O que é sucesso para você?
Ter consciência daquilo que se quer é um mantra aplicável em todas as situações da vida. O “deixa a vida me levar” nos mantém à deriva. O desconhecimento sobre o que se deseja pode ser um dos principais entraves para o sucesso que se busca alcançar.
A versão de sucesso é algo subjetivo: pode ser trabalhar home-office e ter mais tempo para a família, passar em um concurso público ou atuar como um gestor em uma multinacional e, em dado momento, ser expatriado. O fato é que, se você não tem como certo o que é sucesso, não será a versão de sucesso de outra pessoa que o iluminará.
Esse grau de consciência, que vai muito além do conceito do “ter dinheiro, fama e fortuna”, por si só, já representa uma realização. Isso porque só quando se tem essa definição pessoal de sucesso é que se torna possível afastar-se de comparações e dar sentido ao termo. Afinal, o sucesso pode ser uma coisa totalmente diferente de pessoa para pessoa. O seu sucesso será aquele que você construir, tendo, no máximo, inspiração em outras pessoas. O trabalho duro será seu.
Um teste rápido: você gostaria de ser seu chefe? De ter a vida que ele tem? As pessoas têm ambições diferentes e essa individualidade é necessária para definir a trajetória a ser percorrida ao longo da vida.
O livro “Success is Easy”, de Debbie Allen, diz existir três etapas para definir o sucesso. São elas:
1) Descobrir porque o sucesso é importante para você: nessa etapa é necessário se perguntar se o sucesso depende de realizações profissionais, felicidade pessoal ou liberdade financeira;
2) Descobrir como ultrapassar obstáculos: motivação e persistência são as palavras-chave dessa etapa, para que continue no caminho planejado;
3) Dar o primeiro passo: não espere uma situação ideal para sair do lugar. Aja em relação aos objetivos e sonhos que possui.
Logo, mãos à obra!
Veja mais no Portal Empreendedorismo
Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. Com mais de 280 clientes, a Planned soube se antecipar às grandes transformações vividas pelo setor de contabilidade no Brasil e no mundo, tornando-se especialista na chamada Contabilidade Consultiva para os segmentos FUN&ART (cultura, entretenimento e terceiro setor), PROPERTIES (gestão de ativos e investimentos), GLOBAL & FINANCIAL (receptoras de investimentos, meios de pagamento e capital estrangeiro), ONE (PJs, MEIs e Microempresas) e TECH&TAX (startups, tecnologia e alta complexidade tributária).