Depois de 2011, palestrei em muitas escolas, dei muitos treinamentos e realizei encontros de pessoas em busca de recolocação profissional. Tudo caminhava muito bem, quando veio a surpresa…
Justamente eu, que ajudava pessoas a conseguirem um emprego ou a empreender, em 08 de março de 2016, fui demitido. Faltava apenas 3 anos para me aposentar e fui desligado da empresa depois de 30 anos de trabalho, aos 44 de idade. Não tinha tempo suficiente para pedir aposentadoria pela Previdência Social e meu chão se abriu. Peguei minhas coisas, coloquei em uma caixa e fui acompanhado até a portaria para entregar meu crachá. Parecia um pesadelo do qual eu iria acordar a qualquer momento.
Muitas pessoas do meu trabalho me mandaram mensagens de despedida e agradecimento, e eu não estava disposto a desanimar. Era hora de provar que tudo o que eu havia escrito no meu livro era perfeitamente aplicável rumo ao sucesso, em qualquer tempo e idade.
Contatei 3 amigos palestrantes e resolvemos criar um projeto chamado “As 4 colunas do sucesso empresarial”. Com isso, nos lançamos no mercado e passamos a dar palestras e treinamentos em empresas. Nos 4 meses seguintes, só restavam 2 dos 4 integrantes: eu e Lucia Alves, minha sócia atualmente na Expertise Treinamentos. Passamos por muitas dificuldades para manter a Expertise em pé…
Neste período, apareceu a oportunidade de administrar uma escola de cursos profissionalizantes que estava com dívidas e baixo faturamento. Aceitei o desafio de administrá-la e compraria cotas mês a mês com a melhora da empresa.
A mesma coisa aconteceu com uma empresa de construção de software de ensino de idiomas, que estava também em crise, e resolvi entrar na sociedade para salvar a empresa. Eu não tinha salário em nenhuma das 2 – eu construía meus ganhos mês a mês com a melhora nos resultados. Foi quando percebi que toda a minha habilidade como gestor seria colocada à prova.
Minha maior preocupação, no começo, foi que não demitíssemos ninguém e nem atrasássemos os pagamentos. E assim aconteceu, durante a maior crise da história do País. Não desligamos ninguém, nem atrasamos os pagamentos.
Foi quando descobri que há um 3º mal a ser combatido além da demissão e da depressão profissional: a ineficiência nas empresas.
Reduzimos custos, mudamos de imóvel para diminuir o aluguel, cortamos pacotes de telefonia desnecessários, corremos atrás de novos clientes e ajustamos todas as contas. Como eu não tinha salário destes projetos, saí em busca de quem quisesse contratar minhas palestras e meus treinamentos de sucesso na carreira. Tive a oportunidade de palestrar e treinar pessoas nas maiores empresas do Brasil, nos segmentos de bancos, cosméticos, brinquedos, energia, educação, seguros, varejo e imobiliário, entre outros.
Hoje, dou palestras sobre sucesso na carreira, liderança e empreendedorismo, e sempre me lembro da minha mãe, que repetia que Deus fecha uma porta, mas abre uma janela. Só que eu não esperava que a janela fosse tão grande…
Desde 2016, tenho colecionado experiências em uma jornada onde agora levo muitas pessoas comigo. Nestes 3 anos, tive a oportunidade de palestrar nas maiores empresas multinacionais e estive em palcos consagrados no Brasil e no Exterior.
Na coluna que vem, vou contar como estou realizado hoje profissionalmente! Até lá!
Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.