Saiba tudo sobre a cirurgia de pedra na vesícula
O Dr. Iuri Tamasauskas, Cirurgião Geral do Hospital Albert Sabin de SP, explica quando essa intervenção é necessária, seus riscos e muito mais.
A vesícula é um importante órgão do sistema digestório humano. Exerce a função de reservar e concentrar a bile produzida pelo fígado para, após, ser liberada no intestino delgado. A bile tem a função de emulsionar as gorduras dos alimentos digeridos e ajudar na absorção de nutrientes como as vitaminas A, D, E e K.
O excesso de sais ou colesterol podem formar cálculos, ou pedras, na bile e prejudicar a passagem para o intestino. Essas pedras não digeridas ficam na vesícula e causam dor e mal-estar na região abdominal. “Junto com a dor abdominal, as pedras na vesícula podem causar dor nas costas, náuseas e vômitos, porém, algumas pessoas podem não apresentar nenhum desses sintomas”, explica o Dr. Iuri Tamasauskas, Cirurgião Geral do Hospital Albert Sabin (HAS), de São Paulo.
Além dos já citados excessos de sais e colesterol, são vários os fatores de risco para o aparecimento das pedras na vesícula e outras doenças biliares. Idade avançada, gênero, frequência de atividade física, alimentação e estilo de vida são alguns deles.
O diagnóstico é feito através de uma ultrassonografia de abdômen e a cirurgia para a retirada da vesícula, chamada colecistectomia, é indicada nos casos de inflamação, cálculos ou câncer. “A chamada cirurgia convencional é feita através de um corte no abdômen para a retirada do órgão. Já a laparoscopia, que consiste em apenas quatro furos no abdômen, é, além do paciente sentir menos dor no pós-operatório, bem menos invasiva”, esclarece o Dr. Tamasauskas.
O paciente, geralmente, fica internado por um dia, no caso da cirurgia por laparoscopia, ou dois, no caso da cirurgia com corte. A recuperação é rápida, podendo o indivíduo retornar às suas atividades normais em até duas semanas. É recomendado que o paciente não fique sentado ou deitado por muito tempo e a dieta deve ser pobre em gordura.
Portanto, o mais indicado para quem está tratando e aos que querem evitar pedras na vesícula é restringir ao máximo o consumo de frituras como salgadinhos, batata frita e alimentos empanados e fritos, por exemplo. As carnes vermelhas, que possuem muita gordura saturada, assim como biscoitos recheados, pipocas de micro-ondas e alimentos congelados, tais como pizzas, lasanhas e hambúrgueres, também devem ser evitados. “Cultivar hábitos saudáveis, como alimentação regrada, atividade física constante, evitar o excesso de álcool e não fumar, é a melhor forma de se resguardar dessa e das demais doenças biliares”, finaliza o cirurgião do HAS.
Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.
Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.
O Hospital Albert Sabin de SP foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.
Com estrutura de última geração e corpo clínico altamente qualificado, em tempos de pandemia do novo coronavírus, tem entradas e instalações separadas para pacientes eletivos e, no pronto socorro, pessoas com suspeita de COVID-19 são separadas imediatamente na triagem, portanto, têm o fluxo diferente dos demais. Os profissionais do HAS atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.
Excelência de atendimento, Certificado Nacional de Qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.
Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital – novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.
Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes.
Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!