Pedagogia Inovadora e Responsável em Empreendedorismo e Educação em Gestão
A intenção desse texto e aumentar a compreensão acadêmica de como a educação para o empreendedorismo precisa se ajustar, mudar e se desenvolver para atender às necessidades de um mundo complexo e em mudança.
Este mundo foi descrito em termos de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (VUCA) (ver Petrie 2019), conforme evidenciado na recente pandemia Covid-19 e outros desastres de grande escala, todos colocando pressões adicionais sobre alunos e educadores.
Focada especificamente no tema empreendedorismo, busco colocar questões-chave sobre uma pedagogia empreendedora para o futuro que seja inovadora, ágil e responsável na oferta de novas soluções para os problemas mundiais que hoje enfrentamos.
O empreendedorismo pode ser definido como uma “atividade que envolve a descoberta, avaliação e exploração de oportunidades para a criação de novos empreendimentos para introduzir novos bens e serviços, formas de organização, mercados, processos e matérias-primas por meio de esforços de organização que não existiam anteriormente (Shane e Venkataraman, 2000).
Essa visão implica que o empreendedorismo é um processo e que pode ser aprendido. A educação para o empreendedorismo pode ser definida como “desenvolver a mentalidade, o conjunto de habilidades e a prática necessários para iniciar novos empreendimentos” (Neck e Corbett, 2018) e é vista como competência-chave para a
aprendizagem ao longo da vida.
A educação para o empreendedorismo está agora em um ponto de inflexão onde é essencial construir uma base de conhecimento sobre ensino e aprendizado de empreendedorismo que pode ajudar educadores em seu desenvolvimento de ensino.
No rescaldo da pandemia de Covid-19 e outros desafios mundiais, prevemos que a pedagogia pertinente à educação empreendedora no setor de ensino superior precisará mudar a fim de estar mais sintonizado, consciente e capaz de incluir as partes interessadas. Assim, este IS chama a atenção para a educação para o empreendedorismo
responsável. Refletindo:
- Como a educação para o empreendedorismo precisa mudar e se adaptar para atender às
necessidades dos alunos em um período de incerteza global? - Quais são as habilidades e a mentalidade necessárias para descobrir oportunidades, avaliar e iterar e, por fim, executá-las?
- Como podemos aprendê-los melhor?
- Como avaliamos esse aprendizado?
- Qual o papel do setor de Ensino Superior na promoção de abordagens empreendedoras
que resultarão em práticas empresariais responsáveis? - O que a pedagogia responsável significa na realidade, para educadores, alunos e partes
interessadas? - Como os elementos da inovação responsável (antecipação, inclusão e reflexão) podem ser integrados na educação em gestão?
- Como pode uma educação construída sobre princípios de inovação responsável permitir o empreendedorismo humano e práticas de inovação?
- Como um currículo construído com base na inclusão das partes interessadas pode
preparar os alunos para uma atuação responsável na vida profissional?
Mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.