Como o empreendedorismo evoluiu com os tempos?

Passado versus presente: como o empreendedorismo evoluiu com os tempos?

É a lei da natureza que tudo muda com o tempo. As pessoas de sucesso são aquelas que o prevêem, se preparam e se adaptam à situação. Com o empreendedorismo não é diferente.

O mundo progrediu rapidamente, especialmente nos últimos 50 anos, assim como o significado de empreendedorismo. O que os empresários pensam hoje seria muito diferente dos da década de 1950.

O conceito de empreendedorismo evoluiu dramaticamente nos últimos dois séculos. O fato-chave permanece o mesmo que o empreendedorismo está em ascensão. Vamos examinar as razões para esse aumento e comparar as maneiras que o empresário de hoje pensa em contraste com seus antecessores.
Empreendedorismo – Origem
Foi introduzido pela primeira vez pelo economista francês Richard Cantillon em 1723 e claramente definido por Jean Baptiste Say em 1803. Hoje, o empreendedorismo é definido por Howard Stevenson, professor de negócios de Harvard como:

“Empreendedorismo é a busca de oportunidades sem levar em conta os recursos atualmente controlados.”

Isso significa que um empreendedor pode identificar uma oportunidade de negócio mesmo que não tenha meios para alcançá-la. Não se trata de utilizar os recursos disponíveis para desenvolver um produto, mas de ter uma visão para produzir algo e depois trabalhar para obter os recursos necessários.

Evolução do Empreendedorismo

Comércio – Há quase 20.000 anos, o empreendedorismo começou com o comércio. Bens foram trocados entre humanos para um benefício geral da tribo.

Revolução agrícola – Com o tempo, as pessoas aprenderam a domesticar plantas e animais. Grupo de pessoas cultivam alimentos e os trocam com pessoas que fornecem bens valiosos.

Expansão das rotas comerciais – As cidades começaram a aparecer a partir de 2000 AC. À medida que a população aumentava, as pessoas desenvolveram uma ideia de que podem obter lucros negociando entre cidades e culturas. O comércio popular naquela época era de sal, frutas, arroz e fabricação de papel pela China.
Invenção do dinheiro – O principal desenvolvimento na história do empreendedorismo foi a mudança do sistema de troca para a moeda. O papel-moeda atuou como meio de troca e forneceu uma maneira de armazenar valor.

Início do mercado – Os mercados maiores tornaram-se mais populares para atender a grande população. A regulamentação bancária tornou-se mais avançada para as pequenas empresas e os empresários puderam adquirir bens do exterior.

Máquinas e revolução industrial – A mudança da produção em pequena escala para a grande escala deu origem a alguns dos grandes empreendedores do mundo.

Empreendedorismo Moderno – O empreendedorismo atual serve como a força vital de todas as economias do mundo. Os empreendedores são incentivados a inovar e são valorizados por sua contribuição na economia.

Alterar drivers

1. Tecnologia

O empreendedorismo tecnológico progrediu rapidamente no mundo. Mesmo que uma empresa não seja uma startup de tecnologia, ela utilizará ferramentas tecnológicas como mídias sociais, aplicativos e sites.

A tecnologia ajudou as pessoas a acessar conhecimentos e ferramentas essenciais de negócios para sua startup de baixo custo que antes não eram possíveis.

2. Diversidade

Hoje em dia, podemos ver mais mulheres assumindo o comando de novas startups. A associação global de pesquisa de empreendedorismo relatou que agora existem alguns países onde as mulheres têm taxas de empreendedorismo iguais ou superiores às dos homens.

O empreendedorismo também se diversificou em termos de idade. As empresas de propriedade de minorias estão em ascensão. Muitos novos empreendedores estão começando em uma idade jovem.

3. Educação Empreendedora

Empreendedorismo é um conceito que pode ser aprendido.
Aqueles que não podem aprender nas universidades podem ter acesso a essas informações via internet, como cursos online gratuitos e vídeos no you tube. Esta é uma das principais razões pelas quais muitos empreendedores estão começando jovens.
4. Localização

O empreendedorismo também evoluiu em termos de localização. Um empreendedor pode trabalhar de qualquer lugar e com grande velocidade graças à internet. Grandes empresas estão ampliando sua força de trabalho para se beneficiar de pequenas startups em países em desenvolvimento.

5. Empreendedorismo Ético

Há pessoas que não são mais voltadas para o lucro – elas querem construir seu império corporativo que seja socialmente consciente e retorne algo para a sociedade. Eles são chamados de empreendedores éticos.

Futuro do Empreendedorismo

O empreendedorismo continuará a sustentar sua posição especial na sociedade e na economia. Ao longo do ano, apenas os meios de empreendedorismo evoluíram, não o núcleo. Os empreendedores atendem à demanda fornecendo oferta. Eles são os inovadores que resolvem problemas que ninguém resolveu antes.

A economia global de hoje, que fornece infraestrutura de última geração, sistemas de comunicação, mão de obra barata e meios de produção, tornou o empreendedorismo moderno bastante desafiador, mas também recompensador. Os empreendedores de sucesso serão aqueles que têm a capacidade de liderar, resolver problemas, mostrar criatividade, acompanhar o tempo e nunca desistir.

Almir Vicentini

Mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here