Turismo Genealógico – uma novidade para quem busca resgatar sua história
Imagine participar de uma experiência que mistura Turismo e História? Agora, imagine se esta história for sobre suas origens e seus antepassados? É assim que funciona o Turismo Genealógico, nicho do Turismo Cultural que funciona como uma oportunidade de resgate de origens e descoberta de laços com antepassados e pessoas que fazem parte da construção de quem somos.
A ideia surgiu de uma demanda de descendentes que sentem vontade de conhecer sua terra de origem – a Itália -, sobre a qual sempre ouviram falar por meio de histórias de seus pais e avós.
A viagem de retorno é fundamental para descobrir essas raízes. Catia Dal Molin, Mestre em História e fundadora do projeto Gens Turismo Genealógico Itália (https://www.gens-tg.com/) faz parte do grupo histórico Le Arti per Via, de Bassano del Grappa, em Vicenza, na Itália, e está à frente deste lindo projeto. Há muitos anos é empenhada em divulgar a história e a cultura dos seus antepassados.
O objetivo da novidade é proporcionar uma experiência emocionante e plena de memórias, registros, fatos e informações que, certamente, surpreenderão os ítalo-descendentes por meio de um programa único e personalizado que toca todos os sentidos para fazer da viagem das origens uma experiência marcante.
A partida ocorre da cidade onde nasceu o antepassado, vivendo plenamente a cultura local de acordo com as exigências e as expectativas de cada cliente. Repercorrendo os lugares dos nossos nonnos, reconstruímos nossa essência e, certamente, por meio do Turismo Genealógico, o turista descobre algo que o pertence, suas memórias afetivas, suas raízes e a história da sua família e dos seus antepassados.
Nesta parceria, a empresa Ser Italiano, que há quase 10 anos oferecendo serviços relacionados ao processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, fica responsável por fazer a pesquisa sobre os antepassados da família, descobrindo as origens e costumes da época. Com nosso trabalho, é possível resgatar as raízes e, junto à Gens, montar um roteiro de atrações que proporcionam ao descendente uma imersão na cultura italiana e uma experiência única.
Patricia Mora, bisneta do italiano Giovanni Mora e filha do historiador Ivo Jordão Mora, vive na Itália desde 2011, depois de passar 11 anos na fila do Consulado Italiano em São Paulo (SP) para obter sua Cidadania Italiana. A experiência intercultural que seria de apenas um ano mudou quando ela se casou com um italiano de Bassano del Grappa, em 2015.
Sua paixão pela Itália começou quando ainda era criança e ouvia as histórias do seu bisavô, um alfaiate italiano. A menina nascida em Sorocaba (SP) cresceu, fez faculdade de Análise de Sistemas na UNISO, pós-graduação também na UNISO em Produção e Logística e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
Sua carreira profissional estava deslanchando até que, quando tinha 36 anos de idade, resolveu ir para a Itália e lá vive até hoje. Com a semente plantada por seu pai, que há mais de 30 anos já fazia pesquisas genealógicas, Patricia transformou em trabalho sua paixão em ajudar as pessoas que pediam para ela algum tipo de orientação para obter Cidadania Italiana.