Entretenimento: barraco é conteúdo?
A rivalidade entre artistas é um dos pontos que mais entretém o público. Conflitos entre personalidades, como o que vimos na cerimônia do Oscar de 2022 envolvendo Will Smith e Chris Rock, não são novidade.
Outros exemplos são os atritos entre Kanye West e Taylor Swift, os ataques pessoais entre lutadores e outros esportistas, Madonna e Lady Gaga e todas as edições do Big Brother.
O curioso é que, na maioria das vezes, os conflitos dão mais audiência do que as obras destes artistas. O conflito em si vira conteúdo. O conflito é o que entretém. O que será que isso diz sobre o público, sobre nós? Existe algo dentro de todo ser humano que gosta de ver o barraco acontecer. Conflitos entre amigos, na família e no ambiente de trabalho estão sempre na boca da gente. Parece natural, portanto, que assistir personalidades se digladiando na arena dos famosos, gere tanta atenção. A pergunta que quero propor aqui é: que tipo de atenção será que devemos dar a isso?
Essa discussão não vai acabar aqui, mas vale a pena sempre mantê-la acesa. Quando vemos notícias de artistas atacando uns aos outros publicamente, vale a pena pensar: o que estou tirando disso? Estou simplesmente consumindo o sofrimento do outro? Será que não vale a pena olhar a situação com mais respiro e tentar entender as nuances de relacionamento humano por trás desses conflitos? Será que não é essa a responsabilidade do público?
Quero ouvir o que você pensa disso. Deixe suas ideias nos comentários deste artigo. Esse debate só vai avançar para um outro nível se não tivermos medo de conversar sobre ele.
César Munhoz é artista, comunicador e produtor de ativos de entretenimento para projetos no Brasil, Estados Unidos, Suécia e Austrália. Mestre em Entertainment Business pela Full Sail University, com formação em Jornalismo, Publicidade e Cinema pela UTP, Planejamento de Comunicação Integrada pela FAO, Sound Design pela Escola São Paulo de Economia Criativa e Escuela Sonica Buenos Aires. Apresenta, toda quarta 19h, a live “Arte, Entretenimento e Conexões” nos canais da Full Sail Community.