O que preciso para começar a minha carreira no entretenimento
O que preciso para começar a minha carreira no entretenimento

O QUE EU PRECISO PARA COMEÇAR A MINHA CARREIRA NO ENTRETENIMENTO?

Cada vez mais ouço essa pergunta; “O que preciso para começar a minha carreira no entretenimento?” Nos momentos mais diversos, tem sempre alguém para me fazer esta pergunta. Achei que esta seria uma boa oportunidade para responder esta pergunta que pelo visto, interessa a tantas pessoas.

  • Amor & Dedicação – Para trabalhar com entretenimento é necessário ter amor e entrega acima de tudo. Qualquer que seja a área de atuação na indústria; shows, esportes, feiras e congressos, cinema, música, eventos ao vivo, ou qualquer outra área, demanda muita dedicação e entrega.

Não é uma profissão onde se trabalha de 9h da manhã às 5h da tarde, com finais de semana, feriados e férias garantidas. Nesta profissão não existe horário, virar a noite montando eventos e apagando incêndio é o cotidiano de todos os profissionais desta área.

O objetivo de toda ação de entretenimento é promover uma experiência única e para isso acontecer o profissional de eventos tem que dar tudo de si, inclusive tempo e disponibilidade. Para tanto, amor ao ofício e entrega são os primeiros ingredientes para quem quer ingressar neste ramo.

  • Adaptabilidade – Uma das missões do profissional de eventos é antever todas as possibilidades de falhas, imprevistos e erros que podem acontecer e eventualmente comprometer o projeto.

Usando um evento ao vivo como exemplo, um problema de queda de energia sempre pode acontecer então é no mínimo prudente que um evento como este tenha sempre um gerador de energia locado e instalado no complexo onde o evento acontece.

Os mais prudentes ainda, contratam um segundo gerador para que caso o primeiro apresente algum problema, este segundo esteja pronto para cobrir qualquer demanda ou necessidade.

Isso é pensar a frente e estar preparado para imprevistos, eles sempre vão acontecer e um bom profissional de eventos tem que conseguir ter “jogo de cintura” e flexibilidade para improvisar, e resolver as adversidades que eventualmente surgirem.

É importante ressaltar que esta adaptabilidade tem que vir acompanhada de criatividade além do amor e da entrega, ambos mencionados acima.

  • Relacionamento – Esta é uma palavra-chave em todas os momentos e todos os níveis. Ter um bom relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e colegas é fundamental!! É este relacionamento que vai trazer um cliente novo, que vai proporcionar soluções, que vai abrir portas para novos patrocinadores e muito mais.

Conhecer pessoas que transitam no universo onde se pretende atuar é imprescindível. O entretenimento é uma indústria onde a todo tempo se contratam fornecedores de diversas áreas, confesso que em mais de 20 anos de mercado, nunca conheci uma empresa que trabalhasse apenas com seus próprios funcionários.

O bom relacionamento vai fazer com que você e sua empresa sejam chamados para participar das concorrências ou até serem contratados diretamente. Essa é apenas uma das formas onde o bom relacionamento pode ser o diferencial.

  • Responsabilidade – De uma forma bastante simplista, o entretenimento não existe sem o público consumidor e nem sem os patrocinadores. Para o patrocinador, também chamado de cliente, estamos constantemente vendendo algo que não é palpável ou que não existe. Já com os consumidores a situação é um pouco diferente, uma vez que eles já vêm o produto final pronto e entregue.

A concorrência neste mercado é muito grande e cada detalhe conta para satisfazer e fidelizar patrocinadores e consumidores. Por isso nos dois casos, a responsabilidade com a entrega é importantíssima!!

Para o patrocinador é fundamental entregar tudo o que foi combinado no momento da venda e da assinatura do contrato. Uma tática muito utilizada pelos promotores e realizadores de evento é prometer menos do que se tem para entregar.

Guardar algumas cartas na manga é uma excelente opção para seduzir o cliente e ainda pode ajudar em situações difíceis. Em uma certa oportunidade, tive uma situação muito delicada porque por motivos técnicos, não ia ser possível entregar uma parte do que foi prometido ao cliente.

Tínhamos algumas excelentes propriedades “na manga” e foi o que usamos para compensar o que o cliente estava perdendo. Todos ficaram felizes e o bom relacionamento prosseguiu.

Manter o que foi combinado é fundamental na relação com patrocinadores, e a experiência inédita, especial e inesquecível é fundamental para fidelizar cliente e consumidores. Para isso, o promotor ou realizador do evento tem que ter responsabilidade e comprometimento e nunca deixar de pensar na entrega e na experiência que está sendo proporcionada para todos.

  • Atualização – Finalmente, como em toda profissão, estar atualizado é no mínimo necessário, para não dizer indispensável. Se manter atualizado, inclui acompanhar mídias on e off-line, participar de grupos, redes sociais, e consumir toda informação que estiver disponível sobre concorrentes e o mercado em geral.

Este artigo poderia se alongar com muitas outras dicas e conselhos, mas o profissional que pretende entrar na indústria do entretenimento e se propuser a trabalhar com amor, dedicação, adaptabilidade, conseguir manter um bom relacionamento, tiver responsabilidade e se mantiver atualizado, sem dúvida alguma vai começar muito bem e tem tudo para ter um excelente desempenho e  grande sucesso profissional.

Andrea Carvalho_Portal Empreendedorismo

ANDREA CARVALHO é advogada com Pós Graduação em Direito Empresarial e mestrado internacional em Entertainment Business concluído na Full Sail University na Florida. Com mais de 20 anos atuando na indústria de entretenimento Andrea tem perfil multidisciplinar tendo experiência diferenciada nas áreas negócios, planejamento estratégico, patrocínio, marketing e relacionamento com clientes.

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