Como se livrar da inveja?
Muitas pessoas sentem-se incomodadas ao perceberem a inveja alheia recaindo sobre si mesmas, principalmente quando a vida dá seus tropeços. Como neutralizar essa energia em nossas vidas?
Todos nós podemos ter nossos modelos, ídolos, gurus, mentores e assim por diante. Pessoas que nos inspiram e nos motivam a buscar nossos objetivos. Em Programação Neuro Linguística, esse é um dos aspectos do que é chamado de “modelagem”, quando modelamos, ou seja, adotamos um modelo a ser seguido.
Nós podemos, inclusive, servir de modelo para outras pessoas, inspirando-as. E isso nada tem a ver com inveja. Podemos desejar ter uma situação, uma experiência ou uma conquista semelhante à de outra pessoa. Isso nada tem a ver com inveja.
O problema da inveja é que o invejoso não se motiva ou se inspira no outro. Ele quer o que o outro tem, o lugar e a experiência que o outro conquistou.
Primeira luz: Só é invejado quem tem realizações
O problema do invejoso é que ele não quer um carro igual ao seu. Ele quer o SEU carro. Ele não deseja ter uma posição social ou profissional igual a sua. Ele quer estar no seu lugar. Mas, acredite, isso pode ser a sinalização de algo bom.
Como já dissemos, nada de errado querer ter as próprias conquistas, inspirando-se na experiência de outras pessoas. Se definir um objetivo, dirigir ações e atitudes no sentido de alcançá-lo, é positivo por ser motivador. O problema é querer o que o outro tem, ao invés de conquistar algo igual para si. Lembre-se: o universo é abundante e há recurso para todos.
Quem se sente invejado, é porque está em posição melhor do que o invejoso. Portanto, aqueles que não querem ser invejados, basta ficar em casa sem fazer nada. Mas, aí, qual o propósito, o sentido e o sabor da vida?
Portanto, a inveja pode ser um sinalizador do seu sucesso. Se está despertando inveja, é que está realizando, conquistando e que seu caminho está na direção certa.
Segunda luz: Só é envenenado quem se deixa envenenar
O veneno mais mortal e maligno, se mantido dentro de um frasco, lacrado, não terá efeito algum. O veneno só será letal para aqueles que o consumirem.
Assim é a inveja. Ela só lhe fará mal, se deixar envenenar-se por ele. Lembre-se: inveja PODE ser uma forma de sinalização. Essa é a única serventia. Nada de utilizá-la como desculpa, para lamentar-se ou se fazer de vítima.
A forma de beber deste veneno é envolver-se emocionalmente com a inveja que lhe foi direcionada. Uma vez que tomou ciência da inveja alheia, abandonar a energia. Lembre-se: ele é apenas um sinalizador de que algo não está funcionando bem.
Se você sintoniza uma rádio que transmite notícias o tempo todo, será difícil ouvir o estilo musical que você gosta a maior parte do seu dia. Por outro lado, se você sintoniza uma rádio dedicada a música, será mais difícil saber notícias em profundidade.
Da mesma maneira, se você mantiver sua energia nas suas conquistas, na alegria, na satisfação estará em uma sintonia alta, onde a inveja não atinge. Isto porque, obviamente, por ser uma atitude ruim, a sintonia da inveja provavelmente é baixa.
Portanto, deixe os sentimentos de vingança, tristeza, inconformismo de lado. Mantenha-se na energia que estava quando postou aquela foto feliz ao lado da sua família e de suas conquistas.
Terceira luz: A inveja pode mover para o lugar do propósito
Se nada está acontecendo na sua vida, cuidado. Todos que estão no caminho sucesso da realização do propósito de vida, da autor realização, está sendo invejado.
Quando perceber que as pessoas que você está convivendo estão, de certa forma, tirando suas energias, por causa da inveja, é possível (veja bem, é uma possibilidade que deve ser estudada) que esteja no local errado ou com pessoas que lhe limitam a ação.
Sentir-se mal em um lugar por causa da inveja, portanto, pode ser um sinal de que é hora de mudar, buscar novos caminhos, desafios e relacionamentos mais saudáveis e úteis para seus objetivos.
Lembre-se que a vida é dinâmica e pode ser que hoje você tenha que se afastar de invejosos mesmo que sejam muito próximas e queridas. Mas, com o tempo, pode ser que encontrem seu próprio caminho, mudem a sintonia e possam, novamente, voltar a conviver com você. Então, deixe de remorsos e decida-se afastar do que lhe faz mal, do que lhe é tóxico, mas, sempre, de forma gentil e educada e. principalmente, sem acusações.
Quarta luz: Seja inspirador ao invés de invejoso
Finalmente, tenha atitude de realizar e conquistar. Busque sempre a excelência em tudo o que faz, pois entregando para vida o seu melhor, a vida lhe retribuirá com o melhor que ela tem a oferecer.
Seja luz, ao invés de colocar-se na sombra de outras pessoas, invejando a posição delas. Há espaço para todos no pódio da vitória. Então, chega de perder tempo e vamos que é hora de realizar.
Neste artigo, foi possível compreender a diferença entre sentir inveja e inspirar-se em outras pessoas. Também qual pode ser o novo significado de ser invejado que lhe trará mais conquistas para a sua vida, e como fazer para livrar-se desta energia desnecessária e indesejada.
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Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.
Entre suas atividades profissionais, destacam-se:
LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001
- Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
- Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
- O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004
ACADÊMICAS
- Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales. - Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
- Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
- Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
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- Avaliador técnico Guia do Estudante.
PROFISSIONAL
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- Editor;
- Empresário, indústria de brinquedos;
- Palestrante Profissional RPP e Coach.