10 sinais de que você está destinado a ser um empreendedor
Algumas pessoas pensam que nasceram para ser empreendedoras; outros vêem isso como uma habilidade que qualquer um pode aprender.
Independentemente de onde você esteja neste debate, você não pode argumentar com o fato de que algumas pessoas simplesmente sabem que estão destinadas ao empreendedorismo. Se você não é uma dessas pessoas e não tem certeza se está apto para a profissão, aqui estão 12 sinais de que você está destinado a ser um empreendedor.
-
Você está constantemente buscando novas conquistas.
Ter um espírito inquieto que nunca está satisfeito com o “bom o suficiente” é um sinal de que você seria um grande empreendedor. Ser proprietário de uma empresa significa melhorar continuamente seu sucesso e nunca descansar em sua zona de conforto. Se você gosta de realizar, o empreendedorismo pode ser apenas para você.
- Você gosta de estar no controle.
Se você já teve um relacionamento ruim com um parceiro controlador, sabe que a necessidade de estar no controle nem sempre é uma característica totalmente positiva. Dito isso, todo empreendedor precisa de uma equipe para ter sucesso. Se você gosta de estar no comando e as pessoas têm facilidade em seguir sua visão, você pode se tornar um empreendedor muito bom.
- Você é um tomador de risco nato.
Você sempre foi a primeira criança a balançar na corda sobre o lago e pular? Se você gosta de risco, o empreendedorismo provavelmente será uma ótima opção para você. Os líderes empresariais precisam assumir riscos calculados todos os dias, enquanto os funcionários tendem a ter esses riscos decididos por eles. Se você é um tomador de risco natural, provavelmente será um bom empresário.
- Você gosta de ganhar seu próprio dinheiro.
O desejo de ser recompensado diretamente por suas realizações é um claro cartão de visita de um empreendedor. Muitos fundadores começaram seus próprios negócios depois de se cansar de trabalhar para a ideia de outras pessoas de um salário justo. Como empresário, você pode obter seu próprio lucro com seu próprio trabalho – não mais se escravizando para ajudar a encher os bolsos de outra pessoa.
- Você não sente que se encaixa.
Um número incrível de empreendedores de sucesso sentiu que simplesmente não se encaixava no “modo normal” de viver a vida. Eles abandonaram a escola, abandonaram empregos lucrativos ou fizeram outras coisas “tolas”, simplesmente porque tinham que viver a vida à sua maneira, em seus próprios termos. Se você se sente como uma ovelha negra ou deseja viver de forma não convencional, este é um bom sinal de que você deve ser um empreendedor.
- Você é introvertido.
Ser introvertido não significa que você odeia estar perto de pessoas; significa apenas que você recarrega melhor quando está sozinho. Isso também significa que você é mais uma pessoa de “ideias”, gosta de trabalhar sozinho, é um ótimo ouvinte e é ótimo em promover um ambiente de equipe.
Isso não quer dizer que os extrovertidos também não possam ser bem-sucedidos, já que muitas pessoas focadas no exterior usam suas habilidades inatas de conexão para impulsionar o crescimento de suas startups, mas existem certas vantagens empreendedoras que vêm de ser introvertido.
- Você age.
Grandes ideias custam um centavo à dúzia, e milhões de funcionários horistas em todo o país as têm. Eu tenho certeza que você conhece pelo menos um punhado de pessoas que constantemente se gabam de suas “idéias de um milhão de dólares”, mesmo que isso seja tudo o que vem de seus empreendimentos comerciais propostos.
A razão pela qual essas pessoas que falam tudo não são empreendedoras é porque elas nunca agem sobre suas ideias. Se você é alguém que age (ou se pode fazer parceria com alguém que possa implementar suas ideias de maneira eficaz), provavelmente terá sucesso como empreendedor.
- Você é bom com dinheiro.
Orçamento não é brincadeira quando se trata de negócios. Empresários malsucedidos desperdiçam dinheiro em gastos tolos, desperdiçando seu capital limitado em coisas como exibições de marketing extravagantes ou viagens desnecessárias para conferências. Se você é bom com um orçamento, você já está um passo à frente. Ao ser capaz de orçar, gastar e usar o dinheiro de forma eficaz como uma ferramenta para o crescimento, você poderá conduzir seu negócio ao sucesso como empreendedor.
- Você é tenaz.
“Nunca diga morri” é o bordão de todo empreendedor. Para ter sucesso como empresário, você precisa de uma tenacidade que, infelizmente, é muito rara. Nem todo dia como operador de startup é arco-íris e sol. Você enfrentará desafios e obstáculos que farão você desejar nunca ter começado. Nesses momentos, cabe a você encontrar a determinação interior de ser tenaz e seguir em frente – não importa o quão frustrado ou exausto você esteja.
Se você tem a tendência de perseguir obstinadamente as coisas até que elas terminem, e não vai desistir até ter sucesso, você é um empreendedor nato.
- Você está confiante.
Os proprietários de empresas precisam arrecadar muito dinheiro para financiar suas ideias, liderar uma equipe para implementar essas ideias e vendê-las para sua base de clientes. A confiança percorre um longo caminho em cada uma dessas atividades. Se você acredita em suas habilidades e simplesmente sabe que pode ter sucesso, está destinado a ser um empreendedor.
Mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.