3 dicas de liderança do Professor Xavier
Se você nem sabe quem é o Professor Xavier, saiba que ele é o carequinha ali do meio numa cadeira de rodas. O líder dos X-Men.
Você pode até não gostar de desenho, dos X-Men ou só ter raiva da Marvel, mas nesse post vou te mostrar 3 lições que o Prof Xavier pode te ensinar que garanto que serão no mínimo interessantes pra você que lidera uma equipe ou pretende liderar no futuro.
Lição 1 – Ele sabe quem escolher para sua equipe
Você consegue ver alguém normal na foto? Não. Porque o professor sabe bem quais são as características que uma pessoa precisa ter para fazer parte da sua equipe. Ele sabe como ajudar as pessoas que tem essas características e tem algo a oferecer que interessa essas pessoas (mutantes no caso).
Você poderia dizer o mesmo em relação a sua equipe ou a escolha das pessoas que você tem feito para compor a sua equipe?
Lição 2 – Ele sabe como tornar sua equipe mais forte treinando o poder específico de cada um
Se você assistiu algum dia o desenho dos X-Men você viu que o professor tem um treinamento específico visando fortalecer o poder especial de cada membro da sua equipe. Ele não ensina o Wolverine a teletransportar, ele o ensina a liderar, controlar suas emoções, pois ele sabe que para potencializar as habilidades do Wolverine, é necessário trabalhar essas fraquezas.
Você poderia dizer que tem um treinamento definido ou no mínimo uma visão das habilidades específicas de cada membro da sua equipe? Sabe como desenvolver essas habilidades para que elas agreguem no time como um todo?
Lição 3 – Ele nunca desiste da sua equipe
Tem horas que dá muita vontade de xingar os personagens que fazem besteira no desenho! Mas mesmo assim, o professor Xavier entende suas deficiências e o nível mental que cada membro está. Isso o ajuda a não cobrar de um iniciante a responsabilidade que ele cobra da Jean Grey, que já é macaca velha na equipe. Entretanto, isso não quer dizer que ele segura seus alunos no colo. Se for preciso para o crescimento do seu aluno, ele o deixa partir, pois sabe que isso vai ajudar no amadurecimento dele, como já aconteceu com a Vampira.
Eu não te disse que as dicas seriam no mínimo interessantes pra você?
Se você gostou das dicas, mas não sabe como aplicar na sua equipe, ou se acha que seria interessante levar essa visão para os líderes da sua empresa, é só ligar aqui pra gente, por que aí já é o nosso trabalho e com certeza um dos nossos X-Man vão te entender (não atender)!
Corte a cordinha!
Lucas Lopes é um empreendedor apaixonado pela construção de projetos, por marketing, por sucesso e pela descoberta de que sempre temos capacidade de fazer mais do que imaginamos sermos capazes.
Lucas trás uma experiência do funcionário Lula Molusco, como ele diz, o cara que reclama de tudo no trabalho e na vida, aquele cara que ama a sexta e odeia a segunda, que acha que todos querem o explorar e ele é sempre a vítima da história, mas nunca fez nada além do que pedem para ter chances de conquistar tudo o que sempre sonhou. Depois de ter uma mudança drástica de perspectiva e de atitudes, fundou a Motiveação Palestras, teve o contato com o empreendedorismo e hoje entende que ele era exatamente a imagem de tudo o que combate hoje: o vitimismo e o complexo de vira lata.
Lucas procura compartilhar com as pessoas mensagens que mostram, para aqueles que talvez estejam no mesmo limbo que ele esteve um dia, que a vida pode ser muito mais do que imaginamos quando estamos nos vitimizando. A vida pode, e deve, ser extraordinária!