Como a proposta de valor gerada por uma empresa pode atrair os melhores candidatos
Conceito está relacionado às razões pelas quais as pessoas desejam fazer parte da empresa e se sentem motivadas a permanecer nela
Estamos terminando 2021, um ano atípico de um quase pós-pandemia e muitas mudanças no mercado de trabalho. O cenário também traz um número alto e ainda crescente de desempregados, profissionais muitas vezes talentosos e completamente perdidos. Do outro lado, nos deparamos com uma liderança que ainda não entendeu a importância de EVP – Employee Value Proposition.
O fato é que hoje os candidatos às vagas de emprego estão com suas expectativas mais altas que nunca, e a experiência positiva destes candidatos é o que constrói uma marca empregadora e impacta na marca corporativa. “Estamos vivendo um momento em que, cada vez mais, os candidatos escolhem as empresas onde querem trabalhar, por isso é importante criar conexões, compartilhar valores e propósito para atrair e reter os melhores talentos.
É fundamental, e não mais opcional, saber vender a cultura da empresa, as pessoas que nela trabalham, a liderança e os atributos de marca para estes candidatos”, explica Caio Infante, um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, iniciativa de gestão estratégica de marcas empregadoras.
O conceito de EVP está diretamente relacionado à estratégia da formação da marca empregadora e é baseado nos benefícios que fazem com que os colaboradores se sintam atraídos para trabalhar em determinada empresa. Essa proposta de valor é a soma de várias ações do cotidiano dos profissionais daquela companhia, os benefícios e os salários que ela oferece aos colaboradores e à sua cultura e clima organizacional, além de plano de carreira e outros incentivos de crescimento. “É o conjunto destas iniciativas que torna a empresa mais atraente, por isso as pessoas tendem a ter desejo de trabalhar onde se investe mais em EVP”, explica.
Segundo Caio, toda marca possui um EVP próprio – o valor está relacionado às razões pelas quais as pessoas desejam fazer parte da empresa e se sentem motivadas a permanecer nela. Para ele, quanto mais a organização tem consciência de que estes valores gerados podem trazer diferenciais competitivos e quanto mais ela trabalha para gerar valor, mais vantagens ela tem perante a concorrência.
O ponto inicial da implantação do EVP nas empresas é compreender as principais necessidades e desejos do seu público interno para evidenciar as vantagens e os benefícios que atendem às expectativas dos funcionários. “A proposta de valor deve ser vivida no dia a dia da organização, caso contrário, ela se torna só mais um discurso”, explica Caio. “O EVP vai ser um divisor de águas na Riachuelo.
Em menos de um ano de área conseguimos aprovação, inclusive orçamentária, para realizarmos a construção da nossa proposta de valor. Ele trará à tona o que de fato nos torna únicos no mercado de trabalho, sem achismos ou vieses. É essencial sabermos nossos atributos de marca empregadora para traçarmos a melhor estratégia para atrair e reter talentos”, afirma Guilherme Roque, especialista de Employer Branding da Riachuelo.
Entre os principais benefícios de implementar o EVP em uma empresa estão a redução do turnover, o aumento de engajamento dos colaboradores, a atração e retenção de talentos e a construção de uma marca empregadora. “Quando as pessoas conseguem visualizar que existe uma série de vantagens de fazer parte de determinada empresa, elas passam a se sentir motivadas e, com isso, as chances de procurarem outras oportunidades no mercado diminuem drasticamente. Um time de funcionários engajado e comprometido com os objetivos da marca produz mais resultados, elevando ainda mais o EVP da empresa”, conclui Caio.
Uma proposta de valor atrativa consiste em um conjunto de recompensas suficiente para atrair os melhores valores do mercado e manter a equipe constantemente motivada e engajada. Para começar, é preciso levar em conta as chamadas recompensas contratuais, como salários e benefícios.
Depois é preciso oferecer um bom ambiente de trabalho, o que depende de vários aspectos. “É preciso que aja boa comunicação, feedback constante e transparência. Quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, naturalmente, eles criam condições propícias para desempenharem suas funções da melhor forma possível”, garante Caio. Investir na qualificação dos colaboradores transmite confiança e mostra que existem planos de longo prazo. “O profissional precisa se sentir especial pelo reconhecimento dos seus méritos.
Quando a empresa identifica seu valor e reconhece seus diferenciais, o colaborador se sente mais acolhido, por isso é importante estar atento às potencialidades de cada profissional”, complementa. “A construção de um EVP demanda tempo e energia e optar pelo apoio de uma consultoria especializada no assunto nos ajuda a estruturá-lo de forma coerente e sem vieses.
A cada etapa, vemos o trabalho ganhando forma, fazendo sentido e se transformando. É incrível ver os nossos valores, nossa história e nossas fortalezas traduzidos nos atributos. Um EVP bem estruturado consegue nos suportar para criarmos ações pensando na experiência dos colaboradores e dos candidatos, transmitindo a essência da marca empregadora de dentro para fora”, acredita. Miriam Marcilio, coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Fleury.
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