Bem, para quem se julga já ter sucesso essa pergunta já foi respondida; já passou dessa fase interrogativa. Isso é coisa do passado.
No entanto essa pergunta faz muito sentido para a maioria das pessoas. E ainda as levam a outra interrogação: O que poderia ser sucesso pra mim?
Com certeza o sentido de sucesso vai variar de pessoa para pessoas e ao longo do tempo.
Uma definição muito interessante vem de Dale Cornegie (1888-1955):
“Sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu.
E sequencia:
“Se você foi bem sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação.
Se você fracassou, pergunte a si mesmo por que, e aprenda com a experiência”
Agora, se sucesso é escrever um best-seller, Dale Cornigie fez muito bem isso. O seu livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, já teve, mais de 60 milhões de cópias publicadas em 38 idiomas.
Algumas curiosidades:
01- Não confundir Dale Cornigie com Andrew Cornigie (1835-1919)
Nem parentes eram
Andrew Cornigie, considerado baixinho, com aproximadamente 1,60 m, começou como catador de carretéis usados de linha e se tornou o Rei do Aço. É considerado um dos homens mais ricos da história mundial. Atualizado para hoje, sua fortuna seria de uns 400 bilhões de dólares. Jeff Bezos o atual homem mais rico do mundo, dono da Amazon, tem um patrimônio de “apenas” de uns 130 bilhões de dólares!
02-Carnegie mudou a grafia do seu sobrenome que era Carnagey num momento em que o magnata do aço Andrew Carnegie, era um nome amplamente reconhecido e muito reverenciado.
03- Em 1916, Dale Cornigie alugou a Carnegie Hall, que foi construída por Andrew Cornigie e fez palestra com a casa lotada.
Retornamos ao nosso tema, sobre ter sucesso, pode até ser uma crença geral de que as pessoas de sucessos tiveram desde a infância uma vida bem apoiada financeiramente dadas as condições de vida dos seus pais. No entanto muitos exemplos de pessoas famosas e bem ricas não foram bem assim. A maioria das pessoas mais ricas que conhecemos já foi pobre. Começaram do nada. Tiveram uma ótima ideia, um talento para melhorar, um serviço diferenciado para oferecer, etc.
Também, às vezes se utiliza do argumento de que tais pessoas de sucesso tiveram formação universitária. Alguns deles foram expulsos ou não tiveram a oportunidade ou dinheiro para ir para a faculdade, mas de qualquer forma eles mostraram que isso não é o que evitaram deles brilharem na vida com sucesso;
Por exemplo, Bill Gates, Steve Jobs, Henry Ford, Abraham Lincoln, Thomas Edison, John. D. Rockefeller, Winston Churchill e até mesmo William Shakespeare não obtiveram um diploma de nível superior.
Você pode dizer que que ter sucesso fosse fácil todos nós teríamos sucesso. Mas esses exemplos dados, pelo menos mostram que é possível e se eles conseguiram, você não está proibido de subir ao pódio dos campeões e para amenizar existem 3 lugares!
O que a história nos ensina é que se pode começar do zero, desde que se tenha em ordem as suas capacidades físicas e mentais para alcançar o que deseja. Não existe almoço grátis, frase de capa do livro do meu Colega Economista Milton Friedman.
E você também pode conseguir se estiver disposto a dedicar muito trabalho, esforço, tempo, energia e perseguir seus objetivos todos os dias, acreditar em si mesmo e em suas habilidades.
Fácil não vai ser. Jamais os as pessoas de sucesso disseram que era;
Cabe a você achar o seu caminho. Lembre-se quase nada dá certo na primeira vez. E por outro lado não existe fracasso, como disse o Dr. House da série homônima: “Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste.”
Outra colocação dos menos entusiasmados em lutar pelo seu sucesso, é dizer que é ainda muito jovem e têm muito tempo para frente para pensar no assunto. Ou também que é velho demais para enfrentar novas empreitadas na busca do sucesso.
Veja, Steve Jobs fez seu primeiro milhão quando tinha 23 anos!
Pra pegar um exemplo nosso, foi em 1999, aos 68 anos, Palmirinha começou a trabalhar na TV Gazeta, onde mais tarde comandou o programa TV Culinária.
Bem pessoal como se percebe não é por falta de exemplos que a gente vai desistir de ter o nosso lugar ao sol. Mas, retornando ao início do artigo, o sucesso é diferente para cada um. Pode até ser que o sucesso de alguém, seria ver o seu filho conseguir aquilo que ele não teve e por isso mesmo fez tudo para o filho conseguir; pois afinal de contas, nossos filhos (reais ou nossas obras) nos dão a nossa eternidade embelezada pelo sucesso!
Estar vivo, além de ser um milagre da Natureza é o nosso maior sucesso!
Viva e procure o seu sucesso!
Você pode, Você merece, Você consegue! Pense nisso!
A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.
Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.
Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.
Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.
Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado
Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top” e “Comunicação para Profissionais”.
Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental, Desenvolvimento Humano etc.