abrir um negócio

Realmente há um perfil para quem quer abrir um negócio?

Muitos brasileiros têm o sonho de empreender para se tornar o próprio patrão! Investir em franquia acaba se tornando um caminho mais eficaz, principalmente para quem não tem experiência com gestão. Afinal, a franqueadora é a responsável por transmitir todo conhecimento e o passo a passo para que o negócio seja conduzido.
Hoje essa é a forma mais segura e prática para começar o próprio negócio. Principalmente se levarmos em conta que se trata de algo já testado e aprovado no mercado onde é possível analisar o que deu certo e o que é necessário mudar.



Mas será que todas essas pessoas que buscam empreender possuem o perfil certo para abrir uma franquia? Como saber reconhecer essas características?
Costumo afirmar aos investidores interessados antes de fechar o negócio que abrir uma franquia requer tanta dedicação quanto abrir algo do zero. A diferença está no suporte, em saber direcionar o caminho certo para condução do empreendimento, e claro, por seguir um padrão e ter um nome já conhecido.
Entre as características indispensáveis para ser franqueado, acredito que a mais importante é a identificação com o segmento que busca abrir. Não basta apenas analisar se dará muito lucro ou não. Sem identificação, o fracasso é questão de tempo. Faça a pergunta: me vejo trabalhando nisso daqui 10 ou até 30 anos?! Se a resposta for sim, siga em frente nesse propósito. Caso contrário, troque o segmento.
Abrir uma franquia requer seguir um padrão. É exatamente o padrão que transforma o negócio. Desde a decoração de uma loja, bem como o atendimento, qualidade dos produtos/ serviços. É como uma orquestra: todos devem estar muito bem alinhados e seguir no mesmo ritmo. Daí a importância da padronização. Algumas franquias até abrem uma brecha para que algumas ações diferenciadas sejam implantadas. Tenho relato dentro da franqueadora de empreendedores que a estratégia para captação de clientes deu tão certo que reaplicamos em toda a rede.
Tudo é questão de conversar! É conversando que se entende e transformamos grandes negócios. Hoje a franqueadora tem que estar disposta a ouvir os próprios franqueados. Saber entender as suas maiores dificuldades.



Outra característica importante é a disponibilidade para se dedicar à gestão. Alguns tipos de negócio possibilitam trabalhar meio período ou nas horas extras, principalmente para negócios home office. Mas para aqueles que possuem loja é necessário estar presente em tempo integral. Estar mais próximo do público. Acompanhar o andamento dos serviços. Verificar o feedback dos clientes. Tomar decisões assertivas é fundamental para o sucesso do negócio. É o olho do dono que engorda o gado!
Organização. Essa é a palavra-chave para tudo na vida! Uma pessoa bem organizada em casa, vai ser organizada no trabalho, na vida pessoal.
Agora as características desejáveis para quem busca abrir algo são: ser comunicativo. Se você tem vergonha de vender algo, então realmente abrir um negócio próprio não é pra você! Por mais que você possa ficar mais na parte de gestão, é necessário entender sobre o serviço/ produto que está oferecendo. Você também será o responsável para lidar com fornecedores, funcionários e clientes.
Também é necessário ter facilidade para lidar com pessoas. Lembre-se: você será o líder de sua equipe de funcionários e transmitirá aos mesmos as orientações que receber da franqueadora.
Muitas franquias não exigem experiência com gestão ou com o segmento que busca abrir. Mas é claro que um pouco mais de conhecimento em administração e negócios possibilitará conquistar um resultado mais rápido.



E por último, mas não menos importante, é necessário dispor do capital total necessário para o investimento na implantação de uma unidade.
Abrir um negócio próprio é como um casamento. É necessário namorar antes (pesquisar o mercado), noivar (buscar uma franquia e conhecê-la), para então casar (fechar o acordo). Antes de comprar uma franquia, é necessário analisar com muita cautela, passo a passo, se você tem perfil para empreendedor e identificação com o negócio. Essa escolha influenciará sua vida por muitos anos.

 

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Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.

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