A mídia em geral, faz uma grande apologia ao negócio de franquia. Pelo alarde que fazem, nos induzem a pensar que abrindo uma franquia as chances de insucesso são remotas. Teoricamente sim.
Mas na prática a teoria é bem outra. Não que você não deva entrar nesse ramo, mas saiba que as dificuldades existem e o apoio que te mostraram em uma linda apresentação que encheu seus olhos , acaba quando na primeira dificuldade você começa a escutar que tudo que não dá certo no negócio é falha sua.
Existem absurdos ao ponto de a franqueadora que ajudou o franqueado escolher o ponto, dizer que o mesmo não está bem localizado.
Resumindo , quando você entra em uma franquia , você não é parte do negócio de seu franqueador. Você é um consumidor da mercadoria que é obrigado a comprar somente dele ou de fornecedores homologados, e também seguir as regras que nem sempre são compatíveis com sua operação.
Se o negócio for bem, a franqueadora se vangloria , se não for bem , o franqueado que errou.
Me ajudem nos próximos artigos mandando perguntas para flavio.vital@hotmail.com
Obrigado e até a próxima !
No ramo de transporte de veículos na empresa da família há 40 anos , decidiu alçar vôos em novos horizontes, e como qualquer pessoa que entra em um ramo do qual não domina, decidiu começar por uma franquia. Nesses sete anos encontrou vários desafios que não estão escritos , nem são matéria de reportagens.
Com o projeto Franquia na Prática sua intenção não é desestimular novos empreendedores em franquia, mas sim, deixa los munidos de informações que não se encontram na teoria.
Flavio é empresário do setor de transportes, diretor do Sindicato dos Franqueados, franqueado há sete anos com experiência em vários modelos de franquias.