!
Agradeço seu tempo disponibilizado neste texto; ele é um importante indicador do meu sucesso em fazer com que você leitor, aprenda algo sobre ele.
Maria da Penha Amador Pereira, Economista formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico.
Atuou em carreira corporativa na antiga Companhia Energética de São Paulo, Banco do Estado de São Paulo e no Citibank, onde desenvolveu carreira por aproximadamente 30 anos em Controladoria, Planejamento Estratégico, Segurança de Informações, Gestão de Crises e Continuidade de Negócios, Qualidade, Projetos de Melhorias de Processos e Produtos Bancários, Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa, Regulamentação Bancária e Compliance.
Atualmente é escritora com obras já publicadas, Master Coach e PNL, Orientadora e Mentora de Carreiras, Palestrante e Educadora Financeira, tendo publicado mais de 55 artigos em Portais de Empreendedorismo, mídias sociais, jornais e revistas regionais e LinkedIn, além de ter participado de vários seminários e fóruns sobre diversos temas ligados à realidade brasileira e Compliance.
unca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que o acompanhamento das preferências de consumo afeta positivamente a correta previsão das direções preferenciais no sentido do progresso. Percebemos, cada vez mais, que o início da atividade geral de formação de atitudes deve passar por modificações independentemente dos níveis de motivação departamental.