O autoconhecimento é uma poderosa ferramenta para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, como aproveitar seus pontos fortes e escolher quais oportunidades deseja para si, ou ainda, como resolver seus pontos fracos e afastar-se de ameaças? Pois existe uma metodologia FOFA para lhe ajudar.
Segundo Markus Hofrichter (2017) a análise SWOT é uma técnica desenvolvida por Albert Humphrey, líder de pesquisa da Universidade de Stanford nas décadas de 1960-70. Sua principal utilidade é realizar a Análise de Cenário ou de Ambiente. Trata-se de analisar quatro aspectos: Strenghts (Fortalezas), Weakness (Fraquezas), Oportunidades (Opportunities) e Threads (Ameaças). O nome SWOT vem das iniciais destas quatro palavras.
Enquanto os dois primeiros referem-se a ambiente interno, ou seja, variáveis controláveis – que a pessoa ou empresa pode ter interferência direta – os dois últimos referem-se a ambiente externo, ou variáveis incontroláveis, em que a possibilidade de intervenção é menor.
No Brasil, alguns autores alteraram a ordem para Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças, gerando um novo acrônimo (palavra criada a partir das iniciais de outras): FOFA.
Saber onde pisa
A principal vantagem deste método é traçar um mapa de como estamos diante dessas quatro situações, enxergar com outros olhos a si mesmo e o mundo ao redor. Conhecê-las nos colocam em posição estratégica de decisões mais conscientes e que podem significar mais sucesso em nossa vida pessoal e profissional:
- Forças: são os quais devemos continuar investindo, reforçando e aproveitando em nossas ações. Nossas fortalezas podem indicar oportunidades que podem ser aproveitadas em função do que já possuímos de melhor e continuaremos aperfeiçoando em termos de nossas competências.
- Oportunidades: são as situações favoráveis de ambiente externo que podem indicar um caminho melhor para alcançar nossos objetivos.
- Fraquezas: aqueles aspectos que precisamos dedicar atenção especial, desenvolver e/ou neutralizar. Em geral, capacitação e busca por novas competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) são ações efetivas ao combate das fraquezas.
- Ameaças: situações que nos rondam, que temos pouco controle, e para as quais precisamos estar preparados e fortalecidos para enfrentar. Devemos levantar contingências – situações inesperadas que podem atrapalhar nossos objetivos.
Quando estiver realizando esta análise, tenha especial cuidado em classificar corretamente cada um dos aspectos. Também vai muito de como se define algo. Por exemplo: “Graduação Concluída” é um aspecto positivo, força. Mas “o mercado está favorável a contratação de profissionais formados” é uma oportunidade.
Grande utilidade
Este simples método de avaliação, que, em geral, resulta uma lista para cada um dos quatro aspectos em questão, tem um valor enorme para avaliar o momento atual e, assim estabelecer melhor novos objetivos, estratégias e plano de ação.
Sabendo de onde partimos e definindo para onde vamos, o mapa fica bem mais esclarecido e de execução mais viável. Sem dúvida, esta análise acelera bastante o processo do Ikigai – esse, assunto para os próximos artigos.
Vimos que, para o português, rearranjamos a sequencia de SWOT e encontramos outro acrônimo para a mesma análise: FOFA, de Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Mas, em geral, este método é mesmo conhecido pela sigla em inglês. Neste artigo, aprendemos a importância deste método aplicado à vida pessoal e profissional.
Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.
Entre suas atividades profissionais, destacam-se:
LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001
- Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
- Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
- O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004
ACADÊMICAS
- Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales. - Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
- Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
- Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
- Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
- Avaliador técnico Guia do Estudante.
PROFISSIONAL
- Publicitário, Jornalista e Radialista;
- Editor;
- Empresário, indústria de brinquedos;
- Palestrante Profissional RPP e Coach.