Técnicas para vendas extraordinárias
Sucesso nos negócios não se conquista do dia pra noite. Para conquistar essa posição é preciso investir no desenvolvimento e ir além do trivial. Dentre todos os aspectos que precisam ser aperfeiçoados, a venda é um dos principais.
Um bom atendimento deve incluir um vendedor de alta performance e domínio de técnicas de vendas. Jogo de cintura é indispensável para um bom vendedor, e isso inclui ter empatia e saber conduzir relacionamentos.
Existem várias técnicas que podem auxiliar a equipe comercial da sua empresa. São dicas simples que funcionam como receita de bolo para um bom negócio.
O cliente é o “ingrediente” principal do mundo das vendas e é essa relação que vamos explorar hoje.
A primeira dica pode parecer óbvia, mas também é o motivo de muitas reclamações entre os clientes. Atenda cada cliente como se fosse o único. No processo de venda ou negociação você deve cumprimentar, escutar e apresentar soluções aos clientes.
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É preciso dedicar a devida atenção a esse relacionamento, não apenas pela operação de compra e venda, mas para fundamentar um ambiente de familiaridade. Algo simples como perguntar o nome do cliente e chamá-lo pelo nome cria uma aproximação e personaliza o atendimento.
Uma postura proativa e disponível é outra característica importante que precisa constar em um bom vendedor. E cuidado com a linguagem não verbal. Braços cruzados, mão no bolso e outras ações que podem passar uma mensagem de desinteresse, colocando todas as dicas anteriores a perder.
É preciso ir além na experiência que oferece aos consumidores, disponibilizando um ambiente confortável e receptivo. Para criar essa atmosfera não é preciso muito, basta oferecer um café ou uma água para demonstrar a intenção de fazer com que o cliente se sinta bem.
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Um bom vendedor também deve conhecer o CBVA (características, benefícios, vantagens, atração) dos produtos ou serviços que está apresentando. Assim será possível apresentar soluções reais para as pessoas que estão buscando o seu negócio. E essa dica nos leva a um outro ponto muito importante: não ofereça algo que você não pode cumprir ou que vá além do que as regras da empresa permitem. Transparência e ética são primordiais em qualquer negócio.
Por fim, é importante que a equipe de venda entenda o perfil do cliente para proporcionar uma experiência personalizada em que ele possa provar, pegar, testar e esclarecer as dúvidas sobre o produto ou serviço.
Por mais que o cliente não compre naquele momento, o que ele vai levar é a experiência do ambiente que ele frequentou, os sentimentos e sensações que ele experimentou. Por isso, capriche nas estratégias que pretende usar para surpreender o seu consumidor.
Inconscientemente podemos gerar uma necessidade no cliente. Estimular os cinco sentidos e gerar sensações podem fazer com que o cliente seja fiel a sua marca e isso só ocorre se, de alguma maneira, ele for impactado positivamente.
Gratidão, universo, pela oportunidade de ser uma líder inspiradora.
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Desiree Sbalqueiro, 36 anos, nasceu em Curitiba e é empresária há cerca de duas décadas. Um de seus primeiros empreendimentos foi a Tudo e Cia, loja de produtos e utilidades para casa, aberta em 2005, ao lado de seu marido Nelton Friedrich Junior. Em 2008, fundou a Maria Chica Bijuterias e Acessórios, rede de lojas de acessórios femininos, masculinos e infantis que já conta com dez unidades em Curitiba e Região Metropolitana.