O que a Pandemia do Coronavírus vai trazer aos empreendedores!
Chega de notícias ruins!
Vamos pensar no futuro, afinal, este momento pelo qual estamos passando vai terminar e precisamos nos preparar!
Toda crise gera oportunidades e a própria História mostra isso. Não é de hoje que grandes crises econômicas, sanitárias ou políticas fizeram as sociedades evoluírem e darem um salto gigantesco em costumes, criando novas oportunidades.
As ideias mais inovadoras acontecem nesses momentos, pois a busca por soluções conjuntas revela gênios que estavam invisíveis.
Historicamente falando, a própria China tem saído na frente quando o assunto é crise sanitária e ameaça de pandemia, afinal, é um País que convive com epidemias desde 2003. Muitas concentrações públicas não são permitidas, portanto, na indústria do entretenimento novos protocolos serão criados em relação à proximidade e à higiene.
Definitivamente, as empresas que antes estavam esperando para fazer sua transformação digital agora farão a passos largos ou vão desaparecer – não será uma questão de escolha, mas de sobrevivência. Na China, a tecnologia avançou muito a virtualização das escolas, indústrias, comércio e relações sociais.
Aqui, assim como no resto do mundo, não será diferente – vai continuar crescendo o delivery, portanto, cresce o número de profissionais entregadores, motocicletas, patinetes, bicicletas, capacetes, luvas, botas, caixas térmicas de transporte, suportes para mercadorias, capas, lonas e serviços de manutenção para estes veículos.
E este é só um exemplo de oportunidade – será um mundo de oportunidades para empreender. Para novos problemas novas soluções.
Crescerá, também, a indústria de embalagens de comida, transporte e conservação, assim como a indústria de software e aplicativos e smartfones, aumentando a demanda por profissionais de tecnologia que sabem fazer expansão de redes e cabeamento.
Cresce, ainda, a indústria de cadeiras, mesas e acessórios para preparação de escritórios home office, aumentando substancialmente os pacotes de Internet bem como a venda de aparelhos de ginástica.
E não para por aí! Cresce, também, a indústria do self, formada por tudo aquilo que puder ser colocado em um kit de “Faça você mesmo” – cada dia mais aparecerão escovas inteligentes para cabelo, cujo próprio aparelho vai secar hidratando os fios com produtos acoplados à própria máquina.
A área da educação também vai mudar radicalmente, cada vez expandindo mais o ensino a distância.
As empresas vão rever o conceito de “open space”, aqueles estilos de espaço aberto para todos trabalharem juntos. Terão mais cabines esterilizadas, inclusive até as portarias dos prédios, bloqueios e catracas, além de contar e identificar o entrante, também terão medidores de temperatura e, num futuro não distante, quem sabe identificarão doenças contagiosas!
Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.