Geração 3D!! Já ouviu falar? É a geração DEDICAÇÃO, DESPRENDIMENTO e DIFERENCIAÇÃO!! A geração que traz uma quantidade enorme de lições para a vida profissional e pessoal.

É outro nome para os Baby Boomers, os quais a despeito da idade cronológica possuem uma bagagem imensa de experiência, conhecimento técnico e humano, sabedoria, equilíbrio, bom senso e espírito empreendedor, já que estão incansavelmente buscando novos caminhos, repensando maneiras de fazer as coisas, continuam a sonhar, a ter projetos e principalmente criar condições para realizá-los. São pessoas que podem ainda estar na ativa nas diversas Corporações, ex-executivos que trataram de colocar seus dons a serviço dos demais através de obras escritas, treinamentos, palestras ou ainda profissionais que decidiram criar novos negócios. Enfim, são os modelos que os novos pioneiros devem ter como fonte de inspiração. Infelizmente muitas Corporações parecem não enxergar essas qualidades e o potencial de empreendimento que essas pessoas poderiam trazer para as Instituições.

Somente para citar alguns exemplos de pessoas dessa geração, vejam só: Max Gehringer, Mário Cortella, Augusto Cury, T. Robbins, Richard Branson, Bernardinho, Tite e claro, modestamente eu!!!

Essas pessoas da geração 3D tendo uma grande bagagem de conhecimentos são Mestres e,  através de suas qualidades, possuem um arsenal enorme de lições a quem deseja ousar por caminhos novos e desconhecidos.

Mas que qualidades são essas, através das quais nos vêm as lições?

Os 3D TEM A DEDICAÇÃO: entenderam profundamente que todos devem ter um propósito de vida, que os leva a uma missão e que realizar sua missão, seu papel onde quer que se atue com amor e entusiasmo, faz com que o profissional seja dedicado a suas atividades como se  fossem partes de si mesmo e que por este motivo precisa sempre cultivar para que seu eu seja enriquecido cada vez mais de maneira que possa transmitir cada vez mais valor para os demais! Seu trabalho dedicado traz em si lições diversas e construtivas para a comunidade em que esse 3D atua.

Lição Número 1: O empreendedor tem que ser dedicado a seu projeto, realizando-o com amor e fazendo com que ele seja transmitido!

Aprenderam na prática constante da vida corporativa ou empreendedora que o amor e a crença nos grupos aos quais se dirigem proporcionam mais recursos, idéias e energia e que não terão seus dons pessoais diminuídos por os distribuírem a quem deseja e precisa aprender. Quando há essa distribuição generosa, todos à volta do empreendedor são beneficiados e estimulados a replicarem o aprendizado! Uma idéia útil, transformadora precisa necessariamente ser colocada à disposição da comunidade para que haja efetivo desenvolvimento.

Aprenderam que podem contagiar outras pessoas e com isso multiplicar seus conhecimentos de forma altruísta, criando uma atmosfera de entusiasmo, confiança, proporcionando crescimento pessoal e do grupo como um todo.

Lição Número 2: O empreendedor precisa entender que guardar para si seu projeto não transforma ninguém e desta forma seu objetivo de crescimento fica aquém do sonhado.

Aprenderam que o empreendedor precisa estar atento ao respeito pelas características das diferentes pessoas. O profissional que pretende criar um negócio cujo objetivo seja pessoas, precisa tomar cuidado com as abordagens, que será uma grande sacada para tornar fiel um cliente, por exemplo. A pessoa que busca algum tipo de serviço precisa sentir-se respeitada, acolhida e compreendida nas diferenças.

Lição Número 3: O empreendedor precisa respeitar para se diferenciar dos demais, pois quando uma pessoa sente-se respeitada e acolhida, ela jamais deixará de procurar pelos serviços de quem a respeita e a entende.

Os 3Ds, dedicados, aprenderam que é necessário uma grande dose de paciência, persistência e coragem para não desistir à primeira aparente derrota e a lançar-se aos desafios mesmo que o medo apareça. O medo faz parte da vida e é um fator importante, desde que bem dosado, para o alcance de metas e sonhos sem que o empreendedor tire os pés do chão. O medo é que nos dá a oportunidade de racionalizarmos nossas conquistas, por exemplo, quando se tem um projeto complexo, o medo (de novo, enfrentado e controlado) é que nos leva a equacionarmos as ações em partes até a realização plena. Já a coragem nos faz, uma vez estabelecidas as etapas, caminharmos firmes em direção ao sucesso, ela nos dá combustível que será tanto mais potente quanto for nossa disposição de fazer o que deve ser feito, a despeito do medo. Por sua vez, a paciência é uma virtude empreendedora, pois não permite que desistamos, dando-nos a sabedoria de sabermos esperar.

Lição Número 4: O empreendedor não pode ter medo do medo. Ele existe para nos dar capacidade de dosar corretamente a busca de nossos sonhos. Deve aliar-se à paciência para saber aguardar o momento certo e ter sustentação para refazer etapas .

Os 3Ds possuem o DESPRENDIMENTO quanto ao saber, na medida em que não tem medo nem são egoístas no que diz respeito à transmissão de seus conhecimentos achando que vão perder lugar!

Aprenderam tanto que não temem mais nada pois já fizeram sua história! Não estão agarrados a convenções ou falsos status pois já passaram e superaram tantos desafios que não necessitam mais provar a ninguém a que vieram.

Aprenderam a conquistar diariamente territórios em anos de jornada e não mais sentem necessidade de se agarrarem ao que conquistaram porque intrinsecamente isso já lhes pertence, ninguém conseguirá mais tirar deles o que já está consolidado no cérebro e no coração! É tão deles, formam uma unidade tamanha de pessoa e profissional de sucesso que já não é mais possível a distinção entre a pessoa e o conhecimento. Não é à toa que em muitas Instituições diz-se que fulano “é uma enciclopédia ambulante”. Por este motivo esse profissional não é egoísta, não se apegando ao que conhece como forma de obter privilégios. Ele não precisa mais disso!

