Atualmente, muito se debate sobre como atender todos os públicos. Seja por questões de mercado ou não, sabemos identificar nossos pacientes?
Entre as várias funções de um dentista, atender aos pacientes talvez seja a mais óbvia. Mas nem todos os profissionais entendem a real dimensão dessa parte do trabalho. Isso não quer dizer que somos profissionais antiquados ou fechados para uma única atividade. Pelo contrário, queremos aprimorar nosso trabalho para oferecer o melhor ao paciente, seja como cirurgião dentista, odontopediatra, endodontista ou clínico geral.
Trabalhamos com a ideia de que “cada caso é um caso” e ao mesmo tempo, enxergamos semelhanças em nossos pacientes. Novamente, isso é uma coisa óbvia. Mas o modo como identificamos essas pessoas nos ajuda a construir um serviço direcionado e mais adequado a cada um.
Por exemplo: mulheres gestantes precisam ter cuidados em dobro com a saúde bucal; crianças precisam de acompanhamento odontológico desde os primeiros meses de vida, e os idosos demandam cuidados contra o enfraquecimento dos dentes e da gengiva.
Coisa simples, não? Em meus dez anos como administrador de uma rede de clínicas odontológicas, entender como trabalhar com cada publico foi um diferencial no meu negócio. Implantar um serviço que oferece tratamentos para cada idade foi uma das chaves do sucesso.
Mas, não podemos nos agarrar somente a isso. Ter um atendimento especializado para cada fase da vida de uma pessoa é apenas uma etapa para fazer a empresa fluir.
Ainda assim, é necessário abrir as portas do seu consultório para oferecer mais serviços. Pode ser um trabalho difícil, mais deixo aqui cinco passos para começar:
- Saiba qual profissional você quer ser. Descubra a sua especialização;
- Conquiste pacientes e ofereça serviços que você tenha disponível;
- Após isso, entenda quais são as outras necessidades dos seus pacientes. Faça gráficos, colha dados, enumere;
- Contrate mais profissionais especializados nas áreas com maior demanda;
- Faça consultorias com empresas especializadas no assunto.
É um esforço necessário e que trará resultados incríveis. Lembre-se: ser empreendedor é mais do que ser dono do próprio negócio. Uma gestão aliada a estratégias e produtividade, um bom serviço e conhecer o seu publico são o caminho para fortalecer a sua empresa.
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Bruno Magalhães é formado em Relações Internacionais pela FAAP e possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. O empresário possui ampla experiência no varejo e em redes varejistas. Atuante do franchising desde 2005, Bruno é um dos sócios fundadores da rede de clinicas odontológicas, GOU Odonto.