Estabelecimentos parceiros da rede de pontos de retirada Pegaki ganham maior fluxo de pessoas na data e têm a oportunidade de transformar atendimento em vendas

Uma das datas mais celebradas pelo comércio, o Dia das Mães se aproxima e, com ele, uma enxurrada de compras de presentes realizadas pela internet. Nesse movimento ganham os e-commerces, que garantem boas vendas na data, mas também os estabelecimentos que fazem parte da rede de pontos de retirada Pegaki, startup de logística que conecta e-commerces ao varejo físico para entrega de mercadorias.

De acordo com o CEO da Pegaki, João Cristofolini, em média, 30% dos clientes que passam no ponto para retirar suas encomendas, acabam comprando algum produto no estabelecimento. No Dia das Mães essa oportunidade é ainda maior, tendo em vista que é uma data que movimenta muito o comércio e que, portanto, levará um grande fluxo de clientes aos pontos de retirada.

“O proprietário do ponto de retirada precisa ficar atento às oportunidades que ganha ao atrair para a sua loja públicos diferenciados, diversos e que, de antemão, já são consumidores em potencial. O sucesso do e-commerce pode significar o sucesso do ponto de retirada também se o estabelecimento souber usar os cenários a seu favor”, frisa o executivo.

Para ajudar os gestores dos pontos de retirada a potencializarem suas lojas no Dia das Mães, Cristofolini dá cinco dicas práticas:

1 – Esteja preparado para o aumento de fluxo de clientes

Entregar um atendimento de qualidade é essencial para criar uma boa primeira impressão. Se os processos de entrega da mercadoria no ponto de retirada não forem bem feitos eles poderão não apenas irritar o cliente, mas também fazer com que a marca daquele estabelecimento fique associada àquela experiência negativa. Para evitar isso, os pontos de retirada precisam se preparar para o aumento de fluxo de clientes e, se for necessário, criar processos mais ágeis para datas especiais como essa.

2 – Ofereça descontos e vantagens no momento da retirada

A maioria dos consumidores gosta de ganhar pequenas vantagens na hora de efetuar uma compra e, muitas vezes, são essas condições especiais que os ajudam a decidir pelo consumo. Então, nada melhor que apresentar essas vantagens aos clientes quando eles entram na loja e solicitam o serviço de retirada de mercadoria.  Essas vantagens podem ser um desconto no valor do produto ou serviço, brindes ou condições especiais como forma de pagamento.

3 – Ofereça produtos complementares e que combinam com a data

Se o seu estabelecimento comercializa produtos que podem se transformar em presente para as mamães, aposte em kits prontos ou belas embalagens. Uma farmácia pode montar cestas com produtos de beleza, por exemplo, ou uma loja de conveniência pode oferecer kits com chocolates. Até mesmo um pet shop pode brincar com a data e oferecer produtos para “mães de pets”. O segredo é usar a criatividade para despertar o consumo ligado à data, quando a disposição para gastar é um pouco maior.

4 – Realize sorteio de brindes para clientes que comprarem na loja

Outra forma de estimular a compra por impulso é a realização de sorteios para aqueles clientes que comprarem determinados produtos. A estratégia pode despertar o interesse do cliente que entrou no ponto de retirada sem muita expectativa de fazer uma nova compra. Ao tomar conhecimento da oportunidade de ganhar algum brinde no sorteio ele pode ser levado à compra. Se esse brinde tiver alguma relação com o Dia das Mães a chance de conversão pode ser ainda maior.

5 – Entregue um mimo de “Feliz Dia das Mães”

Na véspera ou no próprio Dia das Mães, entregue aos clientes do ponto de retirada um pequeno mimo com a mensagem de “Feliz Dia das Mães”. A ideia é encantar o cliente com uma pequena lembrança que não custará muito à loja, como um bombom. O efeito de um agrado não esperado pode causar uma ótima impressão no cliente, que poderá se tornar fiel no futuro.

O CEO da Pegaki explica que a startup também auxilia os gestores de pontos de venda com materiais e estratégias para serem utilizadas no estabelecimento, além de treinamentos na área de ensino à distância da empresa e da divulgação do ponto de retirada no e-mail de notificação do cliente. Mesmo com todas essas possibilidades, Cristofolini lembra que o principal promotor de oportunidades é o proprietário do ponto de retirada. “Oferecemos as sugestões, mas é o dono do estabelecimento que conhece seus produtos e serviços e que terá mais condições de pensar em estratégias. O segredo é ficar de olho nas datas, no perfil dos clientes e ter criatividade”, finaliza.

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