São as Organizações, são executivos em transição de carreira, que estão empreendendo através de novos desafios profissionais, são as pessoas que estão se lançando em novas conquistas que devem esperar obter o privilégio de contar com esse tipo de profissional para aprender com ele a vivenciar experiências de disseminar conhecimentos sem se agarrar a eles, transmitindo-os na íntegra de forma honesta e não com “pegadinhas” (não passarei tudo o que sei para sempre criar dependência e segurar meu emprego, meu contrato, etc). Isso não gera multiplicação, não produz conhecimento sustentável e consistente, somente superficialidades que não criarão valor para ninguém.

Lição Número 5: O empreendedor não pode agarrar-se ao que sabe, não pode ser ganancioso, precisa cultivar a atitude do altruísmo quanto ao conhecimento, para que ao passa-lo de forma transparente, crie condições para expandi-lo , multiplicá-lo, gerando valor agregado, uma vez que permitirá que pessoas ao recebê-lo possam ter novas idéias a respeito, lapidando-o, tornando-o maior.

Os 3Ds são a DIFERENCIAÇÃO, pois carregam uma bagagem gigante de experiências que aplicadas na prática só trazem como resultado a agregação de grande valor e a transformação para quem quer que se abra a viver a troca de habilidades e sabedoria que os 3D oferecem. Gestor, CEO, profissional de RH, HH, Consultor de recolocação, líder, CFO e mercado em geral, as relações humanas mudaram. Não existem mais pessoas “velhas” para o mercado! Existem profissionais experientes, talentosos, empreendedores, dispostos a pensar novas formas de trabalho, criando novos caminhos e multiplicando conhecimentos e habilidades que levam ao sucesso!

Esses profissionais são realmente os empreendedores do empreendedorismo, alterando inclusive alguns conceitos de como buscar novos rumos, não somente levando em conta a parte técnica (importantíssimo) mas agregando agora as posturas comportamentais! Tanto na Corporação como no projeto próprio, ter atitudes diferenciadas em termos de comportamento, ou seja, educação, cordialidade, temperança, respeito em relação às pessoas e à diversidade, respeito AO MEIO AMBIENTE, como fator de crescimento e desenvolvimento sustentável.

Lição Número 6: O profissional empreendedor de negócio próprio ou corporativo precisa hoje ter, além de suas habilidades técnicas, o que chamamos “soft skills”, ou seja, atitudes e comportamentos que façam com que o novo profissional esteja em harmonia com seu ambiente de trabalho, com as pessoas de seu convívio social (não somente no trabalho) e com o meio ambiente!

Uma forma de gerar esse novo perfil é contar com o auxílio de profissionais 3Ds, pois com seus conhecimentos e sabedoria, podem com certeza dar direcionamento, ampliar a visão dos  profissionais mais jovens por possuírem grande influência, articulação e por esta via conseguem recriar perfis às vezes considerados sem adequação. Eles tem bom senso, discernimento e sendo diferenciados (claro, existem exceções, como tudo na vida), conseguem dar um excelente direcionamento para quem deseja começar tanto em uma carreira corporativa como em um projeto próprio.

Uma das regras de ouro do empreendedorismo é que o empreendedor precisa diferenciar-se dos demais para não ser mais um, mas ser “o”! Quem não parou para escutar Mário Cortella? O que dizer das preleções de Bernardinho ou Tite? Como eles conseguiram fazer com que atletas de nível médio chegassem a posições de destaque? Muito além, não somente recriando um atleta, um profissional, mas muito mais recriando um novo ser humano!

Lição Número 7: Não existem pessoas “velhas”, existem profissionais de talento, dispostos a dar seu melhor para que as gerações que os seguem, entendam o que realmente leva uma pessoa a atingir o sucesso verdadeiro!

O sucesso se faz com esforço e dedicação! Dinheiro por si só não gera um profissional bem sucedido e pleno, que tem a grandeza de distribuir o melhor de seus talentos para quem o busca e ao mesmo tempo a humildade de saber que outros que o precederam foram os responsáveis pela consolidação de seu nome!

Gratidão é uma atitude que deve existir em todo o profissional bem sucedido!

 

Você gostou? Mande seu parecer!!! Lembre-se: conhecimento precisa ser disseminado! Um bom profissional nasce de interação! Ninguém se faz sozinho!

Ajude-me a melhorar para que eu possa lhe passar conhecimento cada vez mais estruturado! Vamos ser diferenciados? 

Próxima semana, vamos falar sobre Machiavel e o Empreendedorismo!! Aguardem!!

 

Maria da Penha Amador Pereira, Economista formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico.

Atuou em carreira corporativa na antiga Companhia Energética de São Paulo, Banco do Estado de São Paulo e no Citibank, onde desenvolveu carreira por aproximadamente 30 anos em Controladoria, Planejamento Estratégico, Segurança de Informações, Gestão de Crises e Continuidade de Negócios, Qualidade, Projetos de Melhorias de Processos e Produtos Bancários, Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa, Regulamentação Bancária e Compliance.

Atualmente é escritora com obras já publicadas, Master Coach e PNL, Orientadora e Mentora de Carreiras, Palestrante e Educadora Financeira, tendo publicado mais de 55 artigos em Portais de Empreendedorismo, mídias sociais, jornais e revistas regionais e LinkedIn, além de ter participado de vários seminários e fóruns sobre diversos temas ligados à realidade brasileira e Compliance.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here