O que é identidade visual?
A identidade visual de uma empresa é a primeira impressão que o cliente terá com o seu produto e/ou serviço, ela é a responsável por trazer lembranças de sua marca ao seu público.
A identidade visual é dividida e contemplada por algumas partes que são: Nome da empresa/negócio, conjunto de cores utilizadas, logotipo, slogan, mídias sociais, material gráfico, entre outros…
- Nome da empresa/negócio
O nome da empresa pode ser criado com foco em similaridade com o produto/serviço, como por exemplo Portal Empreendedorismo, ao ler o nome já sabemos que se trata de algo voltado ao empreendedorismo.
Outra forma que muitas pessoas optam é utilizar o nome, sobrenome ou algumas siglas dos sócios da empresa para se formar em um único nome.
- Conjunto de cores utilizadas
As cores utilizadas na identidade visual é de muita importância, pois é ela que irá transmitir algumas sensações e o que muitas pessoas não sabem é que existem significados para cada tipo de cor. Veja o exemplo abaixo:
Existem muitos significados na internet, este acima é apenas simplificando os principais resultados. Recomendamos que seja utilizado no máximo 03 cores para uma identidade visual e criação de marca.
- Logotipo
O logotipo também pode ser chamado de logo e também é conhecido como logomarca (o que é a forma errada de pronunciar conforme alguns profissionais de publicidade e marketing), ele é a imagem que as pessoas fixarão na mente. O logo pode ser criado com um simples conjunto de letras, tipografia (tipo de fonte), formatos e símbolos.
O logotipo deve ser construído/criado levando em consideração as principais atividade da empresa, ele em um contexto geral deve representar profundamente o que a empresa tem a oferecer de forma clara.
- Slogan
Slogan é o nome dado a uma frase de impacto que é mostrada logo após o logotipo. É uma pequena frase de efeito que tem o objetivo de fixar ainda mais a marca da empresa e que seja repetida de forma natural pelas pessoas. Veja alguns exemplos:
- Mc Donald’s, amo muito tudo isso!
- Havaianas, todo mundo usa!
- Quem pede um, pede Bis.
- Tomou Doril, a dor sumiu.
E assim por diante! Sugerimos que você crie um slogan bem chamativo e fácil de lembram.
- Mídias sociais
Agora que você já aprendeu todas as etapas anteriores da identidade visual, será muito mais fácil de você andar em conjunto com suas mídias sociais.
É importante que as imagens publicadas em suas mídias sociais sejam personalizadas e que condizem com a sua identidade visual. Vejamos um exemplo: Se a identidade visual da sua empresa é mais clean, as imagens divulgadas nas mídias digitais também tem que ser cleans para passar a mensagem correta ao público-alvo e não ter nenhum tipo de ruído na mensagem.
- Material gráfico
Assim como as mídias sociais o material gráfico também precisa estar de acordo com toda identidade visual.
Sendo assim todas as partes citadas precisam se conversarem e estar de acordo com a missão, visão e valores da empresa, para gerar um maior reconhecimento, maior credibilidade e atrair potenciais clientes.
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