Os benefícios de possuir seu próprio negócio
Existem muitos desafios ao operar seu próprio negócio. Para muitas pessoas, porém, as recompensas de administrar uma empresa superam em muito as dificuldades.
Na verdade, 76% daqueles que decidem ter sua própria pequena empresa estão “um tanto felizes” ou “muito felizes” com sua decisão, de acordo com uma pesquisa de 2020 conduzida pela Small Business Trends Alliance da Guidant Financial.
Essa linha de trabalho também não é voltada apenas para o espírito empreendedor. Administrar uma empresa pode ser empolgante para muitas pessoas e por diversos motivos. Esteja você procurando um estilo de vida flexível, ansioso por inovar ou simplesmente deseja mais controle sobre seu trabalho e potencial de ganho, há muitos benefícios em administrar seu próprio negócio. Aqui estão apenas alguns dos maiores.
Independência e Controle
Você já trabalhou em um emprego em que acha que poderia se sair melhor se tivesse controle sobre como o trabalho era feito? Vamos enfrentá-lo, os trabalhos podem ser restritivos e às vezes não permitem que você maximize seu conhecimento e habilidade.
Quando você constrói seu próprio negócio, você faz o que quiser, como quiser, quando quiser. Você desenvolve o produto ou serviço no nível que você acha que é o melhor. Você tem sistemas e rotinas que funcionam melhor para você. E se você precisa de uma tomada de energia no final da manhã ou à tarde para aumentar a criatividade e a produtividade, você pode tomar uma.
Recompensas financeiras
É verdade que as estatísticas sobre o sucesso empresarial podem parecer sombrias. Afinal, cerca de 50% das empresas sobrevivem até cinco anos. Dito isso, há muito que você pode fazer para melhorar suas chances de sucesso e, de fato, dependendo de seus objetivos, abrir uma empresa pode ser a melhor opção financeira do que trabalhar para um empregador.
Como proprietário da empresa, você pode definir preços e aumentar seu salário com a empresa. Quando você acrescenta os benefícios fiscais às empresas, pode acabar ganhando mais do que ganharia em um emprego.
Flexibilidade
Administrar uma empresa pode funcionar bem para muitos estilos de vida diferentes. Para as mulheres, especialmente, ter seu próprio negócio pode dar a flexibilidade de estilo de vida necessária para constituir uma família e ainda ter uma carreira de sucesso.
Os negócios pertencentes a mulheres têm aparecido em um ritmo mais rápido do que os novos negócios em geral – 21% ao ano contra 9%, respectivamente, de 2014-2019. De acordo com uma série de estudos de caso do National Women’s Business Council, flexibilidade foi um fator importante para muitas mulheres que decidiram buscar o empreendedorismo.
Os trabalhadores da geração Y e da Geração Z são conhecidos por buscar flexibilidade em seus locais de trabalho, e administrar uma empresa pode funcionar bem para muitos deles.
Da mesma forma, as pessoas que estão perto da aposentadoria ou já aposentadas podem descobrir que ter seu próprio negócio lhes dá a chance para manter as mãos ocupadas sem exigir a mesma programação rígida de um trabalho típico.
Pessoas que desejam viajar ou viver um determinado estilo de vida podem se beneficiar do empreendedorismo, além disso, você pode trabalhar em casa – ou em qualquer outro lugar que desejar.
Oportunidade de inovação
Organizações estabelecidas podem – e fazem – criar grandes mudanças e inovações. Frequentemente, porém, as novas ideias mais poderosas vêm de proprietários de pequenas empresas que se aventuram por conta própria quando não conseguem obter impulso para suas ideias em seu local de trabalho atual.
Muitos ícones de negócios começaram com uma ideia que mudou o mundo. Da Disney a Zuckerberg e de Bezos a Gates, todos eles tiveram pequenas ideias que se transformaram em grandes sucessos. Muitos desses empreendedores lançaram essas empresas de sua garagem.
Se o seu empregador atual não estiver interessado em suas ideias, pode ser um sinal de que você deve lançar sua própria empresa.
Mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.