Como vender mais e melhor usando podcasts
Como vender mais e melhor usando podcasts

Como vender mais e melhor usando podcasts

Em primeiro lugar: não comece um podcast. Pelo menos não por enquanto. O podcast é uma mídia fantástica, mas nem toda empresa deve ter o próprio. Mas mesmo que você ou a sua empresa não devam ter um podcast, não significa que a mídia não possa trazer ainda mais vendas e resultados para o seu negócio.

A internet anda rápido. Por isso, a cada ano, mês, ou stories do Instagram, ficamos sabendo de uma nova “tendência” do marketing e precisamos “aproveitar” essa chance “imperdível” de persuadir pessoas a transferirem seu suado salário para comprarem seja lá o que estamos vendendo.  E o podcast foi uma delas.

Ter um podcasts próprio “é a chance de sua empresa tomar controle da narrativa”; “aproximar-se de seus clientes” ou “criar autoridade sobre seu segmento” são algumas das frases prontas que provavelmente você já ouviu. E não me entenda mal, elas não são falsas… mas na maioria dos casos, para a maioria das empresas, elas não servem.

Podcasts são peças de entretenimento. Assim como filmes, séries e livros de ficção. Sim, muita gente aprende com podcasts, assim como muita gente aprende com documentários do Discovery Channel. Continua sendo entretenimento. É aquilo que é interessante, engraçado, intrigante ou útil o suficiente para fazer uma pessoa decidir deixar de ouvir seu artista favorito no caminho do trabalho, para ouvir alguém palestrando sobre alguma coisa sem ser interrompido.

É aquilo que torna o trânsito menos estressante, o metrô lotado menos cansativo, a pia de louças sujas menos intimidadora. E conseguir fazer isso, é difícil, custa caro, leva tempo (a não ser que você seja o Joe Rogan).

Mas se é tão difícil, caro e demorado, como o Podcast pode trazer resultados? Por quê o mercado americano prevê pelo menos um bilhão de dólares em investimentos em publicidade em podcasts para o ano? Pois bem: podcasts criam confiança. Ouvintes confiam nos apresentadores. É claro, essa confiança demorou para alcançar um patamar grande o suficiente para ser comercializada. Mas ela já existe em podcasts independentes já consolidados.

Como produtor de áudio, eu ouço semanalmente mais podcasts do que é saudável um ser humano consumir durante a vida toda. Por causa disso, posso afirmar categoricamente: existem muitos podcasts INCRÍVEIS, com públicos extremamente fidelizados e com números relevantes que estão esperando o patrocinador certo para fazer essa confiança render. Mais de 60% das pessoas que ouvem podcasts já consumiram algo que foi anunciado em um podcast.

Provavelmente já existe um podcast específico o suficiente para reunir a quantidade ideal de pessoas que estariam interessadas em saber sobre os seus serviços ou produtos. Se você aparecer consistentemente na frente dessas pessoas, o retorno é uma questão de tempo e consistência.

Com algumas excessões, podcasts são geralmente extremamente nichados. Ou seja, você pode atingir uma parte muito específica do público. Podcasts permitem que você vá além dos defasados “demográficos” (idade, gênero, localização) e explore os inovadores (e eficientes) “psicográficos” (personalidade, interesses, valores, estilos de vida).

Para a fábrica de camisetas da Ferrari, não importa se o comprador é um menino de 14 anos do interior do Paraná, ou uma mulher de 54 anos de São Paulo. O que importa, é que o comprador gosta de Formula 1, e descobriu que as camisetas estavam em promoção no podcast que contou o que aconteceu na última corrida.

É dessa maneira, que você e a sua empresa vão encontrar o resultado mais eficiente e rápido utilizando podcasts. Alguém provavelmente já fez todo o trabalho duro de criar um podcast muito legal e juntar um número de pessoas interessadas em algo que tenha a ver com o que você ou a sua empresa oferece. Você não precisa criar algo novo.

As pessoas já confiam nesse criador, a voz dele já é o suficiente para trazer novos clientes para você. E além disso, ao apoiar um criador de podcasts independente, além de mostrar os seus produtos em uma vitrine muito eficiente você está mandando uma mensagem para seus clientes dizendo: “eu me importo com vocês, e sei que vocês gostam desse podcast, por isso estou financeiramente possibilitando que ele continue”. E com isso você não só ganha clientes. Mas você também ganha o seu espaço dentro dessa pequena comunidade.

Pedro Zimmer

Pedro Zimmer é um produtor de áudio que ajuda artistas, marcas, empresas e profissionais a compartilhar suas histórias meio do som, Graduado em Music Production pela Full Sail University, já atuou no mercado brasileiro e internacional, trazendo novas possibilidades para seus clientes engajarem emocionalmente com o público, trazendo mais resultados, fidelidade e lucratividade.

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