Por que os seus clientes não te escutam
Resposta curta: porque provavelmente a sua marca não fala. Resposta longa:
A gente sabe qual é o objetivo de todo setor de marketing de uma empresa, ou de uma campanha: comunicar alguma coisa, expressar alguma ideia que, mesmo que indiretamente, em algum momento no futuro vai gerar uma venda.
E pra isso, a gente passa horas e investe milhares de reais desenhando aquela ação perfeita, com visuais extremamente planejados que chamam a atenção para palavras cuidadosamente esculpidas para que façam o efeito desejado no consumidor.
E eu acredito de verdade que tudo isso é essencial para que uma marca consiga chamar a atenção e conquistar novos clientes. Mas eu também acredito que a maioria das empresas deixa de usar uma ferramenta extremamente eficiente, que traz um canal direto para as emoções mais instintivas de um ser humano: o som.
O som é extremamente poderoso. Se você não acredita, experimenta assistir um filme de terror no mudo. Duvido que você sinta medo. A audição é o único sentido que não conseguimos “desligar”. Nós podemos fechar os olhos para não ver.
Nós podemos prender a respiração para não cheirar. Nós não podemos desligar nossos ouvidos. E existe uma razão científica pra isso: o som é o canal direto para a parte mais primitiva do nosso cérebro, nosso sistema de “luta” ou “fuga”.
Quando ouvimos um barulho alto inesperado, como um trovão, imediatamente ficamos atentos, nossos sentidos se aguçam e sentimos uma leve dose de adrenalina ser liberada em nosso sangue pois a gente sabe que alguma coisa está diferente.
Instantaneamente, nosso cérebro puxa memórias, emoções e pensamentos para que você possa reagir a esse som. A resposta não é racional, é emocional, é instintiva, é verdadeira, e é extremamente rápida (menos de 50 milissegundos!) . Se uma imagem fala mais do que mil palavras, para o seu cérebro, um curto som fala mais do que mil imagens.
E você deve estar se perguntando agora: o que isso tem a ver com meus clientes?
Calma, eu vou chegar lá. Antes, eu quero que você pense: qual a cor do segundo “o” de Google? O que estava escrito no último anúncio que você teve vontade de clicar?
É bastante improvável que você lembre com certeza disso. Mas agora pensa nisso: como você se sentiu quando assistiu o seu filme favorito pela primeira vez? Onde você estava quando descobriu o seu artista ou banda favorito?
O que faz você lembrar, não é um esquema de cores bem pensado, ou uma frase bem escrita (esses dois pontos tem muito mérito também, mas para outras coisas e outros objetivos). O que faz você lembrar disso, é a emoção. Emoção torna as experiências memoráveis. E o som é a maneira mais rápida, eficiente e barata de atribuir emoções às experiências.
Experiência + Emoção = Memória.
Entender quanto o som pode influenciar nas emoções das pessoas abre um mundo de possibilidades. O som já é utilizado para atrair novos clientes, fidelizar clientes existentes, motivar um time profissional, fazer clientes circularem mais rápido ou mais devagar… E isso é só a ponta do iceberg.
Por outro lado, uma emoção negativa pode trazer uma memória desastrosa em relação a sua marca. Por isso é tão importante planejar o que o seu cliente vai ouvir no seu comercial, na sua loja, no seu ambiente. E não estou falando de apenas música.
Que tipo barulho você ouve em seu ambiente? Que tipo de notificação sonora o seu aplicativo faz? Em que tipo de podcast você está anunciando? Que estilo de música o influenciador que você contratou toca/compartilha? Qual o barulho da porta de entrada do seu estabelecimento? Seus vendedores precisam afundar o telefone no ouvido para conseguir ouvir o cliente em meio a uma sala extremamente barulhenta?
É impossível fugir da influência do som. A escolha que você deve fazer, é: a sua marca, o seu negócio, tem barulho da rua? Tem barulho de um ventilador? Quem sabe é uma estação de rádio local tocando pelos alto falantes? Ou uma playlist aleatória que você encontrou pronta?
Ou será que a sua marca tem voz própria?
Pedro Zimmer é um produtor de áudio que ajuda artistas, marcas, empresas e profissionais a compartilhar suas histórias meio do som, Graduado em Music Production pela Full Sail University, já atuou no mercado brasileiro e internacional, trazendo novas possibilidades para seus clientes engajarem emocionalmente com o público, trazendo mais resultados, fidelidade e lucratividade.