Empreendedorismo universitário em SP
Núcleo São Paulo incentiva a transformação do estado através do empreendedorismo universitário
O papel das empresas juniores (EJs) é pouco disseminado na sociedade, mas o Núcleo São Paulo surge para conduzi-las ao máximo de seus potenciais
O Núcleo São Paulo (NSP) é a rede de Empresas Juniores (EJs) que abrange as regiões do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo.
Também há outros três núcleos regionais da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), que estão espalhados pelo restante do estado.
Mas o que mais te importa hoje é nos conhecer. Então, vamos lá!
Nossa fundação, no mês de setembro de 2018, foi apenas a concretização de uma longa história do movimento empreendedor júnior no mundo. Tudo isso graças à intervenção positiva do Movimento Empresa Júnior (MEJ) em regionalizar as principais áreas de atuação.
As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, em que todo lucro é reinvestido na capacitação dos alunos universitários voluntários e na infraestrutura da EJ.
Atualmente já somos 45 EJs, divididas em 14 instituições de ensino superior da nossa região. Entre elas, estão grandes faculdades e universidades do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mackenzie, Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).
Mobilizar os alunos de graduação em seus respectivos cursos não é o suficiente. Precisamos causar impacto direto na sociedade, intervindo e colaborando na destruição dos preconceitos que impedem o engajamento jovem no mundo universitário.
Atingir esse público é uma de nossas metas, porém essa conexão transcende apenas a função de representatividade. Queremos educá-los e levá-los à real vivência empresarial surgida a partir do inconformismo comum a todos nós que já atuamos dentro das EJs.
Para alcançar nossos objetivos e transformar nossa região, estamos sempre nos comunicando juntos (mesmo à distância), pois somos imparáveis, apesar de qualquer adversidade.
Os membros de nossa gestão interna estão em constante contato, por meio das nossas reuniões gerais quinzenais.
Neste ano de 2020, tivemos uma bela representação de como podemos estar dentro da solução, mesmo com tantas dificuldades em nossa volta. As EJs Empresa Júnior Engenharia Mackenzie e FAUUSP Jr se juntaram para o projeto Oniplus, em que levaram o prêmio do desafio Brasil Júnior.
Portanto, o projeto consiste em um ônibus adaptado que têm como objetivo principal destinar soluções para o transporte público urbano. Ele é voltado principalmente para a segurança na prevenção de doenças infectocontagiosas, a exemplo da COVID-19.
A gestão externa, formada por membros de todas as EJs da região, também possui seu momento de contato e formação junto com a gestão interna.
Para isso realizamos semestralmente o Evento Regional. Esse evento é aberto para todos os membros das EJs que compõem nossa região. Seu intuito é propiciar conexões tanto entre as EJs, como entre as Ejs e a gestão interna.
ARTIGOS RELACIONADOS
As atitudes requeridas do empreendedor
Estar feliz aumenta produtividade
Realmente há um perfil para quem quer abrir um negócio?
Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!