3 Tendências do Marketing de Influência
O marketing de influência é uma estratégia utilizada para criar uma ponte entre marcas e seu público, permitindo uma conexão mais próxima e uma comunicação mais assertiva, já que envolve um sentimento de confiança já construído com o influenciador.
Dessa forma, as chances de uma campanha de sucesso são maiores, possibilitando ainda, atrair e conquistar novos clientes. Por isso, entender como trabalhar essa estratégia torna-se fundamental, mais ainda, poder utilizá-la de formas diferenciadas, pode resultar em uma tática infalível.
Sem dúvida alguma, o uso de influenciadores seguirá em alta por um bom tempo, e para isso, é preciso acompanhar as tendências e novas formas de trabalhar essa parceria. A seguir, 3 tendências para você colocar em prática no seu planejamento.
Co criação
Que tal convidar um influenciador para elaborar o seu novo produto com você? Essa é uma estratégia que gera uma comunicação autêntica e exclusividade para o produto e serviço que traz consigo a assinatura do colaborador em parceria com a marca.
Essa é uma vertente que vem ganhando bastante espaço no mercado, unindo nomes reconhecidos no mercado. É o exemplo da parceria da Anitta com a Shein, onde a cantora desenvolveu uma coleção como seu nome para a marca.
Aqui, até a parceria com o público é possível. Envolver os seus clientes no processo criativo, para que eles façam parte desse próximo lançamento, pode gerar além de engajamento, conteúdos diversificados para divulgá-lo em todos os canais da marca.
Formatos de Conteúdo Variados
Pensar em formas criativas de interagir com o público, tem sido a chave para cativar e chamar a atenção em um mundo completamente inundado de novas informações por segundos.
Aqui, a parceria com o influenciador pode acontecer de inúmeras formas, através da criação de uma web serie para falar um pouco do seu produto, pílulas de vídeos, enquetes e quizes. Um bom exemplo foi o das lojas Americanas que convidou o pessoal da Aff The Hype para uma campanha do Dia das Mães, com a moça do marketing, Adênia, um ícone da geração millenial.
Portanto, amarrar a comunicação nos meios digitais em formatos diferentes e imersivos, pode transformar a forma que a sua marcar interage com os clientes.
Live Commerce
Com o aumento das compras online, esse formato vem aos poucos se consolidando por aqui. O Live Commerce, nada mais é que a venda feita ao vivo, através de transmissões de vídeos, onde os consumidores podem interagir com os vendedores ou influenciadores enquanto compram os produtos.
Aqui, os clientes conseguem ver os produtos, como eles funcionam, tirar dúvidas, além é claro, de participar ativamente no seu processo de compra. E para tornar a live ainda mais interessante, por que não trazer os influenciadores para torna-la também um entretenimento para o público?
Assim, é possível, além de gerar vendas, ainda criar um conteúdo relevante que pode render um grande buzz para a marca e ainda, gerar um alto engajamento.
Essas são algumas das tendências que estão surgindo no mercado e ajudando na inovação de como comunicar os seus produtos e serviços. Porém, muito além de englobar essas estratégias no seu planejamento, é preciso também conhecer o seu público.
Dessa forma, além de fazer uma entrega diferenciada, você também irá buscar a parceria certa para ampliar o seu alcance e fazer uma entrega que trará resultados surpreendentes para sua marca.
Paula Santos é especialista em planejamento estratégico de marketing e desenvolvimento e posicionamento de artistas no mercado fonográfico. Graduada em Music Business na Full Sail University, atuou em grandes gravadoras do mercado
como EMI Music e Universal Music Group no setor de Marketing. Como Label Manager, foi responsável pelo desenvolvimento estratégico de artistas de selos renomados como Caroline International, Decca Music, Because Music e Concord.
No decorrer da carreira, trabalhou com artistas internacionais como David Guetta, Coldplay, Major Lazer, Kary Perry, além de muitos outros nomes da cena alternativa e independente do mercado internacional, gerenciando o lançamento de inúmeros projetos.