Você já sentiu como se nunca soubesse o suficiente? Que precisa sempre aprender mais e mais? Já fez cursos que ainda não colocou em prática?

Vivemos um momento onde as cobranças externas são enormes, uma enxurrada de informações chegam até nós diariamente, por todos os meios de comunicação, seja televisão, rádio, internet, redes sociais.

Mas não são apenas as cobranças externas, talvez a pior das cobranças seja a interna, aqueles pensamentos:

  • Ainda não sei o suficiente.
  • Não sou bom o bastante para começar.
  • Preciso me manter sempre aprendendo.

Você já teve algum desses pensamentos?

Eu já, e confesso que ainda hoje estudo e muito, estudar é ótimo e está longe de ser um problema, o grande erro que cometemos e não ter foco ao escolher o que precisamos estudar.

Um dia você para, olha todos os cursos que fez e percebe que não existe conexão entre eles e muito menos conexão com que você escolheu como carreira.

No mês de setembro publiquei uma matéria com o título: “Será que fiz a escolha certa? Será tarde para mudar”, onde falava dos passos para escolher sua carreira, se não leu vai lá depois, acredito que vai ajudar muito neste passo.

Depois de escolher a carreira alguns passos são importantes para não perder o foco e não gastar tempo e dinheiro com cursos errados.

  • Clareza

Faça uma lista de conhecimentos, ou competências que você precisa ter.

Muito importante não usar o “achismo” tenha fontes confiáveis para pesquisar.

O que preciso conhecer para começar?

Será que é necessário terminar uma serie de cursos e formações para começar trabalhar?

Ou qual o conhecimento preciso ter adquirido para dar o primeiro passo?

  • Prioridades

Coloque na ordem de prioridade o que precisa fazer, leve em consideração não somente o tempo de curso, mas também qual vai te habilitar a começar trabalhar e qual você pode fazer já trabalhando.

  • O que posso fazer para desenvolver essas competências?

Com base nos conhecimentos que preciso ter, quais cursos, especializações podem me trazer estes recursos necessários.

Pesquise escolas, faculdades, seja um curso de curta duração, curso online, talvez fazer uma nova graduação, pós graduação, enfim como vai chegar no resultado.

  • Planejamento a curto, médio e longo prazo

Faça um planejamento com tudo que precisa investir, pesquise valores, prazos.

  • Quais livros preciso ler?

Quando não temos clareza do que queremos saímos comprando livros e mais livros e pior acabamos não lendo metade. Sou apaixonada por livro e se entrar em uma livraria sem foco com certeza vou sair com muitos livros, e talvez sem nenhum que fale sobre o assunto que estava precisando.

Então crie sua lista de livros, e coloque uma sequência para comprar.

  • Profissionais que vou me inspirar

Se inspire em pessoas que estão tendo sucesso na mesma carreira e verifique o que elas fizeram, conheça a historia delas, muitas pessoas de sucesso começaram com o que já tinham, as vezes quase nenhum recurso e por usarem de maneira assertiva os seus conhecimentos tiveram sucesso.

  • Ação

Comece com o que já tem. Vejo muitas pessoas com capacidade e conhecimento para começar e se perdem em meio a cursos e mais cursos, pois acreditam que nunca estão prontos.

Conhecimento → Prática → Correção → Prática 

Assim cada vez que praticar e fizer as correções e quando praticar novamente ficara cada vez melhor. Mas se não começar jamais saberá o que tem que corrigir. Ninguém aprende sem praticar.

  • Buscando autoconhecimento

Enquanto não pararmos para conhecer a fundo quem somos e nossos pontos fortes, nossas habilidades naturais, nossos pontos de melhoria, podemos até chegar onde queremos mas o caminho será muito mais longo.

Cada dia sou mais apaixonada pelo Mapeamento de Perfil Comportamental. Quando faço a devolutiva para alguém vejo primeiro uma pessoa se assustando com os resultados e depois alguém saindo com definições de como seguir em frente.

E incrível como ele nos mostra porque as vezes é desafiador entrar em ação. Até aqui falamos em planejamento e os Analistas e Planejadores se saem super bem neste quesito, porém no momento de executar estes dois se entregam a procrastinação se não tiverem que entregar resultado com alguém acompanhando.

Como também as pessoas que tem o perfil Executor tem uma dificuldade em simplesmente planejar tudo que falamos até aqui, preferem sair fazendo e na grande maioria das vezes isso pode representar perda de dinheiro, de tempo, se culpar por ter feito escolhas erradas e ter que fazer outros cursos.

Comece agora colocar em prática os passos acima e me conta como foi, quais os desafios, quais os resultados que alcançou, ficarei feliz em receber sua mensagem.

Te espero na próxima matéria.

Gratidão.

Luciana Rodrigues

Luciana Rodrigues, Treinadora, Coach de Relacionamento Amoroso e Realização Pessoal.

Acredita que Relacionamento, Carreira e Realização Pessoal precisam estar alinhados para que tanto o homem quanto a mulher tenham sucesso em todos aspectos de sua vida. “Se sentir uma pessoa bonita, feliz, confiante e realizada quem não quer se sentir assim” diz ela.

Graduada em Recursos Humanos, Formada em Personal e Professional Coaching, Executive e Business Coaching, Programação Neurolinguística, Consultora Comportamental Master Disc, Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, busca através do seus conhecimentos e experiências de quem já passou por perdas, traição, tristeza e baixa autoestima e sabe o caminho mais rápido para se reconectar com sua essência e voltar a se amar, reencontrar o seu caminho e alcançar seus objetivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